WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

camara ilheus



(73)
99144-9295

julho 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  


Homem é preso por ameaça e resistência em Porto Seguro

Um homem, de 37 anos, foi preso em flagrante por policiais civis, acusado de ameaça e resistência no interior da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam/Porto Seguro), na manhã desta terça-feira (16). Ele foi autuado quando entrou nas instalações da unidade policial procurando a sua companheira que estava escondida no local.  

A vítima se dirigiu a Deam, amedrontada, logo após ser ameaçada pelo companheiro, que chegou a abordá-la em seu ambiente de trabalho momentos antes. A mulher conseguiu fugir e chegou à delegacia se escondendo na cozinha. O homem, assim que entrou e foi abordado, se exaltou desobedecendo aos policiais civis e resistindo à ordem legal de prisão, precisando ser contido.
O agressor, que vai responder pelos crimes de ameaça no contexto da Lei Maria da Penha e resistência, realizou exames de lesão de praxe e está à disposição do Poder Judiciário. A vítima foi encaminhada para o atendimento psicossocial.

Quatro homens são presos pela morte de indígena em Prado

A Polícia Civil da Bahia prendeu, na segunda-feira (15), quatro suspeitos de envolvimento na morte de Miscilene Dajida Conceição, de 44 anos, horas antes, na Aldeia Corumbauzinho. Eles foram autuados em flagrante por homicídio qualificado na Delegacia Territorial de Prado.

As investigações das equipes da Polícia Civil indicaram que Lucimar Rocha da Silva, de 40 anos, morreu durante um incêndio em sua casa, na noite de domingo (14), logo após um desentendimento com sua companheira. Eles vendiam artesanato e, diante do desencontro na divisão dos valores, Lucimar teria jogado gasolina e ateado fogo em cédulas, perdendo o controle das chamas em seguida. Sua companheira, Miscilene, conseguiu escapar.
Um irmão de Lucimar, porém, assim que soube do acontecido, chegou com mais três parentes, todos da Aldeia Águas Belas, próxima ao local do crime. Ainda conforme o apurado pela Polícia Civil, os quatro espancaram a mulher e a jogaram na casa em chamas. Miscilene morreu antes de ser socorrida.
Três dos homens – o cacique, seu irmão e seu pai – foram presos na Aldeia Águas Belas. O irmão de Lucimar foi preso na Coordenadoria Regional de Polícia Técnica (CRPT) de Itamaraju, onde realizava os procedimentos para a liberação do corpo de seu irmão. Os quatro indígenas estão à disposição do Poder Judiciário.

Duas pessoas envolvidas no homicídio de Fabiano de Jesus Souza, de 39 anos, foram presas em flagrante nesta terça-feira (16), 24 horas após o crime, ocorrido na manhã de segunda-feira (15), em um bar no bairro Vila Galvão.

Logo após o registro do fato, policiais da Delegacia Territorial de Casa Nova iniciaram as investigações e identificaram alterações no local do homicídio, autuando o proprietário do bar por fraude processual via modificação do local do crime a ser periciado.
A mulher flagranteada vai responder por homicídio qualificado para assegurar a ocultação, a impunidade e pelo motivo torpe. Investigações preliminares apontaram que o assassinato foi motivado por vingança, uma vez que a vítima é suspeita de praticar furtos no estabelecimento onde o crime ocorreu.
A dupla foi submetida aos exames de lesões corporais de praxe e permanece à disposição da audiência de custódia da Justiça.

Voos de ministros em jatinhos batem recorde em junho

Jato da Força Aérea Brasileira (FAB) a serviço da mordomia de autoridades – Foto: Força aérea Brasileira.

O total de voos realizados por autoridades do governo Lula (PT) e pelos presidentes dos Poderes em jatinhos da Força Aérea Brasileira bateu recorde para um único mês. Segundo os dados da FAB, foram 271 viagens apenas mês passado. Em maio, por exemplo, foram 85 voos. Este ano, até agora, o total já superou 930 viagens. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, foi quem mais viajou em 2024, até o momento: requisitou jatinhos da FAB 71 vezes.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, tem 65 viagens nas asas da FAB, enquanto Fernando Haddad (Fazenda) fez 58 voos nos jatinhos.

Jatinhos da FAB são um dos principais luxos reservados apenas às mais altas autoridades da República e seus convidados.

Esse total não leva em conta as viagens de Lula no seu Airbus e outros jatos da FAB, assim como os voos do vice Geraldo Alckmin.

ILHÉUS: Posto de Saúde do Alto do Coqueiro foi fechado e a população está na bronca.

Na manhã desta segunda feira (15), a Unidade Básica do Alto do coqueiro (Posto de Saúde), teve o cadeado lacrado e deste modo o atendimento parou de ser direcionado a população.

Tudo aconteceu diante de uma medida tomada pelo proprietário do espaço, que vinha a algum tempo negociando com a prefeitura um reajuste no valor do aluguel.

Desde o ano de dois mil e sete a referida unidade estava locada para o municipio, que para o funcionamento pagava o valor de hum mil e cem reais.

O corre que o proprietário, solicitava um valor a mais – encima do contrato para renovação do mesmo,  a um bom tempo, a coisa vinha se arrastando e nada de concreto no reajuste.

Nesta segunda feira, o dono do contrato direcionado ao imóvel lacrou os cadeados e proibiu a abertura para a população, impondo para a  reabertura do mesmo o valor exigido por ele.

A prefeitura já é sabedora do problema, entretanto, até o momento nada foi resolvido e a unidade está lacrada para atendimento.

O espaço servia a população para atendimento de Clinica Geral, marcação de exames, monitoramento de glicemia, odontologia, atendimentos regulares, três vezes por semana. :: LEIA MAIS »

Neto atualiza estado de saúde de Evaristo após cirugia por acidente

Ex-treinador sofreu uma queda em casa e fraturou o fêmur e o quadril

Evaristo foi campeão brasileiro em 1988 e hoje dá nome ao CT do clube
Evaristo foi campeão brasileiro em 1988 e hoje dá nome ao CT do clube – 
Evaristo sofreu uma queda e, por conta do impacto, fraturou o fêmur e o quadril. O procedimento cirúrgico, segundo familiares do ex-treinador, durou cerca de três horas e foi um sucesso.

A cirurgia do meu avô transcorreu sem intercorrências. Já está no quarto e iniciará a reabilitação a partir de amanhã. Em nome da família , gostaria de agradecer aos amigos e fãs por todo o suporte e carinho nesse momento”, disse o neto de Evaristo, Luiz Augusto Macedo, ao GE.

O ídolo tricolor está sendo cuidado pelo cirurgião Marco Aurélio Sousa, que trabalha com o ex-médico do Flamengo e da Seleção Brasileira, José Luiz Runco.

Como treinador do Bahia, Evaristo foi campeão brasileiro em 1988 e hoje dá nome ao Centro de Treinamento do clube. Desde de 2013, o ex-técnico tem também o título de cidadão baiano.

No Esquadrão, além do Brasileiro de 88, foram seis estaduais, conquistados nos anos de 1970, 1971, 1973, 1988, 1998 e 2001. Também em 2001, deu ao Tricolor o título do Campeonato do Nordeste.

:: LEIA MAIS »

Conheça as cinco cidades baianas com as melhores condições de vida

 

Vitória da Conquista recebeu a melhor nota

 

Lançado neste mês, o Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2024 deu notas para todos os municípios brasileiros a partir da análise de indicadores sociais e ambientais. A ferramenta, criada nos Estados Unidos, já foi aplicada em diversos países desde que foi criada, em 2013. A Bahia ficou entre os 10 estados com as piores notas, com a média de 57,85. Mesmo assim, cidades baianas apresentaram bons desempenhos. É o caso de Vitória da Conquista, na região sudoeste, que teve a maior média do estado.

Entre os parâmetros analisados para a elaboração do IPS estão: moradia, educação, segurança e saúde. O objetivo da pesquisa é medir os resultados dos investimentos sociais feitos nos municípios. Foram 53 componentes utilizados e nenhum deles relacionado a renda, como explica Beto Veríssimo, coordenador do IPS Brasil 2024.

“A economia é um fator muito importante, mas a metodologia do IPS global exclui, de propósito, os indicadores econômicos para, depois, fazer análises de comparações. Quando analisamos cidades com os mesmos PIBs [produto interno bruto] vemos que eles não são suficientes para explicar a qualidade de vida das pessoas”, diz. É o caso Caxambu (MG) e Colniza (MT), que têm o mesmo PIB. Mas o primeiro está na lista das 20 melhores notas e, o segundo, na lista dos 20 piores.

Na Bahia, os piores desempenhos foram em acesso à educação superior (33,99), direitos individuais (35,67) e segurança pessoal (42,2). A nota máxima para cada um deles é 100. Os três indicadores puxaram a média da Bahia para baixo, que ficou em 57,85 – inferior à nota geral do Brasil (61,83). O estado ocupa a 19º posição no ranking de estados.

Confira abaixo a lista das cidades com os melhores índices de desenvolvimento social da Bahia

 

  1. Vitória da Conquista ……………………..64,03
  2. Salvador ……………………………………..63,73
  3. Francisco do Conde ………………………63,54
  4. Barreiras ……………………………………..63,31
  5. Abaíra …………………………………………63,26
  6. Brumado ……………………………………..62,94
  7. Igaporã ………………………………………..62,10
  8. Jaguarari………………………………………61,95
  9. Licínio de Almeida ………………………..61,73
  10. Itabuna ……………………………………….61,55

Governo Lula determina fim do teletrabalho no INSS a partir de agosto

 

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, determinou o fim do teletrabalho no órgão a partir de agosto. Em ofício, o presidente escreveu: “Com o intuito de aperfeiçoarmos o trabalho presencial na Administração Central a partir de 01 de agosto de 2024, solicitamos que apresentem até o dia 22 de julho de 2024 o plano de desmobilização do trabalho remoto no âmbito de suas respectivas unidades, que compõe a Administração Central”.

O plano de desmobilização deve contemplar todos os servidores nominalmente e apresentar justificativa no caso de permanência excepcional de um servidor em trabalho remoto. Posteriormente à apresentação do plano de desmobilização, será definida a porcentagem máxima de autorização para trabalho remoto em cada unidade.

Em reação, servidores veem “politicagem” do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e negam que essa mudança vá resolver o problema de atendimento.

Os servidores dizem que faltam equipamentos para o trabalho presencial, e seria necessário um investimento bilionário antes da iniciativa. Também alegam que o home office praticamente dobrou a produção e foi fundamental para a redução da fila de espera.

Operadoras de jogos online deverão prevenir lavagem de dinheiro

 

As empresas operadoras dos sites de apostas de quota fixa, popularmente chamadas bets, autorizadas a atuar no Brasil, deverão manter um mecanismo de checagem para prevenção de crimes como lavagem de dinheiro, financiamento de terrorismo, proliferação de armas de destruição em massa e outros ilícitos relacionados. A determinação de Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda prevê sanções que podem chegar a multa de R$ 20 milhões e cassação da atividade para as empresas que não cumprirem as obrigações.

A portaria que reúne as políticas, procedimentos e controles internos de prevenção à lavagem de dinheiro foi publicada nesta sexta-feira (12), no Diário Oficial da União. A medida é parte da regulamentação da lei de apostas de quota fixa, que existe desde 2018, mas só iniciou o detalhamento das regras em julho de 2023.

As políticas a serem desenvolvidas pelas empresas deverão contemplar a definição dos responsáveis pelo cumprimento das regras, um programa de conformidade com as leis brasileiras a respeito desses crimes, atividades de informação e capacitação de funcionários, parceiros e prestadores de serviços terceirizados, além dos mecanismos de identificação, avaliação, análise e mitigação dos riscos.

Com tudo isso, as empresas deverão ser capazes de identificar apostadores, usuários, funcionários e prestadores de serviço que representem risco, assim como as atividades e novos produtos que possam viabilizar os crimes, Os controles deverão ser feitos por meio de cadastros com monitoramento e avaliação periódica da efetividade da política adotada

Morre no Rio o jornalista Sérgio Cabral, pai do ex-governador

Jornalista Sérgio Cabral foi um dos maiores pesquisadores da música brasileira — Foto: Reprodução/ TV Globo.

Agência Brasil

O escritor e jornalista Sérgio Cabral morreu neste domingo (14) aos 87 anos. Devido à sua saúde fragilizada, ele estava internado em um hospital do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo seu filho, o ex-governador fluminense Sérgio Cabral Filho, que compartilhou um vídeo nas redes sociais.

“Ele resistiu por 3 meses. Peço que orem por ele, pela alma dele. Por tudo o que ele fez no Rio de Janeiro e no Brasil. Pela música e pelo futebol, pela família linda que ele construiu”, disse. Não há ainda informações sobre velório e enterro.

Carioca nascido no bairro de Cascadura, na zona norte da cidade, Sérgio Cabral tinha duas paixões notórias: o Vasco e a música popular brasileira. Ambos se tornaram temas de pesquisas que resultaram em diversos livros. Entre eles, as biografias de Tom Jobim, Pixinguinha, Nara Leão e Eliseth Cardoso. Em 1998, foi o responsável pelo Livro Oficial do Centenário do Club de Regatas Vasco da Gama.

Sua carreira no jornalismo começou aos 20 anos de idade no Diário da Noite. Trabalhou como repórter, redator, cronista, editor e comentarista de esportes e de música. Passou por diferentes veículos impressos e por emissoras de televisão. Integrou também a equipe de O Pasquim, jornal alinhado à resistência à ditadura militar, chegando a ser preso por isso.

Na política, exerceu três mandatos como vereador do Rio, entre 1983 e 1993. Na década de 1980, ocupou também o cargo de Secretário Municipal de Esportes e Lazer. Foi ainda conselheiro do Tribunal de Contas do Município entre 1993 e 2007, quando se aposentou.

Sérgio Cabral possui ainda trabalhos como compositor. Entre as letras que fizeram mais sucesso está Os Meninos da Mangueira, parceria com Rildo Hora.

 

Pacheco pode virar opção de Lula para chefiar Relações Exteriores

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado).

CLÁUDIO HUMBERTO

Aaposentadoria próxima do embaixador Mauro Vieira, ao completar 75 anos, poderá propiciar o pretexto que o governo procura para designar um novo ministro das Relações Exteriores. O presidente Lula (PT) estaria propenso a nomear uma liderança do Congresso, “de fora” da carreira, fazendo crescer a expectativa da escolha presidente da Câmara, mas isso foi descartado pelo próprio Arthur Lira (PP-AL). Restou o nome do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que irá abandonar a política.

Fidelidade premiada

Para assessores de Lula, Pacheco teria perfil adequado para o cargo de chanceler, e o credencia também sua fidelidade ao governo.

Objetivo é o STF

O cargo de chanceler poderia ainda pavimentar o caminho de Rodrigo Pacheco para o Supremo Tribunal Federal (STF), seu sonho.

Aposentado pode

Mesmo aposentado, nada impede que Mauro Vieira permaneça no cargo de chanceler decorativo, cargo de livre provimento presidencial.

Amorim se opõe

Ministro de fato, Ceso Amorim é o principal obstáculo à nomeação de alguém estranho à carreira para exercer o cargo de chanceler.

PRESIDIO ARISTON CARDOSO COMPLETA 30 ANOS E OP FECHAMANTO É CERTO

Na ultima semana o presidio Ariston Cardoso completou 30 anos de existencia no municipio de Ilhéus, alguns funcionários numa celebração timida, cheia de incertezas e num tom de despedida bateram os parabéns cortaram o bolo mas não colocaram velas, foram feitas algumas falas em meio a tantas incertezas, perguntas que não foram respondidas até o presente momento.
 As autoridades, os estudiosos, os pesquisadores de segurança publica, os defensores dos direitos humanos se quer lançaram nota a cerca do fechamento desta importante unidade prisional da região que durante décadas custodiou mais de 5000 presos oriundos de toda região cacaueira, vale lembrar que muito recentemente foram reativados estudos para construção de uma outra unidade prisional mais espaçosa e que atendesse aos interesses dos apenados e suas familias e que finalmente fosse feita a retirada do presidio daquela área onde se encontra para não precisarem se deslocar para tão longe para visitar seus familiares reclusos, pois bem todos os esforços feitos pela instituição administra o sistema penitenciário e seus técnicos foram ignorados e ficou o dito pelo não dito, resultado o recurso retornou para o governo federal e se materializou o desinteresse pelas autoridades competentes de Ilhéus que eitam falar do assunto por conta das proximidades da eleições municipais, os internos não votam mas as familias deles os servidores votam e gostariam muito de estar perto das familias,Ilhéus tem hoje mais de 1000 presos espalhados em várias unidades do estado sendo a maioria em itabuna que está superlotada e com uma série de prejuizos principalmente no tocante a progressão de pena, a unidade prisional completou 30 anos com ar de despedida,o fechamento do Ariston vai mandar mais de 50 pais e mães de familia para a lista de desempregados com excessão dos servidores penitenciários e os Policiais Penais que também estão tensos a cada dia a cada plantão se m sabe para onde serão mandados como fica o processo de adaptação em outras regiões ?

:: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia