Tubarão-lixa e tubarão-azul. Essas são duas das espécies ameaçadas de extinção que foram inicialmente identificadas em meio a uma carga com mais de 1,58 tonelada de barbatanas de tubarão apreendida na Bahia, no último dia 12. A carga ilegal estava em um imóvel na zona rural de Rodelas, na região do Vale do São Francisco, com o envolvimento de três chineses e quatro brasileiros, incluindo um adolescente.
A operação conjunta foi deflagrada pela Polícia Federal (PF), pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), após troca de informações de inteligência entre as instituições. De acordo com as autoridades, o espaço era usado como um ponto para o beneficiamento e armazenamento ilegal de barbatanas de tubarão, atividade proibida pela legislação ambiental brasileira.
Tubarão-lixa e tubarão-azul. Essas são duas das espécies ameaçadas de extinção que foram inicialmente identificadas em meio a uma carga com mais de 1,58 tonelada de barbatanas de tubarão apreendida na Bahia, no último dia 12. por Polícia Federal/Divulgação