O Hospital Estadual Costa das Baleias passa a ser a primeira unidade médica de base da região do extremo sul da Bahia e será referência na mesorregião em cirurgias de alta complexidade e no tratamento oncológico.

Por Athylla Borborema

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou no final da tarde desta sexta-feira (10/05), da inauguração do HECB – Hospital Estadual Costa das Baleias. Antes, Lula inaugurou a nova estrutura física do Núcleo Pedagógico do Campus Paulo Freire da UFSB – Universidade Federal do Sul da Bahia. No Hospital de Base, o presidente Lula esteve acompanhado da primeira-dama Janja Lula da Silva, do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Junior, da secretária de saúde Roberta Santana, dos ministros da Saúde Nísia Trindade, da Casa Civil Rui Costa e da Educação Camilo Santana e, de inúmeros deputados federais, estaduais e prefeitos.

No seu discurso o presidente Lula prestou homenagem às vítimas dos temporais no estado do Rio Grande do Sul. “Em primeiro lugar, eu queria pedir que a gente fizesse um minuto de silêncio em solidariedade às pessoas que perderam familiares nas enchentes do Rio Grande do Sul. Em segundo lugar, para as pessoas que estão desaparecidas e, em terceiro lugar, para milhares e milhares de gaúchos que estão fora das suas casas por conta de uma catástrofe ambiental”, e prosseguiu fazendo um relato do seu passado em que viveu situação parecida com sua mãe seus outros 7 irmãos pequenos.

Lula se emociona ao se referir sua mãe, Eurídice Ferreira de Mello, a “Dona Lindu”, que morreu em 1980, aos 64 anos, quando o então líder sindical estava preso no Departamento Estadual de Ordem Política e Social (DOPS), em plena ditadura militar. “A vida tem jeito quando a gente tem coragem, caráter e quando acreditamos na nossa própria força. Eu nunca tinha visto uma mulher com 8 filhos ter a coragem de largar o marido que havia lhe trocado por outra mais nova e ir morar em um barraco, e nunca mais aceitou voltar para aquele marido”, afirmou Lula. É por isso que eu coloco a questão da pobreza como a minha primeira tarefa. É preciso que o Estado tenha vergonha para garantir que essas pessoas tenham direito a tudo o que a gente pode oferecer”, disse Lula.