O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação de ilhéus, Itabuna e uruçuca (Sindicacau), Ulisses Abade, está em intensa atividade após um trágico acidente com morte ocorrido recentemente nas instalações da fábrica Barry Callebaut Itabuna. Diante dessa situação, Abade tem se dedicado a buscar soluções e dar respostas às famílias dos trabalhadores, além de exigir rigor na fiscalização da empresa para evitar que novas tragédias aconteçam.

O acidente resultou em ferimentos graves em um trabalhador, que foi socorrido imediatamente pelo SAMU e levado ao Hospital Santa Cruz, onde passou por uma cirurgia de emergência. Infelizmente, apesar dos esforços médicos, o trabalhador não sobreviveu à gravidade dos ferimentos e faleceu na manhã do dia 11 de outubro de 2024.

Na manhã de hoje, 16 de outubro de 2024, Ulisses Abade o Presidente do SINDICACAU compareceu à Delegacia em busca de esclarecimentos sobre o boletim de ocorrência relacionado à trágica morte do funcionário da empresa Barry calebaut em Itabuna.

Em seguida o Delegado Senhor Fábio Simões,orientou que o presidente Ulisses, juntamente com os peritos equipe de polícia tecnica , se dirigissem à empresa para investigar as circunstâncias do acidente .
No entanto, ao chegarem à empresa Barry Callebaut em itabuna , o Presidente do Sindicacau Ulisses Abade foi impedido de entrar nas dependências da empresa pela gestão. Além disso, lamentavelmente, a empresa não permitiu que os peritos equipe de polícia tecnica realizassem a perícia, alegando que a entrada na área onde ocorreu o acidente só seria permitida na presença dos advogados da própria empresa. Essa atitude gerou preocupação quanto à transparência da situação.

O acesso à empresa é fundamental para que possamos obter informações e garantir que a situação seja esclarecida. Essa resistência em permitir a entrada do sindicato e dos peritos pode ser vista como uma tentativa de obstruir a transparência em um momento tão delicado”, afirmou o presidente do SINDICACAU.

O sindicato reitera seu compromisso em acompanhar todos os desdobramentos desse caso, buscando garantir que a verdade seja apurada e que as devidas responsabilidades sejam assumidas.

O Presidente do Sindicacau reforçou a importância de unir forças com os trabalhadores para lutar por melhorias nas condições de trabalho e segurança nas fábricas. “Nosso compromisso é com a vida e o bem-estar dos nossos companheiros e companheiras. Não vamos descansar até que todas as medidas necessárias sejam tomadas para proteger nossos trabalhadores”, concluiu Abade.

A tragédia despertou a necessidade de uma revisão completa das práticas de segurança na Barry Callebaut e em outras indústrias do setor.

Sindicacau continuará atuando com firmeza, cobrando ações concretas e acompanhando de perto cada etapa do processo de melhoria das condições de segurança. A luta por um ambiente de trabalho mais seguro é um compromisso permanente, e o sindicato estará vigilante para que tragédias como essa não se repitam jamais.