
:: ‘Geral’
Polícia realiza ação em Guanambi contra criminosos do Rio de Janeiro
A Polícia Civil da Bahia cumpriu mandados de busca e apreensão, em residências e em um estabelecimento comercial, no município de Guanambi, na quinta-feira (16), contra suspeitos de integrar um grupo criminoso do Rio de Janeiro, responsável pela lavagem de dinheiro, oriundo do roubo de veículos cometidos por traficantes integrantes daquela organização.
As ações realizadas em Guanambi resultaram na apreensão de dois veículos, sete aparelhos celulares, dois notebooks, dois computadores, cinco folhas de cheque em branco, sete HD’s, um pendrive e a quantia de R$ 9.800, em espécie, localizados em três residências e em um estabelecimento comercial dos suspeitos.
Dono da Internacional Travessias anuncia que vai operar também para Morro de São Paulo

Como se não bastassem os péssimos serviços do Sistema Ferry-boat, a população da Bahia pode ser “contemplada” com mais uma ação da concessionária Internacional Travessias, no Estado. A companhia do empresário Luiz Carlos Castanhede está anunciando que além do ferry-boat, que faz a ligação marítima entre Salvador e Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, vai operar também uma linha de catamarã ligando Salvador ao Morro de São Paulo e outra de Salvador à Ilha de Itaparica.
Isto mesmo: o dono da Internacional Marítimo (Maranhão), Luiz Castanhede, que é o mesmo proprietário da Internacional Travessias (Bahia), afirmou ao inaugurar um catamarã em São Luiz do Maranhão que a embarcação “vai para a Bahia” operar a Travessia Salvador-Morro de São Paulo, que é uma concessão do Governo do Estado.
Como é então que o proprietário da Internacional já está mandando para a Bahia catamarãs para operar na linha Salvador-Morro de São Paulo sainda está em andamento? A afirmação feita pelo dono da Internacional Travessias, em vídeo gravado, é no mínimo polêmica e contraditória, levando-se em consideração que o processo licitatório da linha Salvador-Morro de São Paulo com licitação que sequer aconteceu e que vai até o dia 28 de maio. :: LEIA MAIS »
Chuvas agravam situação da população de rua em Porto Alegre
Publicado Por Alex Rodrigues – Repórter da Agência Brasil – Brasília
As consequências das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul obrigaram ao menos 80 mil pessoas a, em algum momento, deixarem suas casas e irem para um abrigo público ou de entidades assistenciais. Além disso, agravam a vulnerabilidade da população que já vivia nas ruas, principalmente em Porto Alegre.

“Isso ampliou ainda mais o drama que essas pessoas já viviam”, disse à Agência Brasil o coordenador da Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de Porto Alegre, Elton Bozzetto. Segundo ele, as chuvas intensas e as consequentes inundações e alagamentos ampliaram a “fragilidade” dos serviços oferecidos à população em situação de rua.
Como exemplo, Bozzetto citou o caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA), na região central da capital gaúcha, que acolhe pessoas em situação de vulnerabilidade e foi severamente afetada pelas chuvas.
“A EPA, uma das duas únicas escolas do Brasil abertas à população em situação de rua, foi totalmente alagada. Com isso, o trabalho com mais de 100 pessoas que era feito na escola, hoje, está sendo feito nas ruas”, disse Bozzetto sobre a escola, cujas redes sociais contém pedidos de ajuda aos estudantes castigados pelas chuvas.
Ainda de acordo com Bozzetto, a capital gaúcha conta com apenas quatro abrigos municipais e 18 pousadas contratadas pela prefeitura para acolher a população em situação de rua. O número de vagas, contudo, já era considerado insuficiente antes mesmo da atual catástrofe climática.
98% dos territórios Quilombolas no Brasil estão ameaçados, aponta estudo

