WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura de ilheus prefeitura de ilheus



(73)
99144-9295

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


Missa de sétimo dia homenageia turista que morreu em desabamento na ‘igreja de ouro’ em Salvador

Uma missa de sétimo dia homenageou, nesta terça-feira (11), a turista de São Paulo que morreu aos 26 anos após o desabamento de parte do teto da Igreja de São Francisco, em Salvador.

A cerimônia foi realizada em um templo ao lado do imóvel, no Centro Histórico. Além de fiéis, estavam presentes os freis que respondem pela “igreja de ouro”, como é conhecido o local. Eles presidiram a missa.

Na segunda-feira (10), a Polícia Federal (PF) assumiu a investigação integral do desabamento. Antes, a PF dividia as funções com a Polícia Civil da Bahia, que, neste período, ficou responsável por ouvir testemunhas do desabamento. 

No entanto, por se tratar de um imóvel tomado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o trabalho será concentrado no órgão federal.

Com isso, os depoimentos colhidos pela PC passarão para a PF, que tocará o caso. Ainda não há um prazo para o inquérito ser concluído. O processo de realização da perícia ainda está em andamento.

Na segunda-feira (10), a Polícia Federal (PF) assumiu a investigação integral do desabamento. Antes, a PF dividia as funções com a Polícia Civil da Bahia, que, neste período, ficou responsável por ouvir testemunhas do desabamento.

No entanto, por se tratar de um imóvel tomado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o trabalho será concentrado no órgão federal.

:: LEIA MAIS »

Homem é preso em Feira de Santana com mais de 20 kg de pasta de cocaína em ônibus

Um homem foi preso ao transportar 23,85 kg de pasta base de cocaína em um ônibus de viagem, em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia. O suspeito, que não teve a identidade divulgada, foi flagrado com a droga quando o ônibus foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-116.

De acordo com a PRF, a abordagem aconteceu durante uma fiscalização de combate ao tráfico de drogas. A substância foi encontrada durante a vistoria no bagageiro do veículo.

Questionado pelos agentes, o passageiro responsável pela bagagem informou que estava transportando o material de São Paulo para Natal, no Rio Grande do Norte.

Ele foi preso em flagrante e encaminhado, junto com a droga apreendida, para a Delegacia de Polícia Civil no bairro do Sobradinho, onde serão adotadas as medidas cabíveis.

Vinte milhões de brasileiros já têm a Carteira de Identidade Nacional

Daniella Almeida
Agência Brasil
Vinte milhões de brasileiros já emitiram a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em todo o país, desde o lançamento do modelo, em julho de 2022. O dado foi divulgado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) nessa segunda-feira (10). 

Até o momento, os estados que mais emitiram a CIN foram Minas Gerais, com 2,46 milhões; Rio Grande do Sul, com 1,92 milhão; São Paulo, com 1,91 milhão. Proporcionalmente à população, os destaques em número de emissões são o Piauí, onde 29,78% dos habitantes já tiraram a nova carteira; Acre, com 23,79%, e Alagoas, com 19,22% da população.

A meta do governo federal, até o fim de 2026, é ter cerca de 130 milhões de emissões da Carteira de Identidade Nacional. A CIN é válida em todo o território nacional e substituirá o antigo Registro Geral (RG) para todos os fins.

No entanto, a CIN não precisa ser solicitada imediatamente, pois o modelo antigo da carteira permanece válido até 2032.

Brasília (DF), 10/02/2025 - Nova Carteira de Identidade Nacional. Foto: MGI/Divulgação
Nova Carteira de Identidade Nacional. Foto MGI/Divulgação

A nova carteira

A CIN está disponível em formato físico (papel e cartão) e digital com o mesmo valor legal. A versão digital está no aplicativo Gov.br, em smartphones e tablets.

A CIN tem número único nacional de identificação do cidadão em todo o país, o Cadastro de Pessoa Física (CPF). O número único exclui a possibilidade de uma pessoa emitir diversas carteiras de identidade em diferentes unidades da Federação, com diferentes números. :: LEIA MAIS »

Desaprovação de Lula sobe e bate em 51,4%, aponta pesquisa.

A desaprovação ao trabalho do presidente Lula oscilou para cima e chegou a 51,4% no mês passado, o maior percentual desde janeiro de 2024. É o que aponta pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta terça-feira (11). A variação é de 1,6 ponto percentual em relação à sondagem de dezembro — o índice está dentro da margem de erro, que é dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O levantamento também aponta que a maior preocupação do brasileiro é a segurança pública.

Para 46,5%, a gestão Lula é ruim ou péssima. Na avaliação de 37,8% dos entrevistados, o governo é ótimo ou bom, enquanto 15,6% consideram a administração regular. Um percentual de 0,1% não soube opinar.

Veja os números sobre provação do presidente Lula

:: LEIA MAIS »

SALVADORR: Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia é afastado do cargo

Numa decisão do Ministro Gilmar Mendes, Adolfo foi retirado do cargo

Numa decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a partir da apreciação do Ministro Gilmar Mendes, o órgão julgador decidiu na tarde desta segunda feira (10), afastar o deputado do cargo de presidente da casa.

O fato aconteceu a partir de uma ação proposta pelo deputado Ilton Coelho, que foi o único a votar contra.

Ilton Coelho defendeu a ideia de se cumprir a Lei orgânica do Município que diz que um presidente não pode ocupar o cargo por três vezes consecutivas.

Ilton entrou com uma ação no STF qe foi julgada procedente pelo Ministro Gilmar Mendes em desfavor ao deputado que foi retirado do cargo na noite desta segunda feira.

 

Homem é preso durante registro de ocorrência em Feira de Santana

Um homem de 34 anos foi preso, nesta segunda-feira (10), acusado de violência doméstica, em Feira de Santana. Ele compareceu ao Complexo de Delegacias do bairro Sobradinho para registrar um boletim de ocorrência do crime de ameaça e, após checagem dos dados, ficou constatado que havia contra ele um mandado de prisão.

Dessa forma, as equipes da 2ª Delegacia Territorial de Feira de Santana, com o apoio da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI/Sertão), deram cumprimento ao mandado. O acusado foi submetido aos exames de praxe e está à disposição do Poder Judiciário.

Ele é suspeito de lesão corporal no contexto de violência doméstica contra mulher. O crime aconteceu em janeiro de 2021 no município de Cairu. O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 1ª Vara Criminal, Júri e de Execuções Penais da Comarca de Valença.

Brasil espera EUA concretizarem taxação sobre aço para se manifestar Haddad

O governo brasileiro vai aguardar o governo dos Estados Unidos (EUA) oficializarem a taxação de 25% sobre as importações de aço e alumínio para se manifestar sobre o tema, assim como anunciar medidas em resposta ao aumento dos custos para exportar esses produtos para o país da América do Norte.

A informação é do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que comentou, nesta segunda-feira (10), o anúncio do presidente dos EUA, Donald Trump.

“O governo tomou a decisão de só se manifestar, oportunamente, com base em decisões concretas, e não em anúncios que podem ser mal interpretados ou revistos. O governo vai aguardar a decisão oficialmente antes de fazer qualquer manifestação”, disse Haddad a jornalistas.

O Brasil é o segundo principal fornecedor de aço para os EUA, que são o principal destino das exportações do produto brasileiro. Questionado se o governo discute taxar, em retaliação, as big techs – as gigantes da tecnologia, como Google, Meta e X, Haddad respondeu que o governo vai “aguardar a orientação do presidente da República depois das medidas efetivamente implementadas”. :: LEIA MAIS »

Ibicuí: Junior Lebre presidente da Câmara promete mais um mandato em prol do povo

Eleito com 693 votos de pessoas que o confiaram a cadeira pela segunda vez, dando ao mesmo o segundo mandato e ficando em segundo lugar mais votado, o agora também Presidente da mesa diretora-promete que fará um novo mandato, porém pensando muito mais e de forma direta na população que sempre o teve carinho e respeito.

A principal bandeira do vereador é a saúde Júnior tem na profissão sua marca de ser uma pessoa que briga pela vida das pessoas por entender a importância da saúde.

O vereador defende mais saúde, mais educação entre outros itens que deve está a disposição do povo.

 

ILHÉUS: Homem morre afogado e o corpo está no DPT, a espera de familiares

Um homem sem identificação morreu na tarde de sábado na cidade e o corpo está esperando algum familiar á informação que o mesmo tem um irmão conhecido por Paulo Rasta que trabalha na prefeitura e mora no bairro novo Ilhéus, procura-se por um parente ou alguém que possa encaminhar o mesmo para sepultamento. a policia técnica está a procura dos parentes.

ITABUNA: Terço dos Homens da Diocese de Itabuna elabora planejamento das ações para 2025

Texto: Ederivaldo Benedito
A comemoração do Ano Jubilar, a realização do 6.º Encontro Regional Diocesano e a promoção de eventos evangelizadoras nas Paróquias do sul da Bahia são algumas das principais ações que serão executadas este ano, na região, pelos membros do “Terço dos Homens” da Diocese de Itabuna. A assembleia anual do movimento, que definiu o planejamento de 2025, ocorreu na tarde deste sábado, dia 08, na Catedral de São José.
“A reunião, que contou com as presenças de representantes das Foranias – Centro, Norte e Sul – foram apresentadas sugestões e propostas para a dinamização das ações do Terço. A primeira delas será o “Aprofundamento Quaresmal”, no dia 06 de abril, na Paróquia de Santa Maria Goretti”, informou Magno Garcia, da Catedral de São José. Durante o encontro, ele foi reconduzido ao cargo de coordenador diocesano do movimento.
Também foram reconduzidos: vice coordenador: Djalma Lopes, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima; secretário: Rivanildo da Silva Lino, da Paróquia Senhora Sant’Anna, em Buerarema; segundo secretário: Ramiton dos Santos, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Itabuna; tesoureiro: Paulo Roberto Nascimento, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida; segundo tesoureiro: Valter Andrade Kruschewsky, da Catedral de São José, e coordenador de Comunicação e Mídia: Ederivaldo Benedito-Bené.
Na Forania Centro, foram eleitos Carlos Marcelino Costa, da Paróquia Santo Antônio, em Itabuna, coordenador, e Américo Santiago Reis, da Catedral São José, vice-coordenador. Na Forania Sul, coordenador Mateus da Silva Paraguai, da Paróquia Senhora Sant’Anna, em Buerarema, e vice-coordenador Alvacy Oliveira Santos, da Paróquia São João Batista, em São João do Paraíso. Deleon de Jesus da Cruz, da Paróquia Deus Menino, em Ibicaraí, coordenador, e Erotides Vieira de Jesus, da Paróquia Santo Antônio, em Itororó, vice coordenador, foram eleitos na Forania Norte. :: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia