Um ônibus de turismo que retornava do município de Santa Cruz do Capibaribe (PE) com destino à Bahia tombou na madrugada da última sexta-feira (17), no trecho da BR-423 conhecido como Serra dos Ventos, entre os municípios de Paranatama e Saloá, resultando na morte de 17 pessoas e deixando outras 15 feridas.

De acordo com informações da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), entre as vítimas fatais estão 11 mulheres, quatro homens e duas pessoas cujo gênero ainda não foi identificado. As autoridades seguem com o trabalho de identificação das vítimas.

O veículo, fretado para transporte de passageiros que viajavam ao Polo de Confecções de Santa Cruz do Capibaribe, havia saído da cidade de Brumado (BA), localizada a 538 km de Salvador, no Sudoeste da Bahia, e contava com autorização regular de fretamento, segundo apuração da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Em entrevista à TV Globo, o inspetor Luciano Holanda, chefe de Policiamento e Fiscalização da PRF em Garanhuns (PE), explicou:

“O ônibus possuía termo de autorização vigente para o fretamento, emitido de forma regular para essa viagem específica”.

Conforme relato do motorista que conduzia o veículo no momento do acidente – um dos dois condutores que sobreviveram –, uma falha no sistema de freios teria causado a perda de controle e consequente tombamento do ônibus. A lista de passageiros obtida pela PRF aponta a presença de 30 pessoas, além dos dois motoristas e um guia.

A empresa responsável pelo fretamento, BF Turismo, informou que os passageiros eram oriundos das cidades baianas de Urandi, Caetité, Caculé, Boquira, Rio do Pires, Dom Basílio, Barra da Estiva, Aracatu e Vila Mariana, além dos municípios mineiros de Janaúba, Porteirinha e Monte Azul. Não havia moradores de Brumado entre os ocupantes.

Equipes da Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Samu e autoridades locais atuaram no resgate e atendimento às vítimas. As investigações sobre as causas do acidente seguem em andamento.