Novo técnico do Vitória, Jair Ventura é especialista em salvar equipes do rebaixamento
Na 17ª posição do Campeonato Brasileiro, com 22 pontos, o Vitória tenta uma última cartada para escapar do rebaixamento: a contratação de Jair Ventura, que tem acerto com o clube e deve ser anunciado como novo técnico da equipe nesta quarta-feira (24).
Após a equipe não conseguir engrenar na competição sob o comando de Thiago Carpini, Fábio Carille e Rodrigo Chagas, o técnico de 46 anos foi o escolhido pela diretoria para tentar salvar o time nas 14 rodadas finais. A missão do novo comandante rubro-negro é repetir um feito que já alcançou algumas vezes em sua carreira: resgatar equipes em situação delicada e escapar da degola.
Começo de carreira: do rebaixamento à Libertadores pelo Botafogo
Auxiliar técnico do Botafogo desde 2009, Jair Ventura teve sua primeira oportunidade como treinador principal do Glorioso apenas em 2016, substituindo Ricardo Gomes. Ele assumiu o time na 17ª colocação, com 20 pontos após 18 partidas. Sob seu comando, a equipe viveu uma grande transformação: foram 12 vitórias, três empates e apenas cinco derrotas em 20 jogos.
Essa arrancada espetacular fez o Botafogo terminar o campeonato na 5ª posição, com 59 pontos, conquistando uma vaga na Libertadores do ano seguinte. O bom trabalho rendeu a Ventura o prêmio de melhor treinador daquele Brasileirão.
Em 2017, ele permaneceu no clube e teve um ano considerado razoável: o time terminou o Brasileirão em 10º, chegou às semifinais da Copa do Brasil e às quartas de final da Libertadores. Ao todo, foram 72 partidas no ano, com 30 vitórias, 18 empates e 24 derrotas.