Na tarde desta sexta feira, uma multidão de pessoas caminharam pelas ruas da cidade de Ilhéus, em apoio à candidatura de Adélia pinheiro e Augustão.
O Vice prefeito de Ilhéus pelo (PSB) Bebeto Galvão marcou presença com toda sua equipe, e correligionários, o presidente do seu partido, entre outras pessoas lá também estava Mauricio Galvão que é candidato a vereador pelo mesmo partido. ao lado da candidata Adélia e Augustão
Ao lado da candidata a prefeita, o ministro da Casa Civil, Ruy Costa, Bebeto Galvão Vice Prefeito da cidade, Augustão candidato a Vice na chapa, o deputado Rosemberg Pinto e demais pessoas, caminharam pela Avenida princesa Isabel, saindo da Avenida Itabuna.
Segundo Rui Costa, é hora de intensificar a caminhada, em todo o município, levando a certeza de que Adélia é a única pessoa que pode projetar nossa cidade para o futuro. “Eu vim aqui pedir para o povo de Ilhéus votar no 13, votar em Adélia”, cravou ele em sua fala.
Agradecimento – Nunca uma mulher esteve tão bem-posicionada quanta Adélia na disputa da Prefeitura de Ilhéus. Hoje, ela tem grandes chances de se tornar a primeira prefeita da história da cidade.
Feliz com a grandiosidade do ato, Adélia agradeceu a presença maciça da população na caminhada e ressaltou o significado da participação direta do ministro Rui Costa na campanha. “É uma riqueza”. Eka também frisou a aliança feita com o PSB e disse ser de fundamental importância para o processo de vitória.
Ela também agradeceu o apoio de todos os candidatos e candidatas à Câmara de Vereadores e de lideranças como os deputados federais Paulo Magalhães e Josias Gomes, o deputado estadual Rosemberg Pinto e o titular da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, Bebeto Galvão e sua equipe.
Leonardo Nascimento passou 35 minutos dentro de elevador no PAF
Leonardo Nascimento Crédito: Marina Silva
Um professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) ficou preso dentro de um elevador do campus de Ondina, em Salvador, na manhã desta sexta-feira (13). Leonardo Nascimento passou 35 minutos dentro do ascensor no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC).
Ele é professor do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) e tem um laboratório de humanidades digitais localizado no IHAC. Nesta manhã, estava indo trabalhar e observar as atividades do laboratório, mas ficou preso no PAF V, pavilhão de aulas que abriga o instituto.Elevador interditado no IHAC Crédito: Marina Silva
Por 35 minutos, ninguém o socorreu, até que o professor entrou em contato com a Engeltech, responsável pelos elevadores. Funcionários da empresa o retiraram de lá. Segundo Leonardo, estudantes já ficaram presos no elevador em outros episódios, com problemas recorrentes na máquina.
A Ufba foi procurada, por meio da assessoria de imprensa, mas não deu retorno à reportagem. Após a publicação desta reportagem, a diretoria do departamento enviou uma nota ao CORREIO.
“A Direção do IHAC comunica que todas as medidas foram tomadas prontamente pela GERAF, acionando a empresa Engeltech para o pronto atendimento (número de requisição 148432024). Reiteramos que, embora as condições no prédio possam promover intercorrências desse tipo, temos certeza de que somos um lugar de acolhimento e cuidado com os/as que aqui transitam”, assina Luís Augusto Vasconcelos, diretor do IHAC.
Senador Marcos do Val (Podemos-ES) – Foto: Diário do Poder
CLÁUDIO HUMBERTO
Em entrevista ao podcast Diário do Poder, o senador Marcos do Val (Pode-ES) disse acreditar que o pedido de impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes deverá ser analisado no plenário do Senado. Segundo placar informal da oposição, 36 senadores já são favoráveis, apenas cinco a menos que o necessário. Impeachment de ministro precisa ser aceito pelo presidente do Senado, aprovado em comissão especial e admitido pelo plenário com o apoio de 41 senadores.
Outra escalada
Aprovar o impeachment, após a admissão, durante o julgamento no plenário do Senado, requer dois terços dos votos; 54 senadores.
29 indefinidos
Senadores como Ciro Nogueira (PP-PI), Confúcio Moura (MDB-RO), Mecias de Jesus (Rep-RR) e Mara Gabrilli (PSD-SP) estão “indecisos”.
Votos-chave
Atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e seu provável sucessor Davi Alcolumbre (União-AP) também estão “indecisos”.
O técnico Rogério Ceni comentou a derrota por 1×0 do Bahia diante do Flamengo, na partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil, no Maracanã. O resultado eliminou o Esquadrão da competição. O treinador analisou a partida:
“Como postura, acho que deixamos a desejar um pouco. Reconheço que jogamos abaixo do que todos esperavam e, animicamente, acho que deixamos a desejar. Eu esperava que produzíssemos mais no dia de hoje. Acho que não perdemos a classificação hoje, mas fomos abaixo do que poderíamos entregar.”
Ceni também falou sobre o sistema ofensivo e disse que é preciso voltar a ser mais incisivo:
“Entendo que precisamos melhorar ofensivamente. Construímos bem as jogadas, mas não temos conseguido ser incisivos. Não temos conseguido agredir essa parte do campo com qualquer atacante que colocamos em campo. Hoje, com exceção dos 10 primeiros minutos, não tivemos oportunidades de vencer depois daquele primeiro lance. Foi muito pouco no jogo.”
O treinador também comentou sobre o foco no Campeonato Brasileiro e afirmou que o final da competição será bastante disputado, diante do crescimento de outras equipes na disputa:
“Começamos bem o Campeonato Brasileiro, mas, nos últimos jogos, nosso aproveitamento ofensivo caiu. Vamos tentar corrigir e valorizar quem temos aqui, e são com esses jogadores que vamos tentar alcançar nossos objetivos, que é ter um calendário cheio para o ano que vem. Vamos ter que encontrar soluções para seguir brigando pelas posições em que nos encontramos. Será um final de ano bem disputado. Vamos ter que melhorar e voltar a jogar como jogamos nos meses de abril e maio.”
A Mega-Sena sorteou nesta quinta-feira (12) os números pelo concurso 2773. A estimativa do prêmio é de R$ 50 milhões e o sorteio foi transmitido às 20h pelo YouTube da Caixa Econômica.
A transmissão para acompanhar os resultados começa a partir das 20h. (Foto: Canva)
Os voos terão três frequências semanais e serão operados por modernas aeronaves Airbus A350 – Foto: Joá Souza/GOVBA
Apartir de 28 de outubro, começa a operar o tão aguardado voo direto, ida e volta, entre Salvador e Paris. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (12), durante coletiva de imprensa, no Hotel Fasano, na capital baiana, com a presença do secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar – representando o governador Jerônimo Rodrigues -, e do diretor-geral do Grupo Air France-KLM na América do Sul, Manuel Flahaut.
Mais de mil assentos serão oferecidos por semana para o estado. Os voos terão três frequências semanais – segundas, quintas e sábados – e serão operados por modernas aeronaves Airbus A350, com um tempo estimado de 10 horas de viagem. O aeroporto francês escolhido para receber os baianos é o Charles de Gaulle, em Paris. Os voos sairão de Salvador às 18h50, chegando em Paris às 8h20 da manhã seguinte e, na capital francesa, conectará com os mais de 180 destinos. A atração de voos internacionais tem sido um trabalho contínuo do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), com o objetivo de promover e consolidar o destino Bahia para o mundo.
O Airbus A350 possui 324 assentos, divididos em três cabines, sendo 34 assentos na cabine de Business, 24 em Premium Economy e 266 em cabine Economy. A aeronave é um modelo de última geração que utiliza 67% de materiais mais leves, consumindo 25% menos combustível do que aeronaves de gerações anteriores e reduzindo em cerca de 40% a pegada de ruído.
A Bahia é líder no turismo nacional, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e a capital baiana é o quinto destino da Air France no Brasil, que já opera em São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Belém. “A chegada da Air France à Bahia representa um marco para o nosso turismo. A facilidade de acesso, a diminuição de conexões ou conexões rápidas estimulam as viagens e nós temos certeza que, com essa conexão, a Bahia vai estar mais próxima do mundo, o mundo vai ter mais facilidade de conhecer as especificidades do patrimônio natural baiano, do patrimônio arquitetônico colonial, do nosso patrimônio histórico e principalmente do nosso patrimônio cultural”, destacou Maurício Bacelar.
Foto: Joá Souza/GOVBA
Para quem já está sonhando em embarcar para Paris e conhecer os pontos turísticos mais famosos, como a Torre Eiffel e o maior museu de arte do mundo, o Louvre, além de explorar atrações icônicas como a Disneyland Paris, os bilhetes já estão à venda no site da companhia: wwws.airfrance.com.br.
O Timão avançou à semifinal da Copa do Brasil. / Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians/Divulgação
Empurrado pela sua Fiel torcida, o Corinthians derrotou o Juventude por 3 a 1, na noite desta quarta-feira (11), e se classificou para a semifinal da Copa do Brasil. O Timão garantiu a vaga porque devolveu o revés de 2 a 1 que sofreu no confronto de ida das quartas de final.
Agora o Corinthians aguarda a partida entre Bahia e Flamengo, na próxima quinta-feira (12) no estádio do Maracanã, para conhecer o seu adversário na semifinal da competição. Na partida de ida o Rubro-Negro triunfou por 1 a 0 mesmo atuando em Salvador.
Precisando vencer, o Corinthians abriu o placar logo aos 28 minutos, com o paraguaio Ángel Romero com chute cruzado. Mas o Juventude mostrou coragem e conseguiu igualar antes do intervalo. Aos 40 minutos o goleiro Hugo Souza acabou desviando a bola para o gol defendido por ele mesmo após Alan Ruschel levantar a bola na área.
Após o intervalo o Corinthians assumiu o controle da partida e conseguiu garantir o resultado necessário para a classificação graças a gols de Zé Marcos (contra aos 36 minutos) e de André Ramalho (aos 51 minutos).
Classificação nos pênaltis
Outra equipe a avançar para as semifinais da Copa do Brasil nesta quarta foi o Vasco, que, após ser derrotado pelo Athletico-PR por 2 a 1 em Curitiba, garantiu a classificação ao vencer a disputa de pênaltis por 5 a 4.
A vaga teve que ser disputada nas penalidades máximas porque na ida, em São Januário, o Cruzmaltino venceu por 2 a 1.
Na próxima etapa da competição o Vasco mede forças com quem passar entre São Paulo e Atlético-MG.
Chico França: “É muito comum os vereadores desempenharem o papel de despachante”.
Ocandidato a prefeito Chico França (PL) pretende democratizar e desburocratizar o acesso da população aos serviços públicos de saúde em Itabuna.
“Se eu for eleito, o cidadão itabunense não vai precisar mais ficar pedindo a um e a outro para conseguir fazer uma consulta ou um exame”, afirma.
Segundo Chico França, é muito comum os vereadores desempenharem o papel de despachante, quando seus eleitores precisam fazer a marcação dos atendimentos médicos na rede municipal de saúde pública.
“O vereador não pode ser um despachante político dos serviços de saúde pública. A função dele não é essa. É legislar e fiscalizar o Poder Executivo. Representar o povo. Se assumiu essa função é porque o sistema de saúde municipal não está funcionando bem”, afirma o candidato de Bolsonaro.
Chico França planeja implantar uma central de marcação eficiente com atendimento presencial e remoto, por telefone e WhatsApp, que dê autonomia ao cidadão, acabando com a necessidade do despachante político. :: LEIA MAIS »
O Flamengo venceu o jogo de ida na Fonte Nova e se classifica hoje até mesmo com um empate – Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia/Divulgação.
Agência Brasil
Flamengo e Bahia se enfrentam, a partir das 21h45 (horário de Brasília) desta quinta-feira (12) no estádio do Maracanã, em busca de uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil. Após vencer o confronto de ida das quartas de final por 1 a 0, o Rubro-Negro da Gávea avança até mesmo com um empate na partida que contará com a transmissão da Rádio Nacional.
Apesar de atuar diante de sua torcida e de contar uma pequena vantagem construída no confronto de ida, a equipe comandada pelo técnico Tite terá um enorme desafio pela frente. Isto porque não poderá com jogadores importantes.
Pedro, Michael, Cebolinha e os uruguaios De La Cruz está e Viña são ausências certas por causa de problemas físicos. Também estão fora os reforços Alex Sandro, Alcaraz e Gonzalo Plata, que ainda não estão regularizados para defender o Rubro-Negro na Copa do Brasil, além de Carlinhos, que defendeu o Nova Iguaçu pela competição.
A expectativa fica por conta do aproveitamento de Varela, Pulgar, Gerson e Fabrício Bruno, que estiveram em ação na Data Fifa. Com isso, o Flamengo deve entrar em campo com: Matheus Cunha; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Léo Ortiz, Pulgar, Gerson e Arrascaeta; Luiz Araújo e Bruno Henrique.
Já o Bahia terá de exorcizar um incômodo tabu para avançar na competição. Isso porque Rogério Ceni, como técnico, nunca venceu ou empatou com o Flamengo, apenas perdeu. Para tentar alcançar este objetivo o Tricolor vai contar com força máxima, e deve entrar no gramado com: Marcos Felipe; Santiago Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly; Thaciano e Everaldo.
Transmissão da Rádio Nacional
A Rádio Nacional transmite Flamengo e Bahia com a narração de Rodrigo Campos, comentários de Rodrigo Ricardo e reportagem de Bruno Mendes.
Cerca de 500 pessoas ajudaram a combater o incêndio que destruiu uma pousada em Morro de São Paulo, destino turístico de Caíru, na Bahia, na noite desta terça-feira, 10. A informação é da empresária Camila Reis, proprietária de um depósito que também foi atingido.
Em entrevista ao Portal A TARDE, a proprietária da loja de conveniência ‘Vinho e Mais’ relembra com tristeza as perdas que terá que arcar, já que ela guardava os itens do estabelecimento no depósito que foi atingido. Ela estima um prejuízo de R$ 50 mil.
“No depósito eu guardava os produtos da minha loja, que fica na 1ª praia. O local fica atrás dos chalés que foram tomados pelo fogo. Tive um prejuízo bastante significativo, em torno de R$ 50 mil. Até porque recebi novas mercadorias e tinha guardado tudo lá. Além do depósito, o telhado de um apartamento que eu tenho no local também foi atingido. Claro que nada se compara com a perda do meu amigo [o proprietário da pousada totalmente destruída], mas terei que trabalhar dobrado para conseguir me recuperar dessa perda material. E graças a Deus tivemos ajuda de mais de 500 pessoas que se mobilizaram para controlar as chamas”, comentou.
O guia de turismo Randerson Santos Praxedes, conhecido como Gavião Tour, foi uma das pessoas que ajudaram a apagar as chamas. Ao Portal A TARDE, disse que não pensou duas vezes em ajudar quando viu o tamanho do incêndio.