Travessia Salvador-Mar Grande continua parada por conta do mau tempo
Suspensa na última sexta-feira, às 17h30, a Travessia Salvador-Mar Grande segue sem operar nesta segunda-feira (5) por conta do mau tempo, com fortes ventos e mar agitado na Baía de Todos-os-Santos. As condições de navegação continuam bastante adversas, impossibilitando o tráfego seguro das embarcações da frota.
A Travessia Salvador-Mar Grande é o principal meio de transporte utilizado pela população da cidade de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, para se deslocar para Salvador. Anteriormente, o sistema passou 11 dias sem operar também por conta do mau tempo – ficou suspenso de 18 a 29 de maio. O prejuízo tem sido grande para os operadores da travessia e para o comércio de Vera Cruz, que depende muito do funcionamento das lanchas para se movimentar.
A Astramab (Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia) informa que ainda não existe previsão para a retomada do serviço.
Também seguem sem operar nesta segunda as escunas de turismo que atendem o “Passeio às Ilhas” da Baía de Todos-os-Santos.
Travessia Salvador-Morro de São Paulo opera com conexão
A Astramab informa ainda que a Travessia Salvador-Morro de São Paulo vai continuar operando com conexão na cidade de Itaparica. Com isso, os catamarãs saem do Terminal Náutico, atracam no terminal de Itaparica, de onde os passageiros seguem em ônibus dos operadores até a Ponta do Curral, em Valença, e fazem a pequena travessia em lanchas rápidas até Morro de São Paulo. Com conexão, o tempo da viagem fica em 3 horas e 20 minutos – uma hora a mais em relação à viagem direta.