WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura de ilheus prefeitura de ilheus


(73)
99144-9295

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Geral’

ILHÉUS: UESC, comemora 50 anos Campos Soane Nazaré de Andrade

Fespi-Uesc, a História que é Orgulho de Todos Nós!

Alessandro Fernandes de Santana

Reitor da Uesc

A história da nossa Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), hoje pública e gratuita, tem na sua gênese a marca de nomes indeléveis, pioneiros na implantação do Ensino Superior na Região Sul da Bahia, responsáveis pela implantação do Campus Professor Soane Nazaré de Andrade, nos idos 1974, aos quais foram somando outros personagens até a atual realidade da Instituição que se mantém como polo indutor do desenvolvimento regional.

A trajetória institucional começou em 1973 com a criação da Fundação da Universidade Santa Cruz, que foi a mantenedora da Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi), antecessora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). :: LEIA MAIS »

ILHÉUS: Posse da Associação dos Músicos Evangélicos da cidade

A Associação dos Músicos Evangélicos de Ilhéus, convida a todos para a Cerimônia de Posse da Diretoria. Você está sendo convidado, vá e leve sua família. O Teatro Municipal da cidade ficará muito mais bonito com a sua presença.

O horário será a partir dás 19h, deste domingo (20).

A Diretoria da AMEI está a gradecendo a todos que se fizerem presente, deixando claro que uma instituição forte é sempre aquela que têm a participação de todos.  :: LEIA MAIS »

Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia

A Justiça faz, na tarde desta quinta-feira (18), audiência de custódia com Érica de Souza Vieira Nunes, presa em flagrante na última terça-feira (16), no Rio de Janeiro, depois de levar um idoso morto para sacar um empréstimo, em nome dele, em uma agência bancária. O rito judicial, marcado para as 13h, é necessário para que a Justiça decida se Érica será solta ou se mantém sua prisão.

Ela foi presa em flagrante por tentativa de furto mediante fraude e vilipêndio a cadáver, mas alega que o homem, que ela diz ser seu tio, estava vivo quando chegou à agência bancária, em Bangu, RJ.

O médico do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), que foi chamado por funcionários do banco para atender ao homem, atestou, no entanto, que ele já estava morto há algumas horas.

A tentativa de saque na agência bancária foi registrada em vídeo. Nas imagens, o idoso está pálido e sem qualquer reação ou reflexo, sentado em uma cadeira de rodas, enquanto Érica pede repetidas vezes que ele assine o empréstimo de R$ 17 mil. A mulher, que informou à polícia ser cuidadora e sobrinha dele, chega a dizer que ele “era assim mesmo”.  :: LEIA MAIS »

Planalto agora teme que Padilha vire tiro no pé

A reunião fora da agenda de Arthur Lira (PP-AL) com Rui Costa (Casa Civil) teve como vetor a sucessão presidente da Câmara. O Planalto deseja evitar que o esperneio de Alexandre Padilha (Relações Institucionais), agora distribuindo emendas parlamentares para os deputados aliados do governo, exclua o governo dessa disputa como ocorreu no governo Dilma, favorecendo a eleição de Eduardo Cunha.

Elmar cresceu

Ao contrário do que Padilha espalha, o governo avalia que, nome de Lira, Elmar Nascimento (União-BA) cresceu no episódio Chiquinho Brazão.

Balas na agulha

Além da sucessão, Lira tem o poder de instalar CPIs e pautar projetos que fariam o governo sangrar, o que empoderaria Elmar ainda mais.

Orelha ardeu

Entre panos quentes e despachos, Lira e Rui Costa praticaram o esporte favorito da dupla: falar cobras e lagartos de Padilha, desafeto de ambos.

Pegou bem

Mesmo contando com a derrota, Elmar se posicionou pelo enfrentamento ao STF. Destemida defesa das prerrogativas parlamentares agradou.

Lula homologa terras indígenas na Bahia e em Mato Grosso

Na véspera do Dia dos Povos Indígenas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da reunião de reabertura do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI) e assinou decreto de demarcação de mais duas terras indígenas. Em evento na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública, nesta quinta-feira (18), foram homologadas as terras indígenas Aldeia Velha, na Bahia, e Cacique Fontoura, em Mato Grosso.

A expectativa, no entanto, era que o presidente assinasse a homologação de mais quatro terras indígenas, incluindo algumas com longo histórico de disputa pela demarcação, como Morro dos Cavalos e Toldo Imbu, em Santa Catarina, Potiguara de Monte-Mor, na Paraíba, e Xukuru Kariri, em Alagoas.

“O ministro [Ricardo] Lewandowski [da Justiça e Segurança Pública] me levou, na semana passada, seis terras indígenas para que eu assinasse hoje, na frente de vocês. E nós decidimos assinar só as duas. Eu sei que isso frustrou alguns companheiros e algumas companheiras, mas eu fiz isso para não mentir para vocês, porque temos um problema, e é melhor a gente tentar resolver o problema antes de assinar”, disse Lula, na presença de dezenas de indígenas e entidades indigenistas. Segundo o presidente , entre os problemas nesses territórios está a ocupação por não indígenas. Lula admitiu ter atendido pedido de governadores.  :: LEIA MAIS »

Curso de Fisioterapia da Madre Thaís e a Secretaria de Saúde mapeiam vulnerabilidade em idosos de Ilhéus

A parceria estabelecida entre o curso de Fisioterapia da Faculdade Madre Thaís e a Secretaria Municipal de Saúde vai permitir o mapeamento da vulnerabilidade em idosos a fim de categorizá-los e fornecer diagnósticos importantes para as políticas públicas na área da saúde. O projeto de extensão, de autoria e supervisão da professora Gracielle Santos, começou no ano passado, na Unidade de Saúde do Bairro Teotônio Vilela, e agora chega ao Bairro Nossa Senhora da Vitória.

Na semana passada, os alunos do curso de Fisioterapia realizaram uma visita à Unidade de Saúde do Bairro Nossa Senhora da Vitória, com o objetivo de apresentar à equipe da unidade o instrumento de avaliação Vulnerable Elders Survey-13/ Protocolo de Identificação de Idosos Vulneráveis (VES-13), que se constitui em uma importante ferramenta de estratificação dos idosos em robustos, pré-frágeis e frágeis.

Conforme a professora, a partir dessa categorização será possível traçar o perfil epidemiológico da comunidade idosa coberta pelas Estratégias de Saúde da Família do município, além de planejar e modular estratégias que contemplem políticas públicas específicas para qualificar o cuidado em toda a rede de atenção à saúde para com a população idosa, evidenciando a Atenção Primária como ordenadora e coordenadora da assistência.

:: LEIA MAIS »

Augustão realiza com a comunidade projeto de revitalização da praça da Nova Brasília

Considerada como um dos pontos turísticos mais bonitos de Ilhéus, além de ser um local de encontro dos moradores, religiosos e pescadores, a praça da Nova Brasília, na zona sul de Ilhéus, foi completamente abandonada, cercada de mato, lixo, esgoto a céu aberto e escuridão. Para mudar esta realidade e cuidar melhor deste espaço, o vereador Augustão firmou uma parceria com a comunidade do local e está realizando, junto com os moradores, um projeto de revitalização da praça e das áreas adjacentes.

E o trabalho já começou, com a colocação de bancos e vasos de plantas, ajardinamento, retirada do lixo, capinagem e limpeza de toda a área. Augustão também já entrou em contato com a Embasa para buscar resolver a questão do vazamento de água nas ruas da Nova Brasília. Outro problema que já está sendo resolvido é a questão da iluminação, já que muitos postes estão sem lâmpadas, os refletores estão queimados e muitas luminárias e até postes já caíram. Ele também vai cobrar da Prefeitura, através de requerimento, o retorno da linha de ônibus que antes passava pela Nova Brasília e Sapetinga.

Já com relação ao esporte, Augustão recebeu a solicitação de pais e crianças para que possa ser feita a limpeza da quadra, que foi danificada e hoje oferece riscos para os desportistas. E o trabalho não para por aí. O vereador também visitou o Espaço do Pescador para realizar junto com os pescadores uma melhoria do espaço. “A cidade foi completamente abandonada e nós não podemos deixar que espaços como esse, da Nova Brasília, que é um ponto turístico e local de lazer dos moradores, continuem nessa situação. Por isso é que estamos junto com a comunidade realizando essas ações que o nosso povo precisa e merece”, afirmou Augustão.

ILHÉUS: Operação da Policia Federal mira Prefeitura e Câmara de Vereadores da cidade

Nesta quinta-feira (18), na aurora do dia, prepostos da prefeitura e da Câmara de Vereadores levantaram dom o pesadelo chamado (PF). A referida Polícia do Departamento da união, conhecida “Federal” deflagrou a Operação Teatro Mambembe.

O objetivo é cumprir para cumprir mandados de busca e apreensão em endereços na Câmara e na Prefeitura e sobretudo pegar autoridades públicas do município.

O departamento informou que a busca é tentar identificar e criminalizar depois das investigações as pessoas que fizeram supostos crimes de fraude à licitação e desvios de recursos na contratação de empresa, pelo Governo Mário Alexandre.

A manutenção e conservação de prédios públicos municipais, teria sido o pivô das investidas criminosas, locais teriam sido identificados para reformas e realizações, empresas teriam sido contratadas, e nada foi feito em algumas delas. :: LEIA MAIS »

Representante da Embaixada de Camarões diz querer fazer acordo de cooperação com Ilhéus, e estão na cidade


Representante da Embaixada de Camarões diz querer fazer acordo de cooperação com Ilhéus,

“Um prefeito de resultados”, assim definiu o chefe da comitiva camaronesa ao prefeito Mário Alexandre (Marão) durante sua visita à Prefeitura. A delegação inclui autoridades políticas e representantes de cooperativas de cacau de Camarões, liderados pelo ministro Dr. Martial Tchenzette, representante da Embaixada de Camarões no Brasil

O encontro ficou marcado pela assinatura de um termo de cooperação técnica entre Ilhéus e quatro municípios do país africano, que produzem cacau e querem saber mais sobre as nossas técnicas de produção.

Marão agradeceu a presença dos visitantes e lembrou o quanto foi difícil superar a maior crise do cacau, com a Vassoura de Bruxa, mas que unidos e com apoio dos governos estadual e federal, Ilhéus voltou a produzir um dos melhores cacaus e chocolates do mundo.  :: LEIA MAIS »

Ministro Rui Costa concederá entrevista ao Interativa News da Interativa FM

O Ministro da Casa Civil Rui Costa(PT)será o entrevistado desta quinta-feira(18) , do programa Interativa News veiculado das 6h às 8h da manhã na rádio Interativa FM(93,7).

O ministro vai responder perguntas dos apresentadores do jornalístico, Fábio Ferreira e Evandro Lima, sobre os investimentos federais, em especial em Itabuna, Ilhéus e Sul da Bahia. O Interativa News é o líder de audiência das manhãs na rádio regional.

O programa conta com reportagens de Otávio Júnior e Alaelton Santos. Ouvintes podem participar através do telezap e das redes sociais.

O coordenador da emissora Jorge Lopo , disse que a emissora busca fazer uma cobertura plural com imparcialidade. ” Buscamos trazer grandes personalidades da vida pública como o ministro Rui Costa para prestar informações esclarecimentos, assim prestamos serviço à sociedade ” , disse. :: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia