A Feira de Negócios e Oportunidades da Faculdade de Ilhéus (Fenopo) chegou à décima sexta edição, em 2023, mantendo o foco no estímulo ao empreendedorismo, um dos princípios pedagógicos da instituição de ensino superior. O evento foi realizado de 25 a 28 de outubro, na sede da faculdade, com minicursos, oficinas, mutirão de cidadania, exposição em estandes, feira das profissões, shows musicais e palestras voltadas ao tema da Fenopo, “Empreendedorismo: Conectando Ideias com Responsabilidade Social”.

As atividades da feira contaram com a participação dos estudantes e professores de todos os cursos da Faculdade de Ilhéus e da Faculdade Madre Thaís, além do público externo. “Este evento tem como objetivo estimular a cultura empreendedora com a integração de segmentos da sociedade”, afirma professor Almir Milanesi, diretor-geral das instituições.

Na noite de abertura, no auditório da Faculdade, aconteceu a palestra Estratégias de marketing e inovação na AMBEV”, com Felipe Melo, formado em Engenharia de Petróleo, pela UFBA, com especialização em Gerenciamento Logístico e mestrado em Gerenciamento Estratégico de Empresas pela Harvard University (EUA). Ele é gerente-geral da Ambev para a região Sul da Bahia e trabalha com mais de 200 pessoas.

Melo afirmou que “a Ambev e qualquer outra empresa, hoje, inova a todo tempo. A gente mudou o sistema da Ambev que usávamos há anos, e eu estou aprendendo tudo de novo”. A Ambev é uma multinacional, surgida no Brasil quando a Brahma comprou a Antarctica. Presente em mais de 100 países e dona de mais de 500 marcas de cerveja, no Brasi, a empresa tem mais de 35 mil funcionários e gera cerca de 22 bilhões de reais em impostos.

Felipe Melo enfatizou que a Ambev tem investido muito na área de tecnologia, “porque para movimentar o nosso negócio, para ganhar eficiência e para inovar como a gente vem fazendo, é preciso investir pesado em centros de inovação e tecnologia. E, cada vez mais, estamos falando de diversidade e inclusão, porque não faz sentido querer atender todos os gostos de todas as pessoas, se a gente não tiver um time interno diverso, que entenda de todos os gostos, de todas as gerações”, acrescentou.

No dia 26, também à noite, a palestra foi sobre o tema “Empreendedorismo e Inovação sem Mágica”, com Sílvio Wellington. E na sexta-feira, dia 27, o tema abordado foi “O segredo do empreendedor”, com o escritor Fernando Dolabela, autor de “O Segredo de Luiza”, best-seller na área de empreendedorismo, por meio de uma entrevista feita pelo professor Amarildo Moretti, do colegiado do curso de Administração.

Para Dolabela, “quando falamos de empreendedorismo, estamos falando de transformação de energia, de sonho, de conhecimento em riqueza para a coletividade. Esse aspecto é importante, porque empreendedor é alguém que gera valor positivo para a sociedade. Sem isso não funciona eticamente.”

O escritor sustentou que todo mundo pode ser um empreendedor, “pois o homem empreende toda vez que ele decide intervir com o outro, com a natureza. Mais difícil do que empreender é ser empregado. Não tem nada mais difícil do que ser empregado. O mundo que a gente conhece é hierarquizado. Tem sempre um chefe. E quando tem chefe, tem problema. Por quê? Porque não atende ao sonho de liberdade, de autorrealização, de ser protagonista do próprio sonho. Empreender é um processo muito mais condizente a nossa natureza, natureza do ser humano”, afirmou.

E acrescentou: “Empreendedorismo fala em felicidade o tempo todo, tem que ser divertido. Os empreendedores são pessoas que adoram o que fazem, não gostam do final de semana, não gostam de férias, porque eles adoram o que fazem. Esse é o caminho. O grande mistério do empreendedor é descobrir o que ele adora. Pra muita gente é fácil, para outros não. Essa felicidade é inerente. A academia tem muita dificuldade em falar a palavra felicidade. Agora, a gente está começando a falar, mas o acadêmico não lida com emoção. O acadêmico tem uma certa distância daquilo que não é regido pela razão. Mas empreendedorismo é isso, é alegria. É força, energia. A gente só tem energia quando está perto da felicidade ou está feliz, quando a nossa emoção é privilegiada.”

Apoios – A Fenopo 2023 contou com o patrocínio da Almeida Carneiro Construtora, Casa do Carpinteiro, Eco Porto – Material Higiênico, Prefeitura Municipal de Ilhéus, Sicoob, Sul Sat – Energia Solar e Sistema de Automação, Terceira Via Formaturas e Posto Atlântico Sul. E o apoio da Ambev- Risb CDD de Ilhéus, Ariluz , Avatim, Calzin – Cortes e Assados, Chocolates Benevides,  Clínica Perfil, Cloros – Produtos de Limpeza,  Construlando – Materiais para Construção, Ferrari Vidros,  Gardênia Modas, Jobson – Cabeleireiro e Designer de Sobrancelhas, Joia de Ilhéus, Lanchonete Boca Nervosa, Móveis São Jorge, O Boticário, Padim – Atacadista de Alimentos, e Safira Joias.