WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura de ilheus prefeitura de ilheus



(73)
99144-9295

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


A Petrobras anunciou nesta terça-feira (28) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que realizará um reajuste no preço do diesel, com um aumento de aproximadamente R$ 0,20 por litro. A medida foi confirmada pela estatal e, segundo informações oficiais, a mudança deve ser formalizada na quarta-feira (29), após aprovação da companhia. No entanto, ainda não foi definido quando o novo valor será refletido nos postos de combustíveis.

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira (27) a demissão de promotores do Departamento de Justiça envolvidos em processos criminais contra o presidente Donald Trump. A medida gerou reações em diversas esferas políticas e jurídicas, já que esses promotores estavam trabalhando em investigações que podem ter implicações significativas para a imagem e a carreira política de Trump.

A decisão de demitir os promotores foi tomada após um período de crescente pressão política em relação à condução das investigações. Os dois processos criminais em questão envolvem investigações detalhadas sobre possíveis condutas ilegais por parte de Trump, incluindo alegações de abuso de poder e obstrução de justiça. O presidente tem enfrentado uma série de investigações desde que deixou o cargo em janeiro de 2021, e sua atuação enquanto esteve na Casa Branca tem sido alvo de diversos questionamentos legais. :: LEIA MAIS »

Bahia vence o Jequié fora de casa e sbe para o segundo lugar

O Bahia venceu o Jequié por 3×1 na noite desta quarta-feira (29), em partida válida pela quinta rodada do Baiano. Os gols do Tricolor foram marcados por Erick Pulga, Everaldo e Ruan Pablo. Com o resultado, o Esquadrão subiu para a segunda colocação do campeonato, com oito pontos.

A partida começou truncada, com muitos erros dos dois lados, especialmente pelas condições do gramado. A primeira boa oportunidade do Bahia aconteceu após uma bola esticada por Everaldo para Erick Pulga, que cruzou na área, mas a zaga afastou.

Aos 17, o goleiro do Jequié errou na saída de bola, Biel aproveitou a falha e serviu Pulga, que finalizou para abrir o placar para o Esquadrão.

O Jequié conseguiu o empate aos 26, após cobrança de falta. Nos acréscimos da primeira etapa, Erick Pulga sofreu pênalti e Everaldo cobrou, recolocando o Tricolor novamente na frente. :: LEIA MAIS »

Débora Regis denuncia rombo de R$ 1,2 milhão deixado por Moema Gramacho em consórcio de saúde

A prefeita de Lauro de Freitas, Débora Regis (União Brasil), revelou nesta quarta-feira (29) que a ex-gestora do município Moema Gramacho (PT) deixou uma dívida superior a R$1,2 milhão com o Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região Metro Recôncavo Norte (MRN), que era presidido pela própria petista.

O valor do débito se refere ao período entre os meses de maio e dezembro do ano passado. Mensalmente, Lauro de Freitas deve pagar ao consórcio, que é responsável pela Policlínica Regional instalada em Simões Filho, cerca de R$156 mil, conforme prevê contrato para constituir a associação entre os municípios.

“Ela era presidente do consórcio e deveria dar exemplo. Quando eu cheguei lá, fui surpreendida com essa dívida de mais de 1 milhão. Isso nos deixa tristes, porque a gente percebe que em nenhum momento houve gestão, responsabilidade com o dinheiro público e a cada dia que passa eu tenho plena convicção de que nós vamos resolver os problemas, com muito planejamento e trabalho”, afirmou, ao participar do 8º Encontro de Prefeitos da Bahia, realizado no Centro de Convenções de Salvador. :: LEIA MAIS »

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (28) um alerta amarelo – que indica perigo potencial – de chuvas intensas para 40 municípios da Bahia. O aviso é atualizado diariamente e permanece válido até as 10h desta quarta-feira (29). As cidades afetadas pertencem às regiões do Extremo Oeste Baiano e Vale São-Franciscano.

O alerta amarelo prevê baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. De acordo com o instituto, são esperadas chuvas de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidades entre 40 e 60 km/h.

Entre as recomendações do Inmet, estão: não se abrigar debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda em casos de rajadas de vento, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Outra orientação é evitar usar aparelhos conectados à tomada.

Para mais informações, o instituto recomenda que a população entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Confira as cidades baianas afetadas:

:: LEIA MAIS »

ACM Neto lança apoio à candidatura de Alan Sanches a deputado federal

O deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), conta com o apoio do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), para sua pré-candidatura à Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

ACM Neto destacou o trabalho desempenhado por Sanches.

“Alan terá um novo projeto a partir de 2026, ele já está percorrendo o nosso estado, apresentando o seu nome como pré-candidato a deputado federal, e eu tenho certeza que, pelo trabalho dele, ele vai ser um dos mais votados de toda a Bahia”, afirmou o ex-prefeito.

“Ele tem todo o meu apoio, o apoio do prefeito Bruno Reis, dos nossos líderes políticos, estamos juntos ao lado dele. Porque o Brasil precisa e ele merece ser deputado federal, e nós vamos ter ele lá nos representando”, reforçou ACM Neto.

O deputado estadual expressou sua gratidão pelo apoio recebido e renovou seu compromisso com a população baiana.

“Só tenho a agradecer, Neto. Pode ter certeza que continuaremos trilhando esse caminho, hoje, amanhã e no futuro também. Vamos trabalhar muito pela nossa Bahia. Estamos juntos”, declarou Alan Sanches, que segue intensificando suas articulações políticas em diferentes regiões do estado.

Mais de 200kg de drogas são apreendidas pela PM em Lauro de Freitas

Policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Rondesp Atlântico, em ação exitosa, localizaram e desarticularam um depósito de drogas e detiveram três homens, na Rua Ana C. B. Dias, em Vilas do Atlântico, no município de Lauro de Freitas, no início da noite de segunda-feira (27).

Os militares realizavam intensificação de patrulhamento, quando receberam informações sobre a suspeita de existir um depósito de drogas na região.

Ao chegarem, os agentes flagraram três indivíduos que, ao avistarem a chegada das guarnições, tentaram fugir, mas foram alcançados, abordados e, após as buscas, imediatamente detidos. No local, os militares encontraram 214,5kg de haxixe, uma balança de precisão e duas malas.

Os suspeitos e todo o material apreendido foram encaminhados à Polícia Civil, onde a ocorrência foi apresentada.

Gestão do PT na Bahia: ‘Quase duas décadas de fracasso’, detona ACM Neto.

O vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, fez um resumo, em um vídeo publicado nas redes sociais, dos quase 19 anos de gestão do PT na Bahia. Segundo Neto, os governos de Jaques Wagner, Rui Costa e Jerônimo Rodrigues deixaram um legado de fracassos em áreas como segurança, educação, saúde e desenvolvimento econômico.

“O PT governa nosso estado há 19 anos. Desde janeiro de 2007. Foram 3 governadores, 5 mandatos e quase 20 anos com as mesmas pessoas. Tiveram todo o tempo do mundo, mas fracassaram”, afirmou. Para Neto, a atual administração de Jerônimo Rodrigues é a “pior da história da Bahia”, agravando problemas históricos e deixando o estado em posições alarmantes em diversos indicadores nacionais.

Neto destacou a situação crítica da segurança pública no estado, que lidera o ranking nacional de homicídios e é palco de forte atuação de facções criminosas. “A Bahia é o estado que mais mata mulheres, negros e a população LGBTQIA+. Transformaram o estado em um lugar onde pessoas de bem precisam ficar presas dentro de casa, enquanto a bandidagem toca o terror em plena luz do dia”, denunciou. :: LEIA MAIS »

MEC aprova reconhecimento do curso de Estética e Cosmética da Faculdade de Ilhéus

A secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Marta Wendel Abramo, assinou portaria Nº 10/2025, que aprovou o reconhecimento do curso de Estética e Cosmética da Faculdade de Ilhéus, em nível tecnológico. O conceito obtido pelo curso foi 4 (quatro), tendo como parâmetro de avaliação a escala de 1 a 5.
A notícia causou satisfação à direção da instituição e a toda a comunidade acadêmica. A coordenadora do curso de Estética e Cosmética, professora Natally Torres, declarou que “foi uma enorme satisfação para a coordenação e o colegiado do curso receber essa aprovação, pois foram mais de dois anos de muita dedicação e comprometimento para o curso crescer e chegar ao reconhecimento.”
Para a professora, o conceito 4, atribuído ao curso, representa anos de aprendizado, dedicação e, principalmente, comprometimento dos professores, estudantes, diretores e funcionários da Faculdade de Ilhéus. O curso é ofertado no turno noturno e, recentemente, ganhou dois novos laboratórios para as atividades práticas.
O curso de Estética e Cosmética é considerado um dos mais contemporâneos na área de saúde por apresentar inovações tecnológicas e crescimento de oportunidades no mercado de trabalho. Os profissionais formados podem trabalhar em academias, spas, hotéis, farmácias de manipulação, clínicas, consultórios particulares, entre outros, além de desenvolverem projetos de empreendedorismo na área.

Não vendemos história, vendemos abadá’: a frase que chocou a família Macedo dita por empresário da Axé Music

Lá pelos anos 1990, um dos criadores do trio elétrico, o saudoso Osmar Macêdo subia com seu trio pela Ladeira da Montanha, acompanhado de seus filhos Armandinho, Aroldo, André e Betinho para fazer a volta na Casa D´Itália e descer pela Avenida Sete até a Praça Castro Alves. Era tudo de bom para o folião, que ainda podia ver e ouvir Moraes Moreira, Caetano Veloso, Gilberto Gil dando canjas luxuosas.

O ano marcou a criação oficial da fila do desfile dos blocos. O Trio de Dodô e Osmar – depois virou trio  Armandinho, Dodô e Osmar – estava subindo a Ladeira da Montanha para fazer aquele conhecido roteiro. O querido Osmar estava ali firme e forte. Até que veio o baque: a polícia os parou dizendo que eles só poderiam desfilar depois que passasse o último bloco. Mas ninguém sabia informar que horas isso aconteceria.

Mas a frase dita por um empresário da axé, ‘Nós não vendemos história, vendemos abadá’, chocou aos membros da família e hoje Armandinho Macedo relembrou ao CORREIO a sensação que teve na época:

:: LEIA MAIS »

Confira aqui o resultado do Sisu, que o MEC divulgou nesta segunda-feira.

Com um dia de atraso, o Ministério da Educação divulgou na manhã desta segunda-feira (27), o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025. Nesta edição foram ofertadas 261.779 vagas?para 6.851 cursos de graduação?em?124?instituições?públicas de ensino superior?do?país.

O resultado pode ser acessado pela página do Sisu no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Clique no botão “Inscreva-se”, em “Período de Inscrições”, para ingressar no sistema de inscrição do Sisu. Após realizar o acesso gov.br na página de inscrição do portal, o primeiro passo é confirmar seus dados de contato, além de preencher os questionários de Perfil Social e de Perfil Econômico referentes à Lei de Cotas (Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012).

Os classificados na chamada regular poderão fazer a matrícula até 31 de janeiro e os não selecionados poderão manifestar interesse em participar da lista de espera no período de 26 a 31 de janeiro. :: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia