:: ‘Geral’
ILHÉUS: Professores de Odontologia da Faculdade de Ilhéus falaram no programa de Luke Rei

Os professores de Odontologia da Faculdade de Ilhéus – Dr. Helder Valiense e Dr. Hélio Simões, falaram no programa Balanço Total apresentado por Luke Rei – sobre os desafios da Odontologia e do papel da Faculdade de Ilhéus, para a população da cidade.
Helder Valiense esclareceu que as dificuldades da medicina odontica e periodontia são grande demais na cidade diante do quadro que o município enfrenta para tratar um universo que cresce de pessoas que precisam dos trabalhos de tratamento bucal.
Drº Helder explicou que cuidar de dentes sempre foi algo muito difícil para as pessoas diante do quadro financeiro de cada um. Mais ele disse também que o munícipio sempre teve uma participação ativa em alguns governos e que ele mesmo já fez muitos trabalhos pela prefeitura diretamente para o povo.
Perguntado pelo apresentador Luke rei se dente custa caro cuidar ele disse não! Ele afirmou que tem custo, mais que não é tão caro, é algo que precisa ser feito nas pessoas e que não tem preço, pois, dentes é o principal caminho para uma vida saudável.
Helder esclareceu que tudo começa e termina pela boca, a comida, a doença e a saúde entram pela boca e que a mastigação é primordial para o desenvolvimento de um bom organismo.
Helder esclareceu que os programas municipais estão ai, mais que infelizmente não alcança a todos de modo em geral e que cada pessoa deve ter um cuidado a mais para não precisar diuturnamente de um dentista.
Nesse mesmo texto, o dentista Hélio Simões disse que a questão tratamento começa primeiro como cada pessoa cuida de seus dentes e que a escovação é algo fundamental.
Os dois professores deixaram bem explicito que parte do que incomoda o corpo humano tem relação com os dentes. Helder disse que um dor de ouvido, cabeça, dor na coluna, tudo isso pode ter relação de como está seus dentes. :: LEIA MAIS »
Polícia Civil vai apurar incidente em igreja que matou uma turista no Pelourinho

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga a morte da turista Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos, nesta quarta-feira (5), no Pelourinho, em Salvador. Giulia, que era natural de Ribeirão Preto (SP), estava visitando a Igreja de São Francisco, situada no Largo do Cruzeiro de São Francisco, quando o teto da basílica desabou.
Além da vítima, outras cinco pessoas ficaram feridas, incluindo uma turista. Os feridos foram socorridos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros, sendo encaminhados para uma unidade de saúde local. De acordo com as autoridades, todos sofreram apenas ferimentos leves e não correm risco de morte.
Guias foram expedidas para o trabalho do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e os laudos periciais serão essenciais para esclarecer as causas do acidente.
A Igreja de São Francisco, um dos principais pontos turísticos do local, é conhecida por seu contraste arquitetônico: um exterior austero inspirado nas edificações jesuítas e um interior ricamente decorado, com detalhes luxuosos. O edifício foi construído com pedra calcária em suas partes aparentes e arenito nas áreas rebocadas.
Hassan propõe isenção de taxas de inscrição em vestibular e concurso público para jurados

Destacando a importância do corpo de jurados, o deputado municipalista Hassan (PP) apresentou projeto de lei concedendo isenção do pagamento de taxas de inscrição em concurso público e vestibular promovidos por instituições de ensino superior mantidas pelo Estado da Bahia à cidadãos que tenham integrado o Conselho de Sentença como jurados no Tribunal do Júri no Estado da Bahia. De acordo com o parlamentar, “a iniciativa tem o objetivo de recompensar o compromisso cívico do jurado com a Justiça, bem como incentivar a adesão e engajamento à função de maneira responsável e voluntária”.
Em seus artigos, o projeto de lei explica que os benefícios aos cidadãos que efetivamente participaram como jurados de julgamentos do Tribunal do Júri, são a isenção do pagamento da taxa de inscrição em processos seletivos de ingresso promovidos por instituições de ensino superior mantidas pelo Estado da Bahia, ou isenção do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos para provimento de cargos e empregos públicos no âmbito da administração pública direta e indireta do Estado da Bahia, incluindo autarquias e fundações. :: LEIA MAIS »
Tragédia na igreja de São Francisco: turista de SP morre e outras cinco pessoas ficam feridas após desabamento do teto.

Uma turista de 26 anos morreu e outras cinco pessoas ficaram feridas depois que parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como “igreja de ouro”, desabou na tarde desta quarta-feira (5), no Centro Histórico de Salvador. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA).
A turista foi identificada como Giulia Panchoni Righetto, natural de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, segundo a delegada titular da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), Camila Albuquerque. A jovem passeava no local com o namorado e um casal de amigos. Os homens não se feriram, pois estavam um espaço mais afastado. A amiga da turista sofreu um corte na testa e foi levada para um hospital da cidade.
O acidente ocorreu por volta das 14h30, no templo da Ordem Primeira de São Francisco, que fica no Largo do Cruzeiro de São Francisco, no Pelourinho. Imagens feitas por testemunhas mostram os estragos logo após o desabamento. O espaço onde os fiéis ficavam durante as missas foi coberto por destroços, principalmente a madeira que cobria o telhado. :: LEIA MAIS »
Prefeito Valderico Junior prestigia sessão de abertura dos trabalhos da Câmara de Vereadores de Ilhéus

No pronunciamento, o chefe do Executivo destacou a importância da união dos poderes e anunciou ações para 2025
A Câmara de Vereadores de Ilhéus realizou, nesta terça-feira (04), a Sessão Solene que marcou o início oficial do ano legislativo. A solenidade contou com a presença do prefeito Valderico Junior, da vice-prefeita Wanessa Gedeon, dos secretários municipais e de outras autoridades locais.
Em seu discurso, o prefeito cumprimentou os vereadores e ressaltou a importância da relação entre os poderes Executivo e Legislativo para o avanço da cidade:
“Reconhecemos e respeitamos a autonomia e a independência dos poderes, mas também acreditamos na força da cooperação e da união. Por isso, espero que esta Casa seja também uma extensão do diálogo para viabilizarmos projetos que impactem positivamente a vida de todos os cidadãos e cidadãs ilheenses”. :: LEIA MAIS »
CAMPEONATO BAIANO: Clássico de Ilhéus na terra do sol deu empate

Colo Colo x Barcelona em Jequié.
O Tigre de Ilhéus começou a partida jogando fora de ritmo, deixando o domínio da partida nos momentos iniciais com o Barcelona sendo assim, a onça mostrou maior força e fez o primeiro gol do jogo com Wiliam Santana numa jogada triangular que aconteceu pela esquerda.
As duas equipes não mostravam um futebol encantador porém, o Colo Colo começou a crescer na partida e aos vinte minutos ainda do primeiro tempo veio o empate em uma bola que sobrou dentro da área nos pés de Luan e ele deixou lá dentro para mais uma vez colocar o Tigre na frente.
Quando parecia que o Colo Colo já estava com o triunfo nas mãos veio um pênalti para fechar o caixão do Barsa, mas Luan perdeu, deixando o mérito com o Goleiro Copeti do Barcelona que foi muito bem, começava ali mais um empate com sabor de derrota.
Com dois a um no placar o jogo ficou perigoso, mesmo o Colo Colo tendo um jogador a mais, pois o Barcelona teve um jogador expulso, Wiliam Kaufi foi para o banco mais cedo. O Colo Colo perdeu forças e se limitou na partida, deixando se abater pelo pênalti perdido. :: LEIA MAIS »
ILHÉUS: Moto pega fogo na ladeira

No inicio desta tarde na ladeira dos Carilos em Ilhéus, uma moto pegou fogo e por pouco não causou um estrago grande em uma residência. A mesma estava enfrente a uma garagem quando o episódio aconteceu, populares e pessoas da residência utilizaram uma mangueira e atearam água no fogo no sentido de estancar o mesmo, que logo foi combatido e tudo chegou ao seu normal. Não foi informado as causas do acidente. Não foi revelado quem é o proprietário da mesma e se esta ainda terá serventia.
ILHÉUS: Animal sente mal estar e desmaia com carga na pista

O fato aconteceu na tarde desta terça-feira (04), nas imediações do Vog Torres do Sul. Uma carroça com tração animal que trafegava pela localidade, chamou atenção das pessoas com um fato que dificilmente acontece um animal se sentir doente e cair ao solo.
Em suma, podemos entender que: Veículos sobre rodas existem desde os tempos pré-históricos e são citados em fontes antigas como sendo objetos amplamente conhecidos. Em tempos mais atuais, a aplicação de conceitos físicos para a determinação dos esforços produzidos na tração e a conversão e quantificação matemática destes esforços permite avaliar as reais possibilidades de uso da tração animal. Estar ciente dos fenômenos que causam o movimento da carroça na via apenas é possível ser analisado em conjunto com as condições de construção da via, do cavalo e da própria carroça. Por sua vez, a resistência da carroça ao movimento é proporcional ao peso da própria carroça em conjunto ao peso da carga e/ou passageiro.
A resistência ao movimento da carroça pode ser representada pela somatória do atrito interno, entre o eixo e os raios das rodas, e do atrito externo, entre os pneus e o solo da estrada. Esta resistência oferecida à força de tração do cavalo depende das características do solo, do volume da carga transportada e da construção da carroça.
A capacidade de tração de um animal aumenta com seu peso. Como regra, se aceita que um animal pode exercer uma tração constante em uma carga que corresponda a, aproximadamente, um décimo (10%) de seu peso corporal. Testes mostraram que cavalos de sela, tem essa capacidade reduzida em 25%. Para raças equinas de tração, se considera uma carga de trabalho normal àquela que não ultrapasse 12 a 15% do seu peso vivo. :: LEIA MAIS »
ILHÉUS: Atropelo no centro da cidade

Na manhã desta terça feira, um homem de posse de sua moto, foi derrubado da mesma quando passava pela rua Bento Berilo Centro, de acordo com informações o homem trafegava normal quando um carro que estava estacionado teve a porta aberta pelo motorista e colidindo com a moto que passava.
Com a colisão o motociclista caiu e se feriu gravemente, com um corte visível e exposto. O SAMU foi chamado para atender a vitima.
O fato aconteceu enfrente ao muro do Hospital São José.












