ILHÉUS: Professores de Odontologia da Faculdade de Ilhéus falaram no programa de Luke Rei
Os professores de Odontologia da Faculdade de Ilhéus – Dr. Helder Valiense e Dr. Hélio Simões, falaram no programa Balanço Total apresentado por Luke Rei – sobre os desafios da Odontologia e do papel da Faculdade de Ilhéus, para a população da cidade.
Helder Valiense esclareceu que as dificuldades da medicina odontica e periodontia são grande demais na cidade diante do quadro que o município enfrenta para tratar um universo que cresce de pessoas que precisam dos trabalhos de tratamento bucal.
Drº Helder explicou que cuidar de dentes sempre foi algo muito difícil para as pessoas diante do quadro financeiro de cada um. Mais ele disse também que o munícipio sempre teve uma participação ativa em alguns governos e que ele mesmo já fez muitos trabalhos pela prefeitura diretamente para o povo.
Perguntado pelo apresentador Luke rei se dente custa caro cuidar ele disse não! Ele afirmou que tem custo, mais que não é tão caro, é algo que precisa ser feito nas pessoas e que não tem preço, pois, dentes é o principal caminho para uma vida saudável.
Helder esclareceu que tudo começa e termina pela boca, a comida, a doença e a saúde entram pela boca e que a mastigação é primordial para o desenvolvimento de um bom organismo.
Helder esclareceu que os programas municipais estão ai, mais que infelizmente não alcança a todos de modo em geral e que cada pessoa deve ter um cuidado a mais para não precisar diuturnamente de um dentista.
Nesse mesmo texto, o dentista Hélio Simões disse que a questão tratamento começa primeiro como cada pessoa cuida de seus dentes e que a escovação é algo fundamental.
Os dois professores deixaram bem explicito que parte do que incomoda o corpo humano tem relação com os dentes. Helder disse que um dor de ouvido, cabeça, dor na coluna, tudo isso pode ter relação de como está seus dentes.
Dr. Hélio Simões que também é professor na Faculdade de Ilhéus disse que o hábito de escovar e claro, saber escovar os dentes está muito ligado ao papel de escovação. Hélio deixou claro que nem todo mundo sabe limpar os dentes de forma perfeita e isso tem trazido consequências graves para cada pessoa.
Helder Valiense fez menção a um amigo que foi seu professor na Escola de Odontologia, que disse que Deus fez o homem e lhe deu seus dentes, e que o homem criou a porcelana e o dente de fixão, junto com ele à dor e a fixão, e que se alguém não quisesse ter dente de fixão e nem a dor, que fizesse escovação.
Os dois professores deram aula gratuita no rádio explicando cada passo do que é dentes e seus desafios. Falaram por uma hora e meia e destacaram o papel de serviços, da faculdade de Ilhéus de forma gratuita para a população, e fizeram um chamamento a população para que enxergasse na unidade odontológica da faculdade o principal caminho de resolução para a boca de cada pessoa que necessita dos serviços bucais.
Hélio que é um dos professores bem requisitados nos cursos práticos disse que já mais um aluno faz um procedimento em um paciente se não tiver um professor do lado e que ele tem tido uma preocupação grande neste sentido
Os dois também responderam aos inúmeros telefonemas das pessoas que estavam ligados e que questionaram os dois profissionais estiveram acompanhados do colega de trabalho da clinica Hugo rocha, que é responsável pelo funcionamento administrativo da clinica particular onde os dois atuam no centro da cidade.