WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura de ilheus prefeitura de ilheus



(73)
99144-9295

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


ILHÉUS: Carlos Freitas enfim no Governo Valderico

Depois de 12 anos fora da prefeitura de Ilhéus, Carlinhos Freitas enfim ocupará espaço em um governo. Desta vez, no governo da “renovação” de Valderico Reis Júnior.

Carlinhos chega para fazer parte da Assessoria especial do gabinete do prefeito.

Para quem talvez não saiba, Carlinhos, vai assessorar o Prefeito no desempenho de suas atribuições legais, em especial, nas relações institucionais com os poderes constituídos, na coordenação da administração em geral, bem como na formalização e publicação dos atos oficiais.

Ou seja: Ninguém chegará a Júnior Reis se não via Carlinhos, agora antes de embocar porta dentro do gabinete do mandatário como de praxe feito por alguns edis, a palavra será “licença”. Vereador que pensa que vai invadir e chegar na sala do prefeito está equivocado, principalmente aqueles que sempre ameaçaram prefeitos para resolverem suas questões pessoais. Pode colocarem as barbas de molho. a conversa agora é outra. Tudo em nome do bem público, e comum.

Se Carlinhos ainda tiver a mesma garra de 12 anos atrás a coisa será muito mais difícil, pois o cargo lhe dá um norral de saber sobre tudo e todos. No entanto, no lado de fora antes de entrar no governo, Carlinhos dizia que queria  somar com o governo, levando experiência, e isso, ele tem de sobra além da vontade de ver Ilhéus avançar, a hora chegou.

ILHÉUS: Colo Colo x Vitória fizeram a abertura do Campeonato Baiano de futebol

Em um jogo onde a chuva forte foi quem brilhou dentro de campo, as duas equipes pouco futebol mostraram.

A questão física foi muito cobrada mediante as condições do gramado onde a bola pouco correu, pois as poças de agua empatavam a prática do bom futebol, em uma jogada, a poça d’água evitou o que seria o gol do Vitória logo no início do jogo.

No primeiro tempo, o Vitória teve mais volume em campo, explorando as linhas laterais do gramado, mesmo sabendo que a bola pouco corria, o time da casa explorava as principais jogadas de ataque.

O time da casa pouco produziu em campo, apenas uma jogada perigosa do jogador Claudinho, mas a bola parou nas mãos o goleiro copeti do Barcelona de Ilhéus.

E o primeiro tempo foi isso, as principais jogadas do Leão paravam nas mãos do goleiro do time de Ilhéus.

Veio o segundo tempo o Barcelona melhorou mais e mostrou um futebol agressivo, buscou o ataque o tempo todo envolvendo o time adversário.

Nos trinta minutos de jogo o técnico do Barcelona resolveu mexer na equipe. Saiu Carlos Eduardo, entrou Matheus. Não adiantou muito a mexida o Barcelona continuava o mesmo, sem poder de criação, sem tática ofensiva sem muitas apostas de jogadas enfim.

O vitória teve mais posse de bola 55 % por cento. O Barcelona 45%. Já escanteios, foram cinco  para o Barcelona, o vitória teve apenas um. :: LEIA MAIS »

Prefeitura de Ilhéus garante que salários de dezembro dos servidores da Saúde serão pagos na terça (14)

Dívida faz parte dos problemas deixados pela gestão passada, que levaram o novo governo a decretar situação de emergência

Diante do estado crítico em se que encontra a Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus, a gestora da pasta, Sonilda Mello, informou que foi feito um levantamento dos valores devidos pela Secretaria, que incluem os salários de dezembro dos servidores, pagamentos a prestadores de serviços, fornecedores e médicos que atuam como pessoa jurídica (PJ).

“Um somatório de problemas me levou a conversar com o prefeito Valderico Junior, por conta da responsabilidade que temos em relação à saúde. Imediatamente, o prefeito chamou a Procuradoria Jurídica e não tivemos outra alternativa a não ser decretar emergência. Essa medida é essencial para evitar o colapso na saúde do município”, explicou a secretária. :: LEIA MAIS »

Polícias Militar e Civil reduzem em 12,5% as mortes violentas em Salvador diz SSP.

As ações de patrulhamento ostensivo e de inteligência das Polícias Militar e Civil reduziram em 12,5% as mortes violentas em Salvador, no ano de 2024, na comparação com 2023.

Foram registradas 907 ocorrências em 2024, contra 1.036 no ano de 2023. Em números absolutos, aconteceram menos 129 casos de crimes graves contra a vida na capital baiana.

Ampliação do efetivo com a contratação de 3.500 novos policiais, peritos e bombeiros, além da modernização dos equipamentos de inteligência e perícia influenciaram na diminuição dos crimes.

“As operações das Polícias Militar e Civil, além da FICCO Bahia, foram fundamentais para alcançarmos a redução”, ressaltou o secretário da segurança pública, Marcelo Werner, destacando a dedicação dos profissionais das forças policiais e de Bombeiros.

Teto dos aposentados e pensionistas sobe INSS sobe para R$ 8.157,40 em 2025

Segurados que ganham acima do mínimo terão reajuste de 4,77% – Foto: Agência Brasil.

Agência Brasil

Apartir de fevereiro, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão aumento de 4,77%. Com a correção, o teto dos benefícios da Previdência Social sobe para R$ 8.157,40 em 2025, contra R$ 7.786,01 em 2024.

A variação equivale ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2024, divulgado nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador mede a inflação para famílias com renda de até cinco salários mínimos.

O reajuste de 4,77% será pago integralmente aos segurados que já recebiam as aposentadorias e pensões do INSS acima de um salário mínimo em 1º de fevereiro de 2024. Quem começou a receber o benefício após essa data terá aumento proporcional ao número de meses em que o benefício foi pago.

Segundo o INSS, atualmente 12,2 milhões de beneficiários recebem acima do piso nacional, dos quais 10,6 mil ganham o teto da Previdência Social. Um total de 40,7 milhões de pessoas, cerca de 70% do total dos aposentados e pensionistas, ganham o salário mínimo, que subiu de R$ 1.412 para R$ 1.580.

Para quem recebe o salário mínimo, o pagamento das aposentadorias e pensões com reajuste vai de 27 de janeiro a 7 de fevereiro. O pagamento dos benefícios do INSS acima do mínimo com a correção de 4,77% vai de 3 a 7 de fevereiro. A data de pagamento varia conforme o número final do cartão de benefício, desconsiderando o dígito verificador, que aparece após o traço.

:: LEIA MAIS »

Governo dá prazo de 72 horas para Meta esclarecer mudanças em normas

A empresa Meta, responsável por redes sociais como Instagram, Face book e WhatsApp, terá prazo de 72 horas para esclarecer dúvidas do governo brasileiro sobre a mudança nas políticas de moderação de conteúdos anunciada pelo CEO Mark Zuckerberg. A notificação estabelecendo o prazo será apresentada ainda nesta sexta-feira (10) pela Advocacia-Geral da União (AGU), informou o Palácio do Planalto.

“Nós apresentaremos uma notificação judicial, e a empresa terá 72 horas para informar o governo brasileiro qual é, de fato, a política da Meta para o Brasil”, informou o advogado-geral da União, Jorge Messias, após participar, em Brasília, de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa

Segundo Rui Costa, o governo vê com muita preocupação o anúncio de que a Meta não fará mais controle de conteúdo. “Isso impacta de forma muito grande a sociedade brasileira. Impacta nas crianças, quando se fala de conteúdo impróprio e de tráfico de crianças. Impacta na segurança pública, quando se trata de informações que dizem respeito à segurança das pessoas, à prática criminosa”, disse Costa. Ele citou também exemplos de impacto envolvendo os mais diversos tipos de discriminação por raça, credo, gênero e regional, ao acabar por promover discursos de ódio.

O ministro mencionou ainda o caso do uso da inteligência artificial para produzir um vídeo com informações falsas atribuídas ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad. De acordo com Costa, vídeos como esse impactam inclusive a economia do país. :: LEIA MAIS »

PMs são presos por envolvimento em crimes de extorsão, sequestro e morte na Bahia

Polícia Militar da Bahia Crédito: Rafael Martins/GOVBA

 

Sete suspeitos de integrarem uma organização criminosa envolvida em extorsão mediante sequestro e morte foram presos na manhã desta quinta-feira (9) na Bahia. Dois dos investigados são policiais militares. As ações, que fazem parte da Operação Indignos, deflagrada pela Polícia Civil, estão sendo realizadas nas cidades de Candeias, Lauro de Freitas, Dias D’Ávila e Camaçari, além de 10 bairros de Salvador.

As investigações, iniciadas pela Delegacia Especializada Antissequestro (DAS), revelaram o modus operandi do grupo. A extorsão com morte servia para encobrir outras atividades ilícitas, como tráfico de drogas e lavagem de capitais – ainda não há detalhes de como era feito. O esquema criminoso movimentou cerca de R$ 150 milhões ao longo de três anos.

Até o momento, seis mandados de prisão temporária foram cumpridos, incluindo os dois militares que responderão pelo crime de organização criminosa. Além disso, um suspeito foi preso em flagrante durante as diligências.

A investigação se estende em São Paulo, Paraná, Amazonas e Ceará. Ela é fruto de um ano de monitoramento e análise de informações. A Polícia Civil informou que as ações continuam para identificar outros envolvidos e rastrear o patrimônio adquirido de forma ilícita pela organização criminosa.

Cerca de 200 policiais de diferentes departamentos e unidades participaram da operação. Entre eles estão os Departamentos de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), de Polícia Metropolitana (Depom), de Inteligência Policial (DIP-LAB), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), da Coordenação de Operações de Polícia Judiciária (COPJ), da Corregedoria da Polícia Civil (Correpol) e da Polícia Militar (PM).

