WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura de ilheus prefeitura de ilheus



(73)
99144-9295

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


ILHÉUS: As chuvas e as baronesas cujo destino é sempre as praias da linda São Jorge.  

No embalo da enxurrada de águas em forma de Tsunami, a força da natureza remove o que está ao seu caminho empurrando tudo pela frente para passagem até a chegada do mar em Ilhéus.

Junto com a inoperância dos governantes, está o silêncio e acomodação dos prefeitos no entorno da Terra de Gabriela, e assim a cidade e as praias vão amargando a bagunça provocada pelo volume de chuvas que todo ano cai nos mares existente na cidade princesinha do sul.

Os prefeitos não discutem a possibilidade da limpeza do Rio cachoeira, o ressurgimento dele que só vêm com as aguas das chuvas de inverno e verão.

Com isso, toda vez que chove,  o rio despeja tudo que está dentro dele e que não serve para o seu comportamento natural.

Assim, uma canoa foi empurrada corredeira abaixo até achegar as praias, pegando o curso até Avenida Dois de Julho e lá está ela, estacionada no cais.

Por certo a ferramenta é de