Jerônimo Rodrigues bate ACM Neto e é eleito novo governador da Bahia
O ex-secretário de Educação Jerônimo Rodrigues derrotou o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, e foi eleito hoje governador da Bahia. Jerônimo participou pela primeira vez de uma eleição. Foi indicado para a disputa pelo governador Rui Costa.
Jerônimo superou ACM Neto (União Brasil), herdeiro de uma das famílias políticas mais tradicionais do Brasil: seu avô Antônio Carlos Magalhães foi três vezes governador da Bahia, além de ter sido eleito duas vezes senador pelo mesmo estado, e chefiou a Bahia antes de o PT.
A eleição na Bahia foi decidida em dois turnos, algo que não acontecia desde 1994. No primeiro turno, Jerônimo teve 49% dos votos, contra 40% de ACM Neto. A vitória no primeiro turno confirma o favoritismo do petista após a rodada inicial. No entanto, ele esteve atrás em todo primeiro turno, de acordo com as pesquisas de intenção de voto.
Derrotado, ACM Neto reconheceu o resultado após as urnas chegaram na totalidade da apuração. O candidato do União Brasil ligou para Jerônimo e desejou sorte ao novo governador. Em seguida, ACM Neto falou com a imprensa.