Prefeitura de Ilhéus decreta situação de emergência na saúde pública

Medida autoriza ações urgentes diante do estado de abandono deixado pela gestão passada

O prefeito de Ilhéus, Valderico Junior, decretou situação de emergência na saúde pública do município. A medida expõe o estado de abandono em que a Secretaria de Saúde foi entregue pela gestão anterior e autoriza ações imediatas para garantir o atendimento à população.

Publicada por meio do Decreto nº 150, de 8 de janeiro de 2025, a decisão considera a calamidade administrativa e financeira da Secretaria de Saúde, apontando problemas graves, como o estado precário da frota de ambulâncias – atualmente, apenas duas estão em funcionamento –, o esvaziamento dos almoxarifados da Secretaria e das unidades de saúde, o desabastecimento generalizado de medicamentos, os débitos milionários com pessoal e a ausência de contratos vigentes para serviços de lavagem e abastecimento de veículos.

A administração também relata que as contas bancárias vinculadas à Secretaria de Saúde possuem um saldo total de pouco mais de R$ 4 mil, enquanto há atrasos no pagamento de servidores efetivos e de prestadores de serviços (médicos). :: LEIA MAIS »

O caos em Lauro de Freitas, o prêmio aos amigos de Moema e a fake news de Jerônimo

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) tem impressionado o mundo político pela capacidade de gerar crises contra ele próprio com uma verborragia que, na maioria das vezes, atinge somente o seu governo. Nesta semana, Jerônimo exagerou. Ao criticar o reajuste da tarifa de ônibus em Salvador, citou o deslocamento entre a capital e Simões Filho, que na verdade é operado pelo transporte metropolitano, de responsabilidade dele próprio.

Dilmo Baiano

Depois, foi falar dos prefeitos que terminaram a gestão em estado de calamidade e atacou adversários. Só esqueceu que aliados dele, como a ex-prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho (PT), que deixou a cidade num caos completo, devendo até conta de energia. As declarações repercutiram muito mal e se voltaram contra ele próprio. Já tem gente chamando o governador de Dilmo baiano.

Fake News

Ao falar da transição nas prefeituras Bahia afora, o petista acusou desafetos de terem procedido mal na transição com os novos prefeitos da sua base. Disse até que levaria o caso ao Ministério Público. Mas não demorou muito para o roteiro, com poucos elementos de verdade, ser desmascarado. Em Rio Real, por exemplo, Jerônimo disse que o ex-prefeito Carroça (PP) não tinha deixado nem o controle do ar-condicionado para o prefeito eleito Jan da Laranja (PV), quando na verdade a equipe do próprio Jan documentou a entrega do tal controle e parabenizou Carroça nas redes sociais por fazer uma transmissão de cargo pacífica e organizada.

Governo Barrichello

A nova onda de violência, dessa vez em Jequié, onde oito pessoas foram assassinadas em apenas um final de semana, expôs mais uma vez a letargia de Jerônimo no enfrentamento ao crime, que avança com força no interior da Bahia. A cidade só recebeu reforço policial depois de uma matança ordenada por facções criminosas, repetindo o roteiro que se viu em Eunápolis no final do ano passado, quando dezenas de detentos fugiram de um presídio e levaram pânico à cidade. A postura de reagir apenas depois que os casos acontecem tem feito Jerônimo ser apelidado de “governador Barrichello”, em alusão ao ex-piloto de Fórmula 1, que só chegava depois.

Caos em Lauro de Freitas

:: LEIA MAIS »

A gência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) lançaram um edital para fomentar o comércio eletrônico nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. No total, serão destinados R$ 4,92 milhões para nove projetos selecionados.

Na primeira fase do processo seletivo serão selecionados 20 projetos, um para cada unidade da federação das regiões contempladas pelo edital. Na segunda etapa, nove projetos serão escolhidos para receber apoio financeiro, no valor de R$ 380 mil cada. Desses, três irão prosseguir para a fase de escala, por mais um ano, contando com acompanhamento técnico e apoio da ABDI, em parceria com o MDIC, e recebendo recursos no valor de R$ 500 mil.

O edital E-commerce.BR vai premiar soluções inovadoras que ajudem as micro, pequenas e médias empresas do país a superar obstáculos de logística, capacitação digital e comunicação online.

As inscrições vão até 17 de fevereiro deste ano e podem ser feitas por Redes de Inovação compostas por, no mínimo, três instituições públicas ou privadas de nível estadual, distrital ou municipal, que atuem em apoio a micro, pequenas ou médias empresas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

De acordo com dados do Observatório do Comércio Eletrônico Nacional, do MDIC, o comércio eletrônico no Brasil movimentou R$ 196,1 bilhões em 2023, um crescimento de 4,8% em relação ao ano anterior. No entanto, a concentração das vendas online ainda é grande: o Sudeste responde por 73,5% das transações, em contraste com Nordeste (7%), Centro-oeste (3%) e Norte (1,3%).

:: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia