O governador eleito Jerônimo, e os conselheiros da Cespct, Kâhu Pataxó, e o jornalista Walney Magno, em evento dos indígena.

O governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) confirmou que sua futura gestão terá uma superintendência para povos tradicionais, já previsto na reforma administrativa aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A imprensa nesta quinta-feira (15), Jerônimo indicou que a nomenclatura do órgão não terá referência a “povos originários”

“Aqui é uma superintendência, e não se chama povos originários. Temos as comunidades quilombolas, os ciganos. Então colocar originários seria apenas indígenas e nós combinamos que seria superintendência com status de secretaria porque vai ter peso e vai sim cuidar dessas comunidades”, indicou o governador eleito.
Anteriormente, o governador eleito já havia descartado a criação de uma nova secretaria para povos indígenas para seu mandato. Jerônimo sinalizou que sua equipe iria ajustar um espaço dentro da Secretaria de Igualdade Racial do Governo.
Jerônimo será o primeiro chefe do executivo estadual autodeclarado indígena da história do Brasil (veja mais). Jerônimo Rodrigues (PT) foi eleito governador da Bahia no segundo turno das eleições de 2022.
ESPELHANDO O GOVERNO
A possibilidade da criação de uma secretaria com o tema foi cogitada por conta do desejo de Jerônimo em manter a estrutura da gestão estadual baiana alinhada com o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Jerônimo não descartou a criação de novas pastas ou superintendências.
“Estamos avaliando em função do que o governo da Bahia precisa avançar e modernizar, então tem uma demanda que é nossa, do meu governo, e tem uma demanda que nós vamos alinhar muito com a reforma e com a transição do Lula. Ele está falando que vai criar um ministério para tratar dos povos originários, dos indígenas, então a gente precisa equalizar aqui para que possamos acompanhar e captar recursos e também dirigir uma ação nesse sentido”, comentou Jerônimo à época.
Fonte: Blog Povos Tradicionais