WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura de ilheus prefeitura de ilheus


(73)
99144-9295

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Geral’

PL elegeu 40 prefeitos no Maranhão, o dobro de Dino; o PT, apenas 2

Ministro do STF, Flávio Dino, ex-governador do Maranhão. – Foto Lula Marques/ Agência Brasil

CLÁUDIO HUMBERTO

OPL de Jair Bolsonaro foi o que mais elegeu prefeitos (total de 40) no Maranhão, do militante lulista Flávio Dino, hoje no Supremo Tribunal Federal (STF). Eleito governador até 2022 pelo nanico Partido Comunista do Brasil, Dino se mudou de mala e cuia para o PSB e virou senador. Adversários dizem que Dino saiu do PSB, para entrar no STF, mas o PSB não saiu dele. E não evitou o vexame: o partido elegeu apenas 19 prefeitos, ficou em 5º no Maranhão. O PT de Lula só elegeu 2 prefeitos.

Falta compartilhar A derrota socialista no Maranhão acabou sobrando para Carlos Brandão (PSB), atual governador, que foi vice de Flávio Dino.  MDB quintuplicou O MDB do ex-presidente José Sarney e da ex-governadora Roseana Sarney passou de sete prefeituras em 2020 para 37 em 2024   Direita e centro  Além do PL e MDB, outros partidos conservadores também elegeram mais prefeitos que o PSB da turma de Dino: MDB, PP (30) e União (26).

De 22 para 2  Dino governador e seu PCdoB elegeram 22 prefeitos em 2020. Em 2024, o eleitor desistiu dessa turma: venceu apenas em dois municípios.

ILHÉUS: Entulho e lixo na calçada prejudica os comerciantes

A rua que dá acesso à ladeira do Hospital São José, virou uma extensão do descaso e abandono de algumas ruas do centro.

No referido local, existe uma quantidade de lixo e entulho que já dura uma semana e está obstruindo a via.

A prefeitura fez limpeza na área, campinando os cantos de meio fio, e o entulho produzido não foi descartado. Algo que já duram duas semanas.

Assim, os comerciantes estão chamando atenção, pedindo ao setor de limpeza que tome providencias no recolhimento dos restos que lá estão.

ACM Neto diz que ausência de Lula nas eleições foi medo da derrota

O vice-presidente do União Brasil, Antônio Carlos Magalhães Neto, ou ACM Neto, avalia que o presidente Lula (PT) não participou ativamente das eleições municipais para não puxar para si um eventual desempenho ruim, como o que aconteceu.

ACM não acredita na versão de que Lula não esteve em palanques para evitar conflito com aliados.

Acho que [se ausentou] foi por medo de trazer a derrota para o colo do governo”, disse o político em entrevista ao jornal Folha de São Paulo.

ACM Neto também destaca o bom desempenho de partido de centro, como PSD, MDB, Progressistas e União Brasil. E destaca o fiasco do PT no pleito.

Dá para ver claramente quem foi o derrotado: o PT, que até agora, em primeiro turno, não elegeu um prefeito de capital”.

O político também não viu polarização nacional em questões municipais.

O fator preponderante para a escolha do candidato a prefeito é a realidade de cada cidade. Isso tem muito mais peso do que as influências políticas externas. Sem desprezar situações específicas, ficou claro que a eleição foi municipal, muito mais do que nacional”. (Rodrigo Vilela, do Diário do Poder).

ILHÉUS: Capela de Santa Dulce foi inaugurada com uma missa solene

Na manhã deste domingo, a comunidades do Sol & Mar ganhou o seu mais novo espaço de celebração e adoração a Deus.

Foi construída na comunidade a capela que leva o nome da Irmã Dulce.  Como ato de abertura, foi realizada uma missa de inauguração alinhado com uma caminhada campal fazendo parte das celebrações.

A referida capela foi construída pela comunidade evangélica do catolicismo, em forma de mutirão, todos unido pelo bem maior.

A construção durou uma média de nove meses de trabalho duro. Tudo para louvar e adorar o pai celestial.

As datas das missas serão informadas ainda, qual o pároco será destinado para localidade e qual a matriz que tomará conta.

Feliz pelas ruas o povo caminhou adorando.

I Meeting de Fisioterapia da Faculdade Madre Thaís acontece nesta sexta-feira, dia 11

 

A Faculdade Madre Thaís realiza, nesta sexta-feira, 11 de outubro, a partir das 18 horas, o I Meeting de Fisioterapia, com o tema “A Fisioterapia no Contexto da Saúde Única”, voltado para a comunidade acadêmica e profissionais da área da saúde, sobretudo, fisioterapeutas.

O encontro acontece no auditório Prof.ª Adélia Maria Carvalho de Melo da Faculdade de Ilhéus, e conta com a presença do diretor-secretário do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – Crefito-7, professor Nildo Manoel da Silva Ribeiro, doutor em Neurologia/Neurociências, pela Universidade de São Paulo.

O evento é em homenagem ao Dia do Fisioterapeuta, festejado anualmente em 13 de outubro e organizado pelo colegiado do curso.   Na oportunidade, as comemorações se estendem ao curso de Fisioterapia da Madre Thaís, implementado em 2014, que atua no município de Ilhéus para oferecer, também à região, a oportunidade de uma formação profissional de qualidade. :: LEIA MAIS »

Morre Ary Toledo, 87 anos, humorista no rádio e na TV.

Ary Toledo/Foto: Instagram/Ary Toledo.

Elaine Patrícia Cruz
Agência Brasil

O humorista Ary Toledo morreu na manhã deste sábado (12), em São Paulo. Ele tinha 87 anos, estava internado no Hospital Sírio Libanês desde o dia 2 de outubro e morreu em decorrência de uma pneumonia, informou o hospital.

Por meio das redes sociais do humorista, a família confirmou a notícia. “Com profundo pesar, anunciamos o falecimento de Ary Christoni de Toledo, um humorista brilhante que iluminou nossas vidas com seu talento e risadas. Que sua memória continue a trazer sorrisos a todos nós… Sentiremos a sua falta, mestre”, diz publicação.

Ary Toledo nasceu em Martinópolis, no interior paulista, mas foi criado em Ourinhos. Mudou-se para a capital do estado aos 22 anos, quando começou a atuar no Teatro de Arena. Cinco anos depois, teve início sua carreira humorística. Ao longo da carreira ele se apresentou em muitas emissoras de televisão como TV Tupi, Record e SBT e também escreveu diversos livros de piadas.

O velório de Ary Toledo será no Ossel Memorial, na cidade de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, a partir das 14h de hoje e uma cerimônia de despedida será realizada às 19h.

Morreu na noite deste sábado o mecânico e motorista ambulante Marcus Sales Conceição.

De acordo com informações policiais, o mesmo estava no segundo andar de um apartamento no residencial Morada do Porto, Zona Leste da cidade, bairro do Banco da Vitória. Marcus é filho do ex-mecânico – Miraldo.

Por muito tempo ele trabalhou com transportes de mudanças, vindo a migrar para carros de transporte alternativo.

Informações dão conta de que o mesmo pode ter sido vitima de suicídio já que o mesmo se encontrava sozinho e com aparência diferente no rosto o que leva a crer aos investigadores, a ingestão de produto venenoso.

A delegacia da cidade vai investigar o caso. O fato aconteceu no inicio da noite deste sábado (12), dia das crianças.

Frota de luxo para Lula deve passar de R$1 bilhão

O Airbus A330-200 pretendido pelo governo federal é considerado um “colosso voador”.(Foto:Airbus/Reprodução/Via Diário do Poder)

Lula (PT) confirmou nesta sexta-feira (11), como esta coluna antecipou há uma semana, que irá mesmo comprar seu novo “palácio voador” igual ou equivalente ao Airbus A330-200, que chegou a ser negociado há um ano com fornecedor da Suíça, único para entrega imediata, e depois desistiu. Acrescido dos aviões de menor porte para ministros, também anunciados por Lula, o “pacote da mordomia nos ares” deve custar mais de R$1 bilhão, segundo estimam profissionais do ramo de aviação.

:: LEIA MAIS »

Brasil tem 22,38 milhões de hectares atingidos pelo fogo em nove meses

 Setembro concentrou mais da metade de toda área queimada em 2024 – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Entre janeiro e setembro de 2024 o Brasil teve 22,38 milhões de hectares queimados pelos focos de incêndio que avançaram por todo país, mostrou o MapBiomas, no Monitor do Fogo divulgado nesta sexta-feira (11). Apenas em setembro foram 10,65 milhões de hectares – quase metade de toda a área atingida nos oito meses anteriores.

O total equivale ao tamanho do estado de Roraima e é 150% maior que no mesmo período de 2023, quando o fogo atingiu 8,98 milhões de hectares. A vegetação nativa representa 73% da área queimada, principalmente formação florestal. Áreas de uso agropecuário também foram atingidas representando 20,5%.

Os estados Mato Grosso, Pará e Tocantins somaram mais da metade do território queimado e tiveram respectivamente 5,5 milhões, 4,6 milhões e 2,6 milhões de hectares atingidos pelo fogo. O município paraense de São Félix do Xingu foi o que mais queimou, seguido de Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

Amazônia

Dentre os biomas brasileiros, a Amazônia foi a mais afetada e representou 51% do total do que o fogo alcançou nos nove primeiros meses do ano. Foram 11,3 milhões de hectares queimados no período.

De acordo com a diretora de ciências do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Ane Alencar, que coordena o MapBiomas Fogo, a crise dos incêndios na região em 2024 foi agravada por uma seca mais severa decorrente da intensificação das mudanças climáticas.

“Isso se reflete nos números de setembro, onde metade da área queimada na região foi em formações florestais.”

A exemplo do que ocorreu em todo o país, o bioma amazônico queimou mais em setembro. Foram 5,5 milhões de hectares, dos quais 2,8 milhões eram de formação florestal. Entre as áreas em que o solo já havia sido convertido anteriormente pelo homem, as pastagens foram as mais afetadas pelo fogo, tendo 1,8 milhão de hectares queimados.

:: LEIA MAIS »

Em Brasília, Bebeto Galvão se reúne com ministro Flávio Dino e presidente da Força Sindical Nacional

Durante audiência com o ministro Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), Bebeto Galvão discutiu pautas voltadas à classe trabalhadora do país, incluídas na agenda Judiciária. O encontro aconteceu na última quarta-feira (9) e contou com a presença do presidente da Força Sindical Nacional, Miguel Torres.

“Agradecemos a respeitosa recepção do ministro frente aos assuntos apresentados. Estamos reforçando o diálogo com foco na geração de empregos de qualidade, a fim de que possamos construir políticas de forma coletiva, levando em consideração as perspectivas de cada categoria”, disse Bebeto.

O Governo Federal tem promovido reuniões contínuas com as entidades representativas para analisar e recolher propostas que fortaleçam os trabalhadores em diferentes áreas de atuação Brasil afora.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia