ILHÉUS: acidente na BA001 na manhã desta sexta feira

De acordo com informações um motociclista que seguia sentido centro e estava cortando todos os carros s ao entrar dentro de um corredor, o mesmo se desequilibrou batendo em um dos carros.
Informações ainda dão conta de que o motociclista foi o causador do acidente, pois o mesmo estava em uma via proibida, o famoso espremi gato, ” CORREDOR CHINÊS” O acidente aconteceu nas imediações do Hotel Pousada do Sol.
O motociclista não teve o nome revelado. Por certo o prejuízo agora ficará para os donos dos carros, pois sempre é assim, eles batem e quando não vão embora, vem depois com a choradeira de que não tem condições de pagar. O detalhe no acidente ai é: Se por acaso carro for instrumento de trabalho quem vai pagar os dias parados?
São motos que cortam, pelo lado direito, estacionam na frente dos carros nos sinais, cortam dentro de curva, imprimem velocidade descontrolada e dai por diante. Não respeitam as regras, muito menos a pista molhada.
Agora é saber quem vai fazer a ocorrência, e quem vai pagar os custos dos prejuízos causados aos dono de carros.
STF leva a votação “anteprojeto” de lei que atinge direitos indígenas e permite mineração

Congresso Nacional mineração povos indígenas STF
Quer receber os textos desta coluna em primeira mão no seu e-mail? Assine a newsletter Brasília a quente, enviada às terças-feiras, 8h. Para receber as próximas edições por e-mail, inscreva-se aqui.
Nunca houve nada semelhante desde a redemocratização, em 1985, e provavelmente nunca antes dela. O Supremo Tribunal Federal (STF) está elaborando um “anteprojeto de lei complementar”, a ser enviado ao Congresso Nacional, que pretende, de uma só tacada, mudar o processo de demarcação de terras indígenas e permitir a mineração e várias atividades econômicas nos territórios, entre outras alterações.
Na última sexta-feira (14), uma “minuta” do “anteprojeto” foi juntada pelo ministro Gilmar Mendes, na forma de uma “decisão” sua, aos autos de uma ação declaratória de inconstitucionalidade (nº 87/DF) que sedia uma “comissão de conciliação” instalada no ano passado pelo próprio ministro, que também escolheu os órgãos ou entidades que poderiam indicar seus membros. Todo esse procedimento foi aberto e tramita sob as bênçãos do atual ministro do tribunal, Luís Roberto Barroso.
A “minuta” de 41 páginas elenca 94 artigos de uma futura lei que, se aprovada, vai reescrever o processo demarcatório, criar programas no Executivo, permitir indenização sobre a terra nua, entre outras novidades. Imagina se o Supremo fosse acusado pelo Congresso de legislar? Mas a direita e a extrema direita, é claro, não veem problema nenhum quando o STF vai – desta vez é verdade – legislar sobre direitos indígenas. :: LEIA MAIS »
Médico oftalmologista morre em grave acidente na BR-116, na Bahia
Um médico cearense morreu em uma colisão frontal entre a caminhonete dele e um caminhão no quilômetro 50,6 da rodovia BR-116, no município de Chorrochó, na Bahia, na tarde desta quarta-feira (19). Segundo testemunhas, o oftalmologista Wellington Furtado, de 32 anos, saiu da cidade de Brejo Santo, no interior do Ceará, na companhia de um funcionário que estava dirigindo o veículo e tinha como destino uma cidade baiana, onde iria trabalhar.
No trajeto, houve a colisão. Wellington morreu no local, o funcionário foi socorrido e levado ao hospital com ferimentos graves e o condutor do caminhão não ficou ferido. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caminhão ocupou a faixa contrária da via, momento em que o condutor da caminhonete tentou frear, mas não conseguiu evitar a batida.

“Equipes da PRF e dos órgãos de emergência estiveram no local para atendimento da ocorrência. As causas do acidente serão investigadas pelas autoridades competentes”, informou a PRF. Wellington Furtado era proprietário de um centro médico em Brejo Santo. O estabalecimento divulgou uma nota de pesar pela morte do oftalmologista. :: LEIA MAIS »
Saiba quem tem direito ao auxílio-doença e como retirar o benefício

Na Bahia, 53.103 pessoas aguardam na fila por benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) há mais de 45 dias. A maior parte deles espera a análise de pedidos de benefícios por incapacidade (auxílio-doença). São 44.914 pessoas nessa situação, segundo dados de novembro do ano passado – os mais recentes sobre o tema.
O prazo extrapola um acordo firmado entre o INSS e o Ministério Público Federal (MPF) sobre os prazos para análise do benefício, em 2021. O período de análise deve ser de até 45 dias para o auxílio-doença, como era chamado anteriormente.
O benefício é destinado aos trabalhadores que contribuem mensalmente com a Previdência Social e que, devido a problemas de saúde, estão temporariamente incapacitados de retornar às suas atividades. Para dar entrada no pedido, é preciso apresentar atestado médico solicitando afastamento por mais de 15 dias consecutivos.
Polícia Civil prende 47 pessoas e cumpre 78 mandados de Busca e Apreensão na Operação Petrus

A Polícia Civil da Bahia segue com a Operação Petrus, iniciada na madrugada desta quinta-feira (20), com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e outros crimes. Até o momento 47 pessoas foram presas e 78 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em todos os estados.
Em Itabuna, um dos alvos foi preso em sua residência com R$ 10 mil em espécie. No Rio de Janeiro, as equipes localizaram um bunker em construção, que seria utilizado como rota de fuga e entrada de entorpecentes na região. Também foram detidos líderes da organização criminosa e operadores financeiros que, mesmo escondidos em comunidades cariocas, mantinham o controle do tráfico na Bahia. Um casal foi preso em São Paulo. O homem é suspeito do homicídio de um delegado em Anagé (BA) e investigado por envolvimento em roubo a bancos e extorsão mediante sequestro. No conjunto Penal de Itabuna , foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e de prisão.
A operação mobiliza cerca de mil policiais civis e ocorre simultaneamente na Bahia, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Sergipe, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina. As investigações apontaram que a organização movimentou cerca de R$ 80 milhões em contas bancárias ligadas aos integrantes, provenientes de atividades ilícitas. :: LEIA MAIS »
Eduardo Bolsonaro admite prisão do pai e pede orações

Em uma conferência nos Estados Unidos, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, fez ataques ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e pediu orações ao pai.
Jair Bolsonaro e outras 33 pessoas foram denunciados pela PGR nessa semana por suposta tentativa de golpe
Em uma conferência nos Estados Unidos, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, fez ataques ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e pediu orações ao pai.
Durante sua fala, Eduardo afirmou que a denúncia feita nessa semana pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Jair Bolsonaro e outras 33 pessoas é infundada. Ele não descartou a possibilidade de uma prisão do ex-presidente. :: LEIA MAIS »

O evento promove conhecimento e fortalece conexões para o crescimento sustentável da marcenaria na região
Nesta quinta-feira (20), Ilhéus será sede do 1º Fórum da Associação dos Marceneiros, um evento voltado para o fortalecimento do polo moveleiro da região. Com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, será um momento de aprendizado e troca de experiências sobre boas práticas.
O evento acontecerá às 18h, na Unidade Integrada Robson Andrade, BR-415, e contará com palestras sobre temas essenciais, como “O Poder das Cooperativas: Transformando Ideias em Realidade”, “Os Desafios da Inserção Tecnológica na Obrigatoriedade e Implementação de SST nas Empresas”, e “A Importância do Planejamento Tributário para micros, Pequenas Empresas e MEI”.
A Prefeitura de Ilhéus estará representada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Ganem, reforçando o compromisso da gestão com o desenvolvimento da indústria moveleira local.
O evento promete ser um marco para o setor, promovendo conhecimento e fortalecendo conexões para o crescimento sustentável da marcenaria na região.
Secretária de Cultura de Ilhéus participa de Audiência Pública sobre a Aldir Blanc 2

Espaço foi promovido pela Câmara de Vereadores de Ilhéus
A Secretaria Municipal de Cultura de Ilhéus participou, nesta quarta-feira (19), da Audiência Pública realizada pela Câmara de Vereadores para discutir o andamento da Política Nacional Aldir Blanc 2 (PNAB2). O evento foi solicitado pelo Fórum Permanente de Cultura de Ilhéus à vereadora Professora Enilda Mendonça e reuniu vereadores, representantes do Ministério Público, da OAB e diversos segmentos culturais do município.
A secretária de Cultura de Ilhéus, Anarleide Menezes, esteve presente no diálogo, respondendo perguntas sobre a atuação da Prefeitura de Ilhéus para a aplicação da PNAB2 na cidade. Vereadores elogiaram a postura da secretária por valorizar a discussão aberta com a comunidade cultural. :: LEIA MAIS »
ILHÉUS: O castigo no ponto de ônibus com o povo dos distritos

Desde que inventaram o tal tamponamento do valetão do canal do bairro do Malhado, que o povo dos distritos não tem sossego. As pessoas que precisam pegar a condução para irem até as suas casas localizadas nas vilas, e povoados, regiões distante da sede da cidade, elas não tem outra alternativa se não ficarem no sol escaldante a espera do transporte.
São horas e mais horas que estas pessoas aguardam os ônibus chegarem. Encostados no muro, em pé sem direito acento, sem uma cobertura para o livrarem do sol entre outras intempéries lá estão eles num sofrimento só e de dá dó. Esta enclausurarão já dura quase quatro anos. O mais grave em tudo isso, é que além de não terem para quem apelar os mesmos não tem a certeza de quando isso vai acabar.
Os ônibus nem sempre chegam e levam todos que estão no ponto, tem pessoas que não conseguem embarcar diante do grande numero de passageiros que superlotam os carros. O correio flagrou a situação e entrevistou algumas pessoas, que disseram o tamanho do sofrimento que vivem e que não desejam a ninguém passar pelo que elas passam, principalmente nos finais de semana quando o volume em mais intenso. :: LEIA MAIS »
Michelle bate Tarcísio como opção a Bolsonaro

levantamento do Paraná Pesquisas da intenção de votos para presidente, ontem (18), confirmou o favoritismo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra Lula (PT) pelo terceiro mês consecutivo, mas a novidade é que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro aparece como melhor opção que o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Rep), confirmada a inelegibilidade do marido. Pela pesquisa, em eventual 2º turno, Michelle somaria 42,9%, contra 40,5% do petista.
Tarcísio fica atrás
Até agora, todas as pesquisas indicavam que Tarcísio seria a opção mais competitiva da direita para enfrentar Lula. Perdeu o posto.
Virada no 2º turno
No levantamento do Paraná Pesquisas, Michelle perderia para Lula no 1º turno (27,2% a 34,1%), mas no 2º turno ela o derrotaria.
Perdeu, mané
Nesta quarta (19), o instituto divulgará outro levantamento, mas sobre a desaprovação do governo. A expectativa é de outra má notícia para Lula.