FOTO: LUÍS HENRIQUE WANDERLEY/AGÊNCIA DE NOTÍCIA DO ESTADO DO MA
Atualmente, o Brasil registra cerca de 1,3 milhão de pessoas que se identificam como quilombolas, segundo dados do IBGE. Existem 485 quilombosreconhecidos, dos quais 347 ainda estão em processo de titulação. Esses territórios ocupam 3,8 milhões de hectares, o que representa 0,5% do território nacional.
O estudo destaca que “obras de infraestrutura e outros projetos agropecuários e de mineração são planejados, implementados e medidos conforme expectativas setoriais e segundo metas macroeconômicas, mas desconectados das reais demandas sociais locais.” Os pesquisadores apontam que isso tende a resultar em violações de direitos, perda de oportunidades socioeconômicas e estrangulamento dos modos de vida e uso dos recursos naturais das comunidades quilombolas.
Governo federal propõe aumento de 13% a 31% a professores até 2026
Por: Agência Brasil
Em greve há um mês, os professores de universidades e colégios federais receberam uma proposta de aumento de 13,3% a 31% até 2026. No entanto, os aumentos só começariam em 2025.
Os índices de reajustes deixarão de ser unificados e variarão com base na categoria. Os que ganham mais terão o aumento mínimo de 13,3%. Quem recebe menos ganhará o reajuste máximo de 31%. Segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), essa é a última oferta do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) aos professores de ensino superior.
Com o reajuste linear de 9% concedido ao funcionalismo federal em 2023, o aumento total, informou o MGI, ficará entre 23% e 43% no acumulado de quatro anos. A pasta ressaltou que o governo melhorou a oferta em todos os cenários e que os professores terão aumento acima da inflação estimada em 15% entre 2023 e 2026. A proposta anterior previa reajuste zero em 2024, 9% em 2025 e 3,5% em 2026. Somado ao reajuste linear de 9% concedido ao funcionalismo federal no ano passado, o aumento total chegaria a 21,5% no acumulado de quatro anos. Com a proposta em mãos, o Andes fará novas rodadas de assembleias para definir a resposta a ser dada até o próximo dia 27. Originalmente, os professores esperam contraproposta à reinvindicação de reajuste salarial de 22,71%, com pagamento ainda no segundo semestre deste ano.
Os professores querem também que o governo recomponha o orçamento das universidades federais e revogue normas que prejudicam a carreira docente, baixadas no governo anterior. Na terça-feira (21), o MGI se reunirá com os técnicos administrativos das instituições de ensino superior, que estão em greve desde o início de março, para apresentar uma proposta.
Morre Missinho, primeiro vocalista da Banda Chiclete com Banana, aos 64 anos

Morreu nesta quinta-feira, 16 de maio, aos 64 anos, o cantor Missinho, primeiro vocalista da banda Chiclete com Banana. Segundo informações da família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. Missinho foi internado no Hospital Roberto Santos, em Salvador, no início de maio, devido a uma crise renal. Durante os 15 dias de internação, seu quadro se agravou em função do diabetes.
Edmilson de Amorim Ferreira, conhecido como Missinho, ingressou na banda Chiclete com Banana em 1980, quando o grupo ainda se chamava Scorpions. Ele foi responsável por sucessos como “Jamaica”, “Tiete do Chiclete”, “Lua Menina”, “Olhos da Noite”, “No Lume da Fogueira”, “Sementes” e “Mistério das Estrelas”. :: LEIA MAIS »
Acidente com ônibus na BR-324 deixa quatro feridos
Um acidente na BR-324 deixou quatro pessoas feridas na manhã desta quinta-feira (16), após um ônibus tombar na via. As vítimas incluem três adultos e uma criança, todos com ferimentos leves atendidos no local.
O ônibus partiu de São Mateus, no Espírito Santo, com destino a Salvador. No momento do acidente, havia 12 adultos e duas crianças a bordo, segundo informações da TV Bahia.
Até as 11h, o veículo permanecia tombado na rodovia. Estilhaços de vidro, janelas e para-brisas estavam espalhados pelo local, mas o trânsito não foi afetado.
Um vídeo registrado por testemunhas mostra populares ajudando no resgate das vítimas. Não há mais passageiros no local.

Astro em ascensão no boxe, Jake Paul não sentiu vergonha em expressar os seus sentimentos às vésperas de enfrentar um dos maiores nomes da história do esporte. Na coletiva de imprensa para divulgar o seu duelo com Mike Tyson, o influenciador digital mostrou respeito pela lenda da nobre arte e admitiu que está com medo de dividir o ringue com o ‘Iron’ no dia 20 de julho.
“Há anos que nos desafiamos e finalmente conseguimos fazer acontecer na Netflix, a maior plataforma do mundo. As coisas continuam ficando maiores e melhores. Mike queria isso, que fosse uma luta profissional. Ele quer guerra. Respeito isso. O respeito por ter aceitado essa luta, por tentar acabar comigo. É isso que todos esses lutadores estão tentando fazer, acabar com o youtuber. Se Mike puder fazer isso, será um herói. Sei que será difícil, que terei que lutar contra as adversidades, que posso ir à lona. Estou com medo, não me interpretem mal, mas não se trata do medo me impedindo. Trata-se de entrar mesmo que eu esteja com medo. Isso é a verdadeira coragem”, disse Jake.















