:: ‘Geral’
ILHÉUS: Seu Jorge ataca mais uma vez no comércio de Ilhéus

Na tarde desta quinta feira (09), o andarilho homem de rua, conhecido pelo pré nome de Jorge, apelidado com o mesmo nome, atuou de forma criminosa na cidade, “furtou” uma ótica subtraindo dois objetos.
De acordo com informações chegadas até o correio, os itens subtraídos teriam sido dois óculos. Óculos de marca (grife famosa), que tem um valor considerável, Polícias da 68ª (CIPM) Companhia de Policia Militar conseguiram recuperar os itens furtados
Os objetos foram devolvidos para a empresa, seu Jorge foi liberado através da presença de um funcionário da assistência social, devido ao seu quadro agravado de saúde Psiquica / mental, não cabendo assim uma custódia / Prisão.
VI Jornada de Odontologia da Faculdade de Ilhéus será de 15 a 17 de maio
![]()
Já considerado um fórum de debates inovador, a Jornada de Odontologia da Faculdade de Ilhéus (JOFI) acontecerá no período de 15 a 17 de maio, em sexta edição, no auditório Professora Adélia Maria Carvalho de Melo, com palestras sobre os mais contemporâneos temas da profissão. O evento contará com a participação de nove palestrantes de renome no cenário regional e nacional da Odontologia, além de quatro workshops que abordarão conhecimentos práticos atuais da Odontologia. As inscrições estão abertas.
Na abertura da VI JOFI, dia 15, quarta-feira, às 18h30min, o professor doutor Eli Luis Namba vai falar sobre “Odontologia do Esporte: Uma nova Especialidade”. A jornada prossegue nos dias 16 e 17 com atividades das 8 às 12 horas e das 13h30min às 18 horas, com palestras e workshops.
CNH Social: Saiba o passo a passo para tirar sua CNH Grátis

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Social é um programa do governo federal que oferece a oportunidade de tirar ou renovar a carteira de motorista de forma gratuita para pessoas de baixa renda. Quem tiver interesse basta atender os requisitos abaixos e / ou prencher os documentos solicitados.
Quem pode solicitar a CNH Social?
Para ter direito à CNH Social, é necessário atender a alguns requisitos, como:
- Ser brasileiro ou ter residência permanente no Brasil;
- Ter no mínimo 18 anos;
- Saber ler e escrever;
- Ter renda familiar mensal bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo;
- Estar desempregado ou trabalhar em atividades informais;
- Não ter sido multado por dirigir sem CNH nos últimos 12 meses;
- Não ter CNH cassada ou suspensa nos últimos 3 anos.
Como solicitar a CNH Social?
O processo de solicitação da CNH Social pode variar de acordo com o estado. Em geral, os seguintes passos são necessários:
- Procurar o órgão responsável pela emissão da CNH em seu município.
- Apresentar os documentos necessários, como carteira de identidade, CPF, comprovante de renda e de residência.
- Fazer a inscrição no programa.
- Passar pelos exames médicos, teóricos e práticos de direção.
- Aguardar a aprovação e a entrega da CNH.
Documentos necessários:
- Carteira de identidade;
- CPF;
- Comprovante de renda familiar atualizado (holerite, extrato bancário, carteira de trabalho com anotações atualizadas, etc.);
- Comprovante de residência atualizado (conta de luz, água, telefone, etc.);
- Duas fotos 3×4 recentes;
- Certidão de nascimento ou casamento (se for casado);
- Certidão de estado civil (se for solteiro, divorciado ou viúvo);
- Título de eleitor;
- Certificado de dispensa do serviço militar (se for homem);
- Comprovante de escolaridade (mínimo 8º ano do ensino fundamental).
Benefícios da CNH Social:
A CNH Social oferece diversos benefícios aos seus beneficiários, como:
- Aumento da empregabilidade: A carteira de motorista abre portas para diversas oportunidades de trabalho, principalmente em áreas que exigem transporte próprio.
- Maior autonomia: A CNH permite que as pessoas se locomovam com mais liberdade e independência, sem depender de transporte público ou de outras pessoas.
- Melhoria da qualidade de vida: A possibilidade de dirigir pode contribuir para a inserção social, o acesso a serviços e o lazer, proporcionando uma melhor qualidade de vida.
Onde encontrar mais informações?
Para mais informações sobre a CNH Social, você pode consultar os seguintes sites:
- Ministério dos Transportes: http://portal.infraestrutura.gov.br/
- Departamento Nacional de Trânsito (Denatran): https://portalservicos.senatran.serpro.gov.br/
- Secretaria de Estado de Transportes do seu estado.
Produção de farinha de mandioca em nova unidade de beneficiamento de Vereda deve injetar R$ 4 milhões de reais por ano na economia do município

Outros investimentos nas áreas de educação, infraestrutura e saúde foram anunciados para a cidade
Dando continuidade à maratona de entregas pelo extremo sul da Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues esteve, na tarde desta quarta-feira (8), em Vereda. A cidade, que tem pouco mais de seis mil habitantes, recebeu o aporte de R$ 7 milhões de reais em investimentos do Governo do Estado. Os recursos foram aplicados na entrega do Mercado Municipal, construção de uma unidade de beneficiamento de derivados de mandioca, obra pavimentação das ciclofaixas no trecho da BA-690 que dá acesso à sede do município, e ainda, um trator, uma ambulância, kits parto e kit UBS.
O governador destacou a relevância da entrega do Mercado Municipal, um equipamento que irá movimentar a economia da cidade. “A entrega deste mercado é especial, é o primeiro do município, feito em parceria com a prefeitura, na obra e na gestão, então merece todo o cuidado, todo zelo, para garantir que possa ter sucesso. E eu espero que o prefeito Manrick possa bater na minha porta pra dizer que o mercado está pequeno, que Vereda quer mais; será um sinal de que estará gerando renda e emprego”, projetou Jerônimo.
A construção do Mercado Municipal Josias Fernandes Gobira soma um investimento de R$ 1,6 milhão de reais, e promete transformar a vida dos pequenos agricultores e comerciantes locais. O equipamento é uma garantia de renda para as famílias locais, como a do agricultor Arlindo Bispo Souza, 72 anos, que terá um dos 16 boxes para comercializar alimentos no novo mercado. “Agora tenho um ponto fixo para vender as minhas verduras. É um momento especial para nós, porque são muitos os benefícios para a região. Em pouco tempo, o Governo da Bahia já tem feito muitas coisas, como asfalto, trouxe água e agora o mercado. Com certeza, a nossa renda vai aumentar bastante”, comemorou. :: LEIA MAIS »
ITAJUIPE: Jacaré foi encontrado em quintal de uma cassa

Uma casa localizada na Rua Pitangueiras foi o endereço em que um visitante ilustre resolveu aparecer sem bater à porta.
O animal Vertebrado da espécie Crocodilo, que quando ameaçado ataca com garras ferozes, que podem mutilar pessoas, apareceu fora do seu habitar.
O bixo rastejante entrou em um quintal de uma casa e de pronto a família acionou o corpo de bombeiros para a retirada do mesmo.
Os profissionais se dirigiram da cidade de Itabuna e de pronto foram atender o solicitado recambiando o mesmo para o setor de Biologia de uma determinada Unidade de ensino onde este receberá os primeiros atendimentos e cuidados para em seguida ser solto na natureza.
O corpo de Bombeiros orienta as pessoas que ao avistarem esse tipo de individuo fazerem contato com os setores responsáveis por sua captura.
Os Bombeiros orientam ainda as pessoas que ao se encontrar com algum animal que não seja doméstico ou de costume família de sua propriedade nunca tentar pegar.
Pegar um animal sem os devidos equipamentos ou hábito de captura é muito perigoso, existe o estresse do animal as reações de defesa pode fazer o mesmo atacar quem chegar próximo, é aí onde o perigo se esconde.
Em Vereda, nesta quarta (8), governador entrega obra de pavimentação na BA-690 e mercado municipal recuperado

O governador Jerônimo Rodrigues cumpre agenda no município de Vereda, no extremo-sul da Bahia, a partir das 15h desta quarta-feira (8). Serão entregues o trecho da BA-690 que dá acesso à sede do município e passou por obras de pavimentação, o Mercado Municipal e uma casa de farinha e fécula, que foram reformados. Também serão entregues um trator, uma ambulância do Samu e kits Parto e UBS.
Ainda em Vereda, Jerônimo vai autorizar a assinatura de diversos convênios, que incluem a construção de um auditório na Escola Arlete Alves da Silveira Silva, uma quadra coberta no Colégio Albino Caetano e uma UBS no distrito de São João da Prata, e também as reformas da Escola Liege Dantas e do Estádio Municipal de Vereda, entre outras ações.
Orientação à imprensa :: LEIA MAIS »
Esgotamento sanitário, é tema de encontro com futuros beneficiados em Ilhéus graças a manifestação do Vereador Augustão

Os investimentos da 2ª etapa de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Ilhéus foram o tema de uma reunião que contou com a participação de técnicos e gestores da Embasa, lideranças comunitárias, moradores e o representante do poder legislativo municipal Carlos Augusto Augustão.
Cerca de 25 pessoas participaram do encontro realizado no final de abril no salão da Paróquia São João Batista, no bairro Pontal. Os futuros beneficiados por esta etapa do empreendimento, com investimentos da ordem de R$ 23,3 milhões, foram informados sobre o andamento da obra, que hoje atinge 86% do previsto, e que passará a atender neste momento, os bairros Sapetinga, parte do Pontal e parte do bairro Nossa Senhora da Vitória.
Em seu pronunciamento, o Vereador Augustão fez questão de elevar a importância do trabalho ora posto a comunidade – mas, frisou também que o ordenamento de cada localidade atingida deve ser algo proposto de forma efetiva de modo a não causar transtornos à população.
O gerente de obras da Embasa, Giancarlo Barbosa Bezerra, reforçou sobre a importância das intervenções que vão contribuir com a despoluição da Baía do Pontal. “O foco nesse momento é garantir a funcionalidade da rede coletora de esgoto implantada, que está tendo o seu funcionamento prejudicado pelo subdimensionamento da rede de drenagem da região do Pontal. Cabe reforçar que a Embasa não opera redes de drenagem e que as águas das chuvas não podem ser escoadas nas redes coletoras de esgoto. Ao fim desta segunda etapa do empreendimento, o plano é continuar os avanços em expansão para beneficiar novas áreas de Ilhéus”, afirma o engenheiro da Embasa. :: LEIA MAIS »
Augustão se reúne com trabalhadores para apresentar políticas públicas para zona rural

O pré-candidato a prefeito de Ilhéus pelo PDT, Augustão, se reuniu na manhã desta terça-feira(07) com trabalhadores rurais da Fazenda Riachuelo para discutir uma série de políticas públicas, serviços e melhorias para as comunidades do interior do município. Durante o encontro, Augustão relatou que as comunidades da zona rural de Ilhéus vêm sofrendo com o abandono, a falta de serviços nas áreas de saúde, educação, transportes, apoio para a agricultura e oportunidades de emprego.
De acordo com ele, é preciso mudar essa história no município e escolher gestores que conheçam de perto a realidade do povo, que tenha a sua origem humilde, tenha sofrido na pele e que possa lutar de verdade para garantir as políticas públicas e os direitos dos moradores de toda a cidade, principalmente da zona rural. :: LEIA MAIS »
ILHÉUS: Juiz Alex Vinicius Campos Miranda é o novo titular da 26ª Zona eleitoral de Ilhéus

Através da Portaria nº 465, publicado no DJE desta segunda-feira, 06.05.2024, o Juiz ALEX VINÍCIUS CAMPOS MIRANDA é o novo titular da 26ª Zona Eleitoral de Ilhéus.
Com atuações nas Zonas Eleitorais de Amargosa e Ibicaraí, onde presidiu as eleições municipais de 2012 e 2020, o Dr. Alex Vinícius ficou conhecido por ter sido o primeiro juiz Eleitoral da Bahia a dar a correta interpretação à Resolução TRE-BA nº 30 de 21 de setembro de 2020, que limitava os atos de campanha ao máximo de 100 (cem) pessoas, no período da pandemia do Covid-19, o que até então, estava sendo descumprido pelas coligações.
Além disso, presidiu as eleições gerais – presidente e governador – no ano de 2014, em Ituberá e 2018, também em Ibicaraí.
Artigo de aluno e professor de Engenharia Elétrica da Madre Thaís é publicado em Simpósio Internacional

Um artigo do estudante Arthur Kazuo de Jesus Ikuta e do professor Pablo Fernandes Costa de Marinho, do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Madre Thaís, foi publicado nos Anais do IV Simpósio Internacional em Ciência, Inovação e Modelagem em Materiais. A iniciativa foi uma realização conjunta entre docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Inovação e Modelagem em Materiais (PROCIMM) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). O trabalho apresenta a concepção de um sistema de irrigação automatizada, utilizando o microcontrolador Arduino Uno. Esse sistema tem potencial de uso para regar plantas, proporcionando uma solução eficiente e prática. De acordo com o projeto, a ideia consiste em uma plataforma eletrônica com lógica simples e prática, capaz de automatizar a irrigação por meio de um sensor de umidade. Esse sensor realiza a leitura da umidade do solo para determinar se é necessário irrigar a planta, eliminando a necessidade de intervenção manual.
A decisão de apresentar o projeto no Simpósio partiu do professor, que ressaltou a importância de integrar projetos de baixo custo em eventos de grande magnitude. Isso não só demonstra as possibilidades de implementação de novas ideias tecnológicas, mas também destaca a relevância da contextualização da engenharia na sociedade contemporânea.












