Governo anuncia Carnaval 2025n no interior da Bahia com segurança e infraestritura

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, neste sábado (15), em Rio de Contas, as ações e serviços do Governo do Estado para a realização do Carnaval 2025 em diversas cidades do interior baiano. O evento, realizado na Praça Matriz do município, contou com apresentações culturais e a participação do cantor Luiz Caldas, marcando o início da celebração da folia no interior. Na ocasião o governador recebeu das mãos do rei momo a chave da cidade e passou para o prefeito Célio “Vaqueiro” abrindo os festejos carnavalescos. Algumas das atrações que se apresentarão na cidade foram anunciadas, entre elas Olodum, Pierre Onassis e Jau.
O agropecuarista e professor de música, Marcos Trindade, ressaltou a importância do Governo do Estado investir na festa no interior. “Eu acho que é muito importante o apoio oficial nas manifestações culturais como o carnaval, mas não apenas o carnaval, porque a cultura é ótima, mas não é barata, é difícil de manter. Então tem que ter investimento, e o investimento oficial sempre é bem-vindo. A gente aprecia muito essa iniciativa e espera que ela se estenda a outras áreas da cultura”, pontuou Marcos.
Com investimentos em segurança, saúde, cultura, acessibilidade e infraestrutura, o Governo da Bahia assegura que a festa ocorra com organização e apoio em 123 municípios. “O Carnaval do interior é um dos grandes pilares da nossa cultura e da nossa economia. Estamos garantindo que a festa seja inclusiva, segura e com estrutura para baianos e turistas”, destacou Jerônimo Rodrigues.
“Parabenizar o Governo do Estado e o Carnaval da Bahia vai ser o melhor dos melhores”, enfatizou o cantor Luís Caldas durante o evento, em Rio de Contas.
Segurança e infraestrutura reforçadas
ILHÉUS: Serviço de dragagem em Ilhéus, está sendo de forma irregular. assista o vídeo e veja.
ATENÇÃO ORGÃOS AMBIENTAIS / MINISTÉRIO PÚBLICO, CODEBA, GOVERNO DA BAHIA.
O que está ruim pode ficar pior.
De acordo com denuncias feitas por pescadores e pessoas que trabalham com embarcações, eles dizem que o descarte do rejeite está sedo dentro do próprio local onde está sendo colhido, quando na verdade deveriam colocar em ambientes outros inclusive fora da água. assistam o vídeo e veja o detalhe da informação.

A Justiça determinou que o município de Correntina não realize verba do orçamento público municipal para promover o Carnaval, enquanto perdurar o decreto de calamidade administrativa. A decisão foi tomada após pedido do Ministério Público (MP-BA).
O orçamento também não poderá ser usado até a aferição de todo o débito e comprovação do pagamento dos salários dos servidores públicos municipais em atraso.
A decisão judicial determina também que o município deve cumprir em 10 dias a Orientação Técnica decorrente de Portaria Conjunta entre o MPBA, Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), apresentando informação referente aos gastos com artistas contratados, acompanhado do montante total de gastos com os festejos e toda estrutura utilizada. “Além disso, deve apresentar cópias dos processos de contratação dos artistas consagrados e não consagrados e apresentar cópias dos processos relacionados à contratação de infraestrutura para os festejos carnavalescos, bem como procedimentos relacionados à utilização de espaços públicos pela iniciativa privada”, explica o MP.
ÁUDIO: Governo do Estado garante Carnaval da Bahia 2025 com volume recorde de serviços, ações e atrações para todos os públicos

O Governo do Estado garante a realização do Carnaval da Bahia 2025 por meio de uma série de ações e serviços. O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta sexta-feira (14), acompanhado do vice-governador e coordenador do Carnaval, Geraldo Júnior, e outras autoridades, durante evento festivo no Teatro do Irdeb, no bairro da Federação, em Salvador.
Com o tema que celebra os 40 anos do Axé Music, o Carnaval da Bahia contará com a atuação de diversas secretarias e órgãos estaduais, nas áreas de segurança, saúde, direitos e acessibilidade, beneficiando baianos e turistas de todas as idades. Além de reforçar o reconhecimento do Carnaval como patrimônio cultural, as medidas também impulsionarão a economia e a geração de renda no estado. :: LEIA MAIS »
Ilhéus realiza vacinação antirrábica nos distritos

Mais de 300 cães e cerca de 100 gatos foram vacinados recentemente no município.
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos, nos distritos do município. A imunização é essencial para a prevenção da raiva, uma doença grave que pode afetar tanto os animais quanto os seres humanos.
Confira o cronograma de vacinação:
17/02 – Ponta da Tulha
19/02 – Couto
20/02 – São José
24/02 – Banco do Pedro
26/02 – Inema
A vacinação inicia às 09h da manhã, de forma gratuita, e é destinada a cães e gatos a partir de três meses de idade. Os tutores devem levar seus animais em segurança, utilizando coleiras e caixas de transporte, quando necessário.
Entre os dias 10 e 14 de fevereiro, já foram vacinados um total de 304 cães e 107 gatos nos bairros Salobrinho, Banco da Vitória, São Miguel e nos distritos de Juerana e Aritaguá.
Futebol: Hoje tem mais uma batalha do Colo Colo e do Barcelona de Ilhéus, emoção em dose dupla.

Desesperadamente o tigrão vai acampo neste sábado precisando da vitória para sair da degola, Juazeirense X Colo Colo, direto de juazeiro apartir dás 18:30, e ás 16hs Barcelona de Ilhéus x Bahia.
Vamos entender como tudo está: A situação dos representantes de Ilhéus está do seguinte modo, a rodada é a oitava, o Barcelona está na sexta posição com nove pontos, ganhando do Bahia o mesmo entra no G4 deixando de fora o Atlético de Alagoinhas, se empatar iguala com Atlético dez pontos cada, o detalhe é que o Atlético têm duas vitórias e o Barcelona só tem uma, assim o Barsa passa para quinto lugar.
Já o Colo Colo joga no mando de campo do Juazeirense e precisa também da vitória para evitar a degola, para não ser rebaixado, o empate não serve, o Colo Colo, não ganhou nem uma partida, lamentavelmente, a segunda divisão é inevitável, más no futebol tudo acontece, pois tem coisas que são imprevisíveis. Se ligue, pois a emoção é garantida, onde tem futebol tem a equipe da Santa Cruz presente com Jota Hage e todo esquadrão esportivo de narração.Aumente o volume do seu Rádio e deixe a emoção como narrador que bota mais pilha na galera. Quatro da tarde têm futebol no campo do seu rádio.
IBICUI: A terra do forró tem um prefeito comprometido com o povo

Pela primeira na direção da cidade de Ibicuí o jovem Salomão Cerqueira, (PSD) foi eleito prefeito da cidade com 4.971 votos recebidos mantendo o compromisso de fazer de Ibicuí uma terra igual para todos.
Muitos têm sido os esforços envidados pela administração de Salomão que está unindo as pessoas em prol de uma Ibicuí cada vez melhor. Dando segmento ao governo de seu antecessor Marcus Galvão, o governo atual tem se preocupado com vários setores da cidade, um deles é o social, cuidar de gente.
Para Salomão cuidar do povo de sua cidade é principal bandeira de seu governo. De acordo com informações de populares residente em Ibicuí, Salomão e sua administração tem feito um trabalho impecável em todos os setores, assistindo as pessoas, criando projetos associáveis que enquadra toda uma gente mantendo um alinhamento cuidadoso bem direcionado aqueles mais necessitados. :: LEIA MAIS »
Homem é preso ao tentar invadir escritório da Embasa em Vitoria da Conquista armado com uma faca

Por volta das 16h de quinta-feira (13), pessoas que se encontravam no Escritório Regional da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA), localizado na Avenida Siqueira Campos, em Vitória da Conquista conviveram com momentos de tensão, quando um homem, armado com uma faca tentava invadir o prédio à procura da sua ex-companheira, que tabalha na empresa. A mulher não estava no local em face a afastamento por licença devido ao seu recente casamento.
O agressor foi detido na portaria do prédio por dois seguranças até a chegada da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Durante a abordagem, os policiais encontraram em seu bolso uma medida protetiva, que o impedia de se aproximar da ex-companheira e do local de trabalho.
O homem foi encaminhado para a delegacia, onde será ouvido e poderá responder por descumprimento de medida protetiva e ameaça. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, e a vítima deve ser ouvida para maiores esclarecimentos.
STF volta a julgar nesta sexta-feira revisão da vida toda do INSS

André Richter
Agência Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta sexta-feira (14) o julgamento que trata da revisão da vida toda de aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A análise do caso será iniciada às 11h, no plenário virtual da Corte.
Os ministros vão julgar recurso para esclarecer a decisão, que, em março do ano passado, derrubou a tese favorável à revisão dos benefícios.
Na ocasião, o Supremo reviu seu próprio entendimento que autorizou a revisão da vida toda de aposentadorias. Por 7 votos a 4, os ministros decidiram que os aposentados não têm direito de optar pela regra mais favorável para recálculo do benefício.
Na sessão virtual de hoje, os ministros vão julgar um recurso apresentado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), uma das entidades que fazem parte do processo.
A entidade alega que a Corte mudou seu próprio entendimento sobre a questão e pede a exclusão da proibição dos aposentados que entraram com ações revisionais na Justiça até 21 de março de 2024, data na qual o Supremo fixou que a revisão da vida toda não tem validade. :: LEIA MAIS »
Ferry-boat: Jerônimo diz que ‘sofre muito’ e detona Agerba e a Internacional. Jaques Wagner e Otto Alencar seguem calados até agora.

A concessão do Sistema Ferry-boat, realizada em janeiro de 2014 pelo então governador Jaques Wagner e pelo seu vice-governador Otto Alencar, que era o secretário de Infraestrutura da Bahia e que tinha o comando da Agerba. pode ser revista pelo governador Jerônimo Rodrigues, que detonou nesta quarta-feira (12) os péssimos serviços prestados pela empresa maranhense Internacional Travessias.
Jerônimo fez um verdadeiro desabafo e afirmou que sofre muito com a péssima qualidade dos serviços prestada à população da Bahia pela Internacional. Imaginem, caros leitores, como não deve ser o sofrimento daqueles que precisam utilizar diariamente um serviço tão caótico e que envergonha a Bahia, como é o Sistema Ferry-boat. Serviço que está assim, com essa qualidade tão ordinária, desde que Jaques Wagner (PT) assumiu o governo da Bahia. Wagner governou por 8 anos, Rui Costa passou mais 8 anos e agora Jerônimo Rodrigues, com dois anos governando, surge dizendo que sofre muito com a situação caótica atual do sistema. :: LEIA MAIS »












