WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura de ilheus prefeitura de ilheus


(73)
99144-9295

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Geral’

Leur Lomanto Jr diz que candidato do prefeito e candidata do PT em Ilhéus são farinha do mesmo saco. “Renovação nenhuma”

O deputado federal Leur Lomanto Jr (União Brasil), rebateu as declarações dos governistas, em relação à política de Ilhéus e ressaltou que o candidato ligado ao atual prefeito e a candidata do PT, que concorrem pela prefeitura são “farinha do mesmo saco”, ou seja, não representam o projeto de mudança que a população de Ilhéus deseja para a cidade.

O deputado criticou o argumento de alinhamento nacional e estadual, pregado pelo deputado estadual Rosemberg Pinto (PT).

“O candidato do prefeito e a candidata do PT são farinha do mesmo saco, ou seja, representam o mesmo desejo, apenas de manutenção do poder de um grupo e não a verdadeira transformação que Ilhéus necessita. Valderico Júnior vem ao longo dos anos se preparando para administrar Ilhéus. Essa eleição é a grande oportunidade que a população vai ter para mudar a forma de se governar a cidade, elegendo um candidato que está pronto, tem as melhores propostas e comprometimento com o trabalho de transformação”, afirmou.

Campanha para vereador de Anselmo

Faltando poucos dias para as eleições municipais 2024, o candidato a vereador em Ilhéus pelo PSD, Anselmo Clement teve sua campanha reforçada por uma importante adesão: Silvio Comin. Um dos principais líderes da indústria na região, Silvio fez questão de ressaltar seu apoio a Anselmo e da importância de um representante no Poder Legislativo que saiba dialogar com os setores produtivos e o Poder Público Municipal. “Á frente da CDL, Anselmo já mostrou que o comércio da cidade pode se tornar ainda mais forte, atraindo mais empregos e solicitando do Poder Público mais atenção para o comércio do centro e para os bairros. Precisamos de alguém que possa cobrar por demandas para a indústria, para o turismo e garantir que mais serviços públicos alcancem a nossa cidade. E Anselmo será essa voz”.
Para Anselmo, o apoio de Silvio reforça o quanto o diálogo entre os setores é importante. “Conhecemos bem as demandas do comércio e junto com Silvio estaremos mais próximos das necessidades da indústria, buscando melhorar a vida de centenas de trabalhadores do Pólo Industrial. Nosso foco é lutar por uma Ilhéus melhor, com mais emprego e melhor infraestrutura de serviços para atender ao que esperamos para a Ilhéus do presente e do futuro”.

Eleições 2024: a partir desta terça, eleitores só podem ser presos em flagrante ; entenda

A partir desta terça-feira (1º), os eleitores não podem mais ser presos. As exceções são para situações de flagrante ou para quem tiver contra si sentença penal por crime inafiançável – aqueles que não admitem o pagamento de fiança para liberação da prisão.

Urna eletrônica — Foto: Reprodução/TRE-RN

  • A medida tem como objetivo garantir o direito ao voto para o eleitor, evitando que uma restrição à sua liberdade de ir e vir se traduza em impedimento para exercer o direito de escolha de seus candidatos.

A restrição à prisão vai valer até o dia 8 de outubro. Até lá, além das exceções de detenção em flagrante e para cumprimento de pena, pode também ser preso quem descumprir o salvo-conduto concedido pela Justiça Eleitoral. O salvo-conduto é concedido pelo juiz a pessoas que sofrem violência, moral ou física na sua liberdade de votar.

No segundo turno, a restrição à prisão de eleitores estará em vigor entre os dias 22 e 29 de outubro. As reghras e exceções são as mesmas para o primeiro turno.

Adelia recebe o governador em Ilhéus nesta terça para caminhada da vitória

O governador Jerônimo Rodrigues vai caminhar ao lado da candidata a prefeita de Ilhéus Adélia Pinheiro (13), nesta terça-feira (1º), às 15h, com saída da Praça Santa Rita, no bairro da Conquista. Além da maior liderança política da Bahia, o ato reunirá milhares de apoiadores para a grande caminhada da vitória, além de deputados e secretários de estado.

O ato também será mais uma demonstração da força política de Adélia. Nos últimos 20 anos, ela será a primeira candidata a trazer o governador da Bahia, para participar diretamente da campanha em Ilhéus. Nesta campanha, ele já havia trazido para a cidade o senador Jaques Wagner e cinco ministros do governo Lula, entre eles o ex-governador Rui Costa.

A decisão do governador, de participar diretamente do pleito na cidade, também evidencia o papel estratégico de Ilhéus para a Bahia e o Brasil, em um contexto de polarização entre o campo democrático e popular, representado por Adélia, e o bolsonarismo, que está unido contra a candidata da Coligação Mudança pra Vida Melhorar.

Por isso, Adélia é a única candidata capaz de assegurar que Ilhéus estará de mãos dadas com os governos Jerônimo e Lula a partir de 1º de janeiro de 2025.

Yordan Bosco (MTB 2992)

600 sites de apostas bets serão banidos do país nos próximos dias, anuncia Haddad.

Haddad: “O bloqueio dos sites deverá ser feito pela Anatel. – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Agência Brasil

Até 600 sites de apostas online, as chamadas bets, poderão ser banidos do Brasil nos próximos dias se estiverem irregulares em relação à legislação aprovada pelo Congresso Nacional, disse hoje (30) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O bloqueio dos sites deverá ser feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

“A primeira providência será banir do espaço brasileiro as bets não regulamentadas. Há cerca de 500 ou 600 sites de apostas que vão sair do ar nos próximos dias, porque a Anatel vai bloquear no espaço brasileiro o acesso a esses sites”, disse o ministro.

Em entrevista à rádio CBN, o ministro recomendou que os apostadores façam o resgaste imediato do dinheiro para evitar perdas.

“Se você tem algum dinheiro em casa de aposta peça a restituição já, porque você tem o direito de ter seu valor restituído. Já estamos avisando todo mundo”, alertou.

:: LEIA MAIS »

Com a presença do Vereador e índio  Cláudio Tupinambá Olivença esteve em festa com os povos tradicionais

 Acabou neste sábado (28), um dos maiores eventos dos povos originários, Olivença celebrou na Tribo Igalha um seminário, cujo objetivo foi celebrar o movimento entre jovens e anciões da Aldeia que eles convivem.

Foram três dias de muita interatividade social em direção ao povo.

Para Cláudio Tupinambá o evento é mais um movimento de natureza celebrativa de uma gente que sempre sobre entender sua etnia.

Cláudio disse “eventos como este de minha parte aconteceria quase todos os dias, pois meu povo tem motivos de sobra para festejar e está unido em um só proposito”. Disse ele;

Ao logo de sua jornada enquanto representante de seu povo, o Vereador sempre esteve presente defendo a originalidade de seus ancestrais e sempre foi a luta em prol de todos.

Cláudio parabenizou a todos e se colocou em favor de  sempre está ao lado deles.

Quinze aspones que Lula levou a Nova York já somam mais de 600 viagens

A comitiva de 100 aspones que Lula levou para curtir a 79ª assembleia geral da ONU, em Nova York (EUA), impressiona pelo número. Só o gabinete pessoal do presidente levou 15 pessoas para o tour por conta do pagador de impostos. Levantamento da coluna, com dados do Portal da Transparência, mostra que os 15 escolhidos do gabinete do petista fizeram mais de 617 viagens desde que Lula tomou posse, em 2023. O valor total das viagens do gabinete de Lula passa de R$1 milhão.

Vai ficar pior  Os números são bem maiores. Convenientemente, o tour em Nova York ainda não consta na Transparência. É o jogo de esconde do governo.

Gastam sem dó Quem mais nos custou foi a assessora de Lula Paula Cristina, R$181,8 mil. Outros três assessores também bateram o custo dos R$100 mil.

Custo Janja. No bolo da gastança, com R$100.189,70 (até agora), está Taynara Pretto, consta 47 viagens. É a assessora da primeira-dama Janja.

Pinto voador

Recordista absoluto é assessor Edson Antônio Moura Pinto, foram ao menos 95 viagens sob gestão Lula. O custo: R$112.941,83.

Paulo Azi denuncia uso da máquina do Estado na eleição de Camaçari

Paulo Azi: “Se uma 

Odeputado federal Paulo Azi, presidente estadual do União Brasil, denunciou o uso da máquina do Estado pelo PT para interferir na eleição de Camaçari. Segundo o parlamentar, estão sendo realizadas sucessivas ações com uso do aparato institucional para beneficiar o candidato do partido, Luiz Caetano, que enfrenta Flávio Matos (União Brasil).

Azi criticou a inércia do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que não tem adotado ações para coibir esse tipo de situação. “O governador abandonou a administração do estado para se transformar num cabo eleitoral dos seus candidatos e será responsabilizado se alguma tragédia acontecer”, declarou

“O que está acontecendo em diversas cidades, mas especialmente em Camaçari, é um verdadeiro absurdo. Estão usando a máquina pública para beneficiar o seu candidato e prejudicar o adversário, o que é uma afronta à democracia e ao Estado Democrático de Direito. O que está acontecendo não tem precedentes e precisa ser devidamente apurado pelo Ministério Público e pela Justiça Eleitoral”, acrescentou.

Paulo Azi relatou que o governo está usando até a Polícia Militar. A cidade conta com a 59ª CIPM, que atua na Costa, e com o 12º Batalhão, responsável pelo restante do município. O parlamentar destaca, inclusive, que a prefeitura tem um convênio com a PM no valor anual de R$5 milhões para despesas de combustível e aluguel de carros e imóveis, entre outros. Contudo, o governo decidiu criar um novo comando para tratar da segurança nas eleições na região metropolitana de Salvador, colocando à frente o tenente coronel Wellington Morais Santos.

Nesta sábado (28), a primeira-dama de Camaçari, Ivana Paula, utilizou suas redes sociais para denunciar o que chamou de conduta misógina do tenente coronel, que atuou durante as celebrações do aniversário da cidade. Ela cobrou do governador Jerônimo Rodrigues (PT) adote providências. A publicação de Ivana mostra um vídeo em que mostra atuação truculenta do tenente, inclusive contra ela própria.

:: LEIA MAIS »

Itabuna: Chico França mostra a Augusto Castro como fazer pavimentação asfáltica correta

Chico França, no debate da Record TV Cabrália. – Divulgação.

O candidato Chico França (PL) mostrou ao prefeito Augusto Castro (PSD) como fazer uma pavimentação asfáltica dentro dos padrões técnicos e não o “asfalto sonrisal” que, segundo afirmou, a atual gestão municipal põe nas vias de Itabuna. No debate da Record TV Cabrália, ao ser questionado sobre o tema, engenheiro civil, Chico explicou a Castro que a pavimentação eficiente e durável depende da realização de drenagem, colocação da base e sub-base para depois se pôr o asfalto.

“Do jeito que vem sendo feito na gestão de Augusto Castro, sem atenção aos padrões técnicos, o asfalto logo se deteriora nas chuvas, abrindo crateras nas vias. É prejuízo para os cofres públicos que refaz inúmeras vezes a pavimentação ruim e para os motoristas que sofrem com os buracos, causadores de danos aos veículos”, disse Chico França.

Ao ser acusado pelo prefeito Augusto Castro de não ter deixado nenhum projeto quando foi secretário de infraestrutura de Itabuna, Chico enumerou uma série de propostas apresentadas por ele nos 80 dias que ficou no cargo.

“Inclusive, prefeito, a passarela sobre o Rio Cachoeira que o senhor interditou e até hoje continua com o acesso fechado à população”.

Chico França reagiu veementemente a outro equívoco de Augusto Castro. O prefeito falou que o candidato do PL ficara um período sem morar em Itabuna.

“Forasteiro aqui é o senhor, prefeito, que mora fora de Itabuna, no Condomínio Cidadelle, em outra cidade. E vive querendo gerir Itabuna de Salvador, onde tem residência no Pituba Ville”.

Os R$ 800 milhões de orçamento da educação dos últimos quatro anos também foram questionados por Chico França a Augusto Castro.

“Tanto dinheiro no caixa da prefeitura e as escolas abandonadas, prédios escolares caindo aos pedaços, mas o senhor tem preferido alugar imóveis de seu candidato a vice para servir de escolas, em vez de recuperar o patrimônio público. Isso é certo?”.

Bahia bate o Criciúma e se mantém no G-6 do Brasileirão


O Bahia fez o dever de casa, bateu o Criciúma por 1 a 0, neste domingo – Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahis

OBahia venceu o Criciúma por 1×0 na noite deste domingo (29), na Arena Fonte Nova, em partida válida pela 28ª rodada do Brasileirão. O gol da partida foi marcado por Cauly, que completou 100 jogos com a camisa do Esquadrão.

Com o resultado, o Bahia chegou a 45 pontos e se manteve na sexta colocação.

Na próxima rodada, no sábado, o Bahia recebe o Flamengo, na casa de Apostas Arena Fonte Nova, às 19h. O Criciúma volta a campo na próxima quinta-feira, quando encara o Atlético-GO, no Heriberto Hulse, às 19h (horário de Brasília).

O jogo

Na primeira metade do tempo inicial, o Bahia conseguiu criar boas jogadas para chegar à defesa adversário, no entanto, não concluiu em gol.

Na primeira oportunidade, Everton Ribeiro deu belo passe pra Jean Lucas, mas o zagueiro do Criciúma cortou antes do camisa 6 conseguir finalizar. Depois, aos 12, Cauly achou Everaldo na área e o 9 bateu cruzado, Thaciano desviou, mas bola encobriu a meta.

O Esquadrão abriu o placar aos 33, com Cauly. Arias arrancou pela direita, foi até a linha de fundo e cruzou para atrás. O camisa 8, então, finalizou de primeira, a bola quicou no gramado e ficou sem chances para o goleiro Gustavo.

A chance de ampliar veio aos 36, com uma cabeça de Thaciano. O goleiro do Criciúma precisou se esticar para colocar pela linha de fundo. Atrás no placar, o Criciúma começou o segundo tempo indo mais ao ataque, o que deu espaços para o Bahia explorar a velocidade. Aos cinco, Juba avançou pela esquerda e finalizou com força, Cauly aproveitou o rebote e cabeceou, mas o goleiro conseguiu defender.

 



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia