:: ‘Geral’
MORRE GUMERCINDO TAVARES, EX-CANDIDATO A PREFEITO DE ILHÉUS

informações Pimenta na muqueca
O empresário Gumercindo Tavares faleceu na madrugada desta segunda-feira (17), no Hospital de Brotas, em Salvador. Candidato a prefeito de Ilhéus nas eleições de 1982, ele completaria 75 anos na próxima quinta-feira (20).
Ao PIMENTA, o deputado estadual Pedro Tavares (UB), sobrinho de Gumercindo, informou que o tio enfrentava diversas complicações de saúde e chegou a ficar internado no Hospital São José, em Ilhéus, antes de ser transferido para a unidade na capital baiana.
O parlamentar afirmou que seu tio será lembrado com carinho por todos que o conheceram. “Era uma figura muito querida em Ilhéus. Todo mundo conhecia. Um cara extremamente gentil, bem-humorado. Todo mundo o chamava de gentleman [cavaleiro], um cara muito gentil, querido, amigo das pessoas”.
Também ouvido pelo site, o fotógrafo e memorialista José Nazal recordou que Gumercindo foi liderança regional e ocupou cargos de representação nos governos de Antônio Carlos Magalhães e do grupo político do ex-ministro.
Gumercindo Tavares deixa os irmãos Misael e Florzinha; os filhos Fernando, Marcelo e Ana Paula; uma neta; e legião de amigos. O velório será na tarde desta segunda-feira (17), às 14h, na Capela 5 do Cemitério Campo Santo, em Salvador. O sepultamento ocorre na sequência, às 16h, no mesmo cemitério.
Uruçuca: Prefeitura relança “Meu Emprego, Meu Futuro” com cursos em áreas de alta demanda

A Prefeitura de Uruçuca, por meio da Secretaria de Assistência Social, relança o programa “Meu Emprego, Meu Futuro”, com objetivo de impulsionar a formação e a especialização dos moradores do município.
São cursos de qualificação em áreas de alta demanda, como Garçom, Operador de Retroescavadeira, Camareira e Eletricista Predial. Os cursos serão ministrados pelo Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Tecnologia (IBEC), uma instituição reconhecida há mais de 20 anos no mercado e credenciada pelo MEC.
Os certificados emitidos são registrados no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), garantindo validade em todo o Brasil e ampliando as oportunidades no mercado de trabalho.
As vagas são limitadas, e as inscrições estão abertas até o dia 10/03 e podem ser feitas no CRAS em Uruçuca, na Praça Gilberto Moura, das 8h às 12h e na Assistência Social em Serra Grande, em frente ao cartório de registro civil, das 8h às 12h.
Atacante de clube paulista sofre infarto em alojamento e morre aos 26 anos

O jogador Gabriel Protásio, conhecido como Popó, morreu neste domingo (16), aos 26 anos, após sofrer um mal súbito no alojamento do XV de Jaú, pouco antes da partida contra o União Suzano, pela Série A3 do Campeonato Paulista.
O atleta chegou a ser socorrido e encaminhado à Santa Casa de Jaú, mas não resistiu. A causa da morte será confirmada após a emissão do laudo oficial. A Federação Paulista de Futebol suspendeu a partida e lamentou a perda do atleta.
O XV de Jaú, em nota, prestou solidariedade à família, amigos e companheiros de equipe, destacando a breve passagem de Gabriel pelo clube, onde atuou em uma partida oficial nesta temporada. O jogador também teve passagens por Sampaio Corrêa, Sousa e Linense. (Com informações do Metro 1)
Homem desaparece após cair de cachoeira na Bahia enquanto tentava tirar foto

Um homem identificado como Jeremias Almeida Santos, de 33 anos, desapareceu neste domingo (16) após cair do topo da Cachoeira Véu de Noiva, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, no Sudoeste da Bahia.
Segundo informações preliminares, a vítima tentava tirar uma foto quando caiu de cerca de 80 metros de altura.
Jeremias estava acompanhado de amigos quando o acidente aconteceu. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para realizar buscas da vítima. O fato do local ser de difícil acesso dificulta a operação. as referências estão em www. Bocão News
Vitória vence o Jequié e carimba vaga antecipada nas semifinais do Baiano

Foi 2 a 0 e podia ter sido 4 a 0 que não seria um exagero. O placar do jogo deste domingo (16) à tarde, no Barradão, não reflete a quantidade de chances criadas pelo Vitória, que venceu o Jequié e, com uma rodada de antecipação, garantiu a classificação para as semifinais do Campeonato Baiano.
Méritos também para o goleiro do Jequié, Thiago Passos, que fez pelo menos cinco defesas espetaculares: duas no primeiro tempo e três no segundo. Os gols foram marcados por Janderson (o terceiro dele no campeonato) e Willian Oliveira.
O Vitória completou 16 partidas invictas, 11 delas na temporada atual, sendo oito no Campeonato Baiano e três na Copa do Nordeste.
O Vitória iniciou o jogo pressionando e somando oportunidades atrás de oportunidades. Mas o gol custou a sair. Somente nos minutos finais, o time rubro-negro voltou a ser mais intenso e em dois minutos construiu o placar de 2 a 0. :: LEIA MAIS »
Governo anuncia Carnaval 2025n no interior da Bahia com segurança e infraestritura

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, neste sábado (15), em Rio de Contas, as ações e serviços do Governo do Estado para a realização do Carnaval 2025 em diversas cidades do interior baiano. O evento, realizado na Praça Matriz do município, contou com apresentações culturais e a participação do cantor Luiz Caldas, marcando o início da celebração da folia no interior. Na ocasião o governador recebeu das mãos do rei momo a chave da cidade e passou para o prefeito Célio “Vaqueiro” abrindo os festejos carnavalescos. Algumas das atrações que se apresentarão na cidade foram anunciadas, entre elas Olodum, Pierre Onassis e Jau.
O agropecuarista e professor de música, Marcos Trindade, ressaltou a importância do Governo do Estado investir na festa no interior. “Eu acho que é muito importante o apoio oficial nas manifestações culturais como o carnaval, mas não apenas o carnaval, porque a cultura é ótima, mas não é barata, é difícil de manter. Então tem que ter investimento, e o investimento oficial sempre é bem-vindo. A gente aprecia muito essa iniciativa e espera que ela se estenda a outras áreas da cultura”, pontuou Marcos.
Com investimentos em segurança, saúde, cultura, acessibilidade e infraestrutura, o Governo da Bahia assegura que a festa ocorra com organização e apoio em 123 municípios. “O Carnaval do interior é um dos grandes pilares da nossa cultura e da nossa economia. Estamos garantindo que a festa seja inclusiva, segura e com estrutura para baianos e turistas”, destacou Jerônimo Rodrigues.
“Parabenizar o Governo do Estado e o Carnaval da Bahia vai ser o melhor dos melhores”, enfatizou o cantor Luís Caldas durante o evento, em Rio de Contas.
Segurança e infraestrutura reforçadas
ILHÉUS: Serviço de dragagem em Ilhéus, está sendo de forma irregular. assista o vídeo e veja.
ATENÇÃO ORGÃOS AMBIENTAIS / MINISTÉRIO PÚBLICO, CODEBA, GOVERNO DA BAHIA.
O que está ruim pode ficar pior.
De acordo com denuncias feitas por pescadores e pessoas que trabalham com embarcações, eles dizem que o descarte do rejeite está sedo dentro do próprio local onde está sendo colhido, quando na verdade deveriam colocar em ambientes outros inclusive fora da água. assistam o vídeo e veja o detalhe da informação.

A Justiça determinou que o município de Correntina não realize verba do orçamento público municipal para promover o Carnaval, enquanto perdurar o decreto de calamidade administrativa. A decisão foi tomada após pedido do Ministério Público (MP-BA).
O orçamento também não poderá ser usado até a aferição de todo o débito e comprovação do pagamento dos salários dos servidores públicos municipais em atraso.
A decisão judicial determina também que o município deve cumprir em 10 dias a Orientação Técnica decorrente de Portaria Conjunta entre o MPBA, Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), apresentando informação referente aos gastos com artistas contratados, acompanhado do montante total de gastos com os festejos e toda estrutura utilizada. “Além disso, deve apresentar cópias dos processos de contratação dos artistas consagrados e não consagrados e apresentar cópias dos processos relacionados à contratação de infraestrutura para os festejos carnavalescos, bem como procedimentos relacionados à utilização de espaços públicos pela iniciativa privada”, explica o MP.
ÁUDIO: Governo do Estado garante Carnaval da Bahia 2025 com volume recorde de serviços, ações e atrações para todos os públicos

O Governo do Estado garante a realização do Carnaval da Bahia 2025 por meio de uma série de ações e serviços. O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta sexta-feira (14), acompanhado do vice-governador e coordenador do Carnaval, Geraldo Júnior, e outras autoridades, durante evento festivo no Teatro do Irdeb, no bairro da Federação, em Salvador.
Com o tema que celebra os 40 anos do Axé Music, o Carnaval da Bahia contará com a atuação de diversas secretarias e órgãos estaduais, nas áreas de segurança, saúde, direitos e acessibilidade, beneficiando baianos e turistas de todas as idades. Além de reforçar o reconhecimento do Carnaval como patrimônio cultural, as medidas também impulsionarão a economia e a geração de renda no estado. :: LEIA MAIS »
Ilhéus realiza vacinação antirrábica nos distritos

Mais de 300 cães e cerca de 100 gatos foram vacinados recentemente no município.
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos, nos distritos do município. A imunização é essencial para a prevenção da raiva, uma doença grave que pode afetar tanto os animais quanto os seres humanos.
Confira o cronograma de vacinação:
17/02 – Ponta da Tulha
19/02 – Couto
20/02 – São José
24/02 – Banco do Pedro
26/02 – Inema
A vacinação inicia às 09h da manhã, de forma gratuita, e é destinada a cães e gatos a partir de três meses de idade. Os tutores devem levar seus animais em segurança, utilizando coleiras e caixas de transporte, quando necessário.
Entre os dias 10 e 14 de fevereiro, já foram vacinados um total de 304 cães e 107 gatos nos bairros Salobrinho, Banco da Vitória, São Miguel e nos distritos de Juerana e Aritaguá.












