ILHÉUS: A Codeba anuncia a dragagem do porto
Na manhã desta terça feira (27), o Gerente Geral da Codeba na cidade anunciou que a entidade vai realizar nos próximos dias a tão sonhada dragagem do Porto.
A iniciativa se dá através dos esforços em conjunto com outras instituições.
Mauricio Galvão, Gerente Regional da Companhia Docas do Estado da Bahia – em Ilhéus, reconhece a importância do trabalho e lembra que sem a união de todos as conquistas já mais serão possíveis.
Ele disse que o serviço anunciado servirá para a aumentar a capacidade do instrumento porto, para os andamentos do dia a dia.
“Temos um aparelho extremamente castigado que luta para ficar de pé” Disse Mauricio. Ele lembrou que o instrumento representa para a cidade em média 25 por cento do que ela arrecada e que juntos somam esforços para o crescimento do munícipio como um todo.
O porto de Ilhéus, no ano de 2023, teve um crescimento de 33% comparando-se a 2022. Foram 113 milhões de movimentações durante todo o ano.
Isso foi possível mediante os esforços em conjunto de todos que trabalham pela existência do mesmo disse Mauricio.
A dragagem será feita dentro de um chamamento público realizado pela Codeba para as empresas que trabalham no setor com este tipo de funcionalidade, e que para isso já foi feito um pregão chamando as empresas interessadas.
Espera-se que as habilitadas possam demonstrar interesse pelo certame e levará aquela que for a melhor.
De acordo com Mauricio, o serviço será de dragagem de a aprofundamento, mas terá uma outra que será uma espécie de dragagem simples, ou dragagem de manutenção, leia-se.
(Foto) Mauricio Gavão.
Mauricio lembrou os esforços do Deputado Bebeto para a realização do mesmo quando era Deputado, das reuniões feitas em Salvador, e lembrou também da solicitação do Vereador Augustão pelo serviço sem sua ida a cidade de Brasília com uma comitiva, culminando na vinda de um secretário do governo Federal a cidade.
Para Mauricio, esta luta já estava sendo feita, mas que a discursão politica serve de agregamento e base para o acontecimento em torno do Porto pois o mesmo tem vida pública e é regido pelas decisões político-democráticas
“O porto da cidade está todo assoreado dentro e fora e isso preocupa muito disse Mauricio, se a dragagem não for feita e de forma urgente não temos como continuar operando”. Disse ele.
Assim sendo esperamos que nos últimos meses as coisas já possam estarem acontecendo. Estamos trabalhando muito em prol disso.