ILHÉUS: A brigando a leptospirose
Uma doença que tem um mensageiro chamado Rato, uma infeção bacteriana grave, transmitida pela exposição à urina de animais infectados.
O contágio ocorre ao entrar em contato com a urina ou o ambiente contaminado, como água ou lama de enchentes, através de feridas na pele ou mucosas. Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça e dores musculares, mas pode evoluir para formas graves com icterícia (pele amarelada) e sangramentos, que necessitam de atendimento médico urgente.
A cidade de Ilhéus está com um índice alto de pessoas doentes, somente nesta semana foram dectadas cercas de cinco infectados. O tratamento é fora da cidade, e muito dificultoso, pois, nem todos tem condições de locomoção para grandes centros.
O servidor público Valério Bonfim foi uma destas pessoas que teve que ser removido para Salvador em busca do tratamento, cuja remoção foi conseguida mediante um esforço conjunto de várias pessoas que se comprometeram em ajuda-lo.
A cidade tem pecado muito nesse sentido, são feiras livres sem a devida higiene de bactericida, ruas que não tem o devido saneamento e locais outros onde os bichos e insetos fazem suas moradias, isso tem contribuído com a larga escala da doença.
As autoridades sanitárias tem que encontrar uma resposta urgente diante do quadro que o município se encontra.
Correio das cidades.