Ex-presidente ganha vantagem por alianças no Norte e Nordeste
Igor Carvalho
Faltando 26 dias para o primeiro turno das eleições, que será disputado no dia 6 de outubro, as pesquisas eleitorais mostram que candidatos a prefeituras apoiados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lideram em 10 das 26 capitais do país. Desses, quatro são do PL, seu partido.
O levantamento foi feito pelo Brasil de Fato usando as pesquisas dos seguintes institutos: Atlasintel, Quaest, Real Time Big Data, Datafolha, Paraná Pesquisas, Futura Inteligência, Datailha, Datamax e Datatrends.
No Sul do país, as três capitais têm bolsonaristas na liderança das pesquisas. Em Porto Alegre, no entanto, a posição do candidato do ex-presidente, Sebastião Mello (MDB), está ameaçada. Maria do Rosário (PT), apoiada por Lula, tem 32% contra 40% do atual prefeito.
Em Florianópolis, o bolsonarista Topázio Neto (PSD) caminha para uma vitória tranquila, que pode ser resolvida ainda no primeiro turno. Em Curitiba, apoiado por Jair Bolsonaro, Eduardo Pimentel (PSD) caminha para o segundo turno. Logo atrás, está Luciano Ducci (PSB), que é lulista.
Sudeste. Das quatro capitais do Sudeste, em duas, Vitória (ES) e Belo Horizonte (MG) lideram candidatos que não estão vinculados a Lula ou Bolsonaro: Lorenzo Pazolini (Republicanos) e Mauro Tramonte (Republicanos).
Nas outras duas, São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), lulistas estão à frente. Guilherme Boulos (Psol) lidera, mas deve disputar o segundo turno paulistano. Em seguida vêm Ricardo Nunes (MDB) e Pablo Marçal (PRTB). Já Eduardo Paes (PSD) caminha com tranquilidade para ser reeleito ainda em primeiro turno pelos cariocas.
Centro-Oeste
Em Goiânia (GO), Adriana Accorsi (PT) lidera a corrida eleitoral e deve ir ao segundo turno. Ela é a única candidatura petista em capitais que lidera o pleito. Logo atrás, estão Vanderlan Cardoso (PSD), apoiado pelo governador do estado, Ronaldo Caiado (PSD), e Sandro Mabel (UB).
Nas outras duas capitais da região, candidaturas do União Brasil lideram. Em Campo Grande (MS), Rose Modesto tem um caminho seguro para o segundo turno, onde deve enfrentar Adriane Lopes (Patriotas). Em Cuiabá (MT), Eduardo Botelho está à frente, seguido de perto pelo bolsonarista Abílio Brunini (PL).
Nordeste
No Nordeste, bolsonaristas lideram três capitais, enquanto um lulista aparece na frente. Cinco candidatos que correm por fora da polarização estão à frente nas demais.
Em Maceió (AL) e Salvador (BA), JHC (PL) e Bruno Reis (UB), respectivamente, venceriam ainda no primeiro turno. Ambos são apoiados por Bolsonaro. Em Recife (PE), João Capos (PSB), que é lulista, também não deve precisar do segundo turno para confirmar a vitória nas urnas.
Já a bolsonarista Emília Correa (PL), candidata em Aracaju (SE) deve ir ao segundo turno, em uma eleição apertada contra Yandra Gomes (UB). Em Natal (RN), Carlos Eduardo (PSD) não deve ter problemas para se reeleger, pois abriu uma distância importante para as demais candidaturas. A dúvida é se a vitória se confirmará no primeiro turno ou não.
Em Teresina (PI), o atual prefeito Silvio Mendes (UB), apoiado por Bolsonaro, protagoniza uma disputa acirrada com o lulista Fábio Novo (PT). O último levantamento divulgado para a capital piauiense, feito pela Datamax, mostra o bolsonarista com 44,4% e o petista com 38,1%.
Na capital da Paraíba, João Pessoa, o prefeito Cícero Lucena (PP) pode vencer ainda no primeiro turno. Situação similar de Eduardo Braide (PSD), que em São Luis (MA) lidera com margem de mais de 25% para o segundo colocado, Duarte Jr (PSB), que é apoiado por Lula.
Uma das disputas mais acirradas do país está em Fortaleza (CE), onde o Capitão Wagner (UB), que alega ter rompido com o bolsonarismo, lidera a corrida eleitoral. Em seu encalço estão o atual prefeito José Sarto (PDT) e Evandro Leitão (PT).
Norte
Das sete capitais do Norte, bolsonaristas lideram em quatro. Nenhum lulista lidera na região. Em Macapá (AP), o prefeito Dr Furlan (MDB), apoiado pelo ex-presidente, tem alcançado índices de até 91% das intenções de votos nas pesquisas eleitorais.
Arthur Henrique (MDB), Mariana Carvalho (UB) e Tião Bocalom (PL) também podem ser eleitos no primeiro turno, em Boa Vista (RR), Porto Velho e Rio Branco (AC). Os três são apoiados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em Palmas (TO), a bolsonarista Janad Valcari (PL) lidera com mais de 40% nos cenários mais recentes e deve ir ao segundo turno. O candidato mais próximo é Eduardo Siqueira (Podemos).
Igor Normando (MDB), candidato da família Barbalho em Belém (PA), lidera a corrida eleitoral para a prefeitura. Ele é seguido de perto por Eder Mauro (PL), que é ligado a Bolsonaro. Atual prefeito da capital paraense, Edmilson Rodrigues (Psol) tem tido dificuldade para tornar sua candidatura competitiva e aparece em terceiro, mas distante dos líderes.
Em Manaus (AM), David Almeida (Avante) caminha para o segundo turno e aguarda seu adversário, que deve sair da disputa entre Roberto Cidade (UB) e Amom Mandel (Cidadania), que aparecem com números semelhantes nas pesquisas mais recentes.