Na tarde da última quarta-feira (11), uma mulher grávida de aproximadamente sete meses e seu marido protagonizaram uma fuga ousada durante uma fiscalização de rotina da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no km 677 da BR-116, em Jequié. O casal estava a bordo de um Renault Oroch, quando o motorista alegou que sua esposa estava passando mal. Ao perceber que a mulher parecia desfalecer, os policiais orientaram o condutor a seguir até a unidade operacional da PRF para que fosse prestado socorro.
Após a inspeção do veículo, a PRF constatou que o Renault Oroch era roubado, com restrição de furto registrada em São Paulo, e estava adulterado. Dentro do carro, foram encontrados documentos pertencentes à mulher, o que pode ajudar nas investigações para localizá-los.
Capitão da Polícia Militar é preso em flagrante suspeito de extorquir comerciante no interior da Bahia
Dois homens foram presos em flagrante por ameaçar e extorquir um comerciante na quinta-feira (12), em Santo Estevão, cidade que fica a cerca de 170 km de Salvador. Segundo a Polícia Civil, um dos suspeitos foi um capitão da Polícia Militar, que estava fardado quando foi encontrado.
De acordo com a polícia, a vítima, que tem 64 anos, procurou a delegacia de Santo Estevão, onde afirmou que dois homens, que utilizavam distintivos e se passavam por policiais civis, tinham entrado em contato com ele no dia 3 de setembro e cobrado uma dívida no valor de R$ 70 mil.
Os suspeitos tinham dado a quinta-feira como prazo para o idoso fazer o pagamento. Após procurar a polícia, o comerciante foi orientado a marcar um horário e um ponto de encontro com os supostos policiais civis.
No local do encontro, os suspeitos foram encontrados em um carro. O capitão da PM foi identificado como Iving, lotado na cidade de Feira de Santana, a 40 km de Santo Estevão. Ele foi encaminhado para o Batalhão de Choque, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.
Já o outro homem, que não era policial, também foi autuado em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e extorsão. No momento da prisão, ele estava com uma pistola 9mm, com dois carregadores municiados, que foram apreendidos e passarão por perícia. (G1)
Um homem de 24 anos identificado como Leandro dos Santos Calixto sofreu uma tentativa de homicídio na madrugada dessa sexta-feira (13), no bairro AABB. Segundo a vítima, pelo menos quatro homens invadiram sua residência e efetuaram os disparos. Ele suspeita que os autores estivessem procurando seu enteado, informou o Blog Ocorrência Policial.
Ainda de acordo com o portal de notícias, Leandro foi atingido no ombro e na região do abdômen e socorrido por populares até a Fundação Hospitalar de Ibirataia, sendo acionado o SAMU e transferido, em seguida, para o Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié. A Polícia Militar foi acionada, porém, não encontrou os autores. A Polícia Civil investigará o caso.
Baianos percorrem, em média, 213 quilômetros para atendimentos de saúde no estado
Pacientes do interior do estado, que não conseguem atendimento nos municípios em que moram, recorrem ao Transporte Fora do Domicílio (TFD) para se deslocar até a capital. Para atendimentos de alta complexidade, a distância média a ser percorrida é de 213 quilômetros.
Nesses casos, os pacientes são submetidos a procedimentos que envolvem internação, cirurgias, tratamentos de câncer, além de exames como ressonância magnética e tomografia. Já para atendimentos de baixa ou média complexidade, como consultas e exames, o trajeto médio percorrido é de 84 quilômetros. Os dados fazem parte do estudo Região de Influência das Cidades (Regic), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As informações, referentes ao ano de 2020, são as mais recentes sobre o assunto. Mariana Viveiros, supervisora do IBGE, analisa, no entanto, que, em quatro anos, os dados não devem ter sofrido alterações significativas. “Para que as distâncias percorridas e a centralidade de Salvador para tratamentos complexos mudassem, seria preciso que novos hospitais, no plural, tivessem sido construídos e que estivessem atendendo”, afirma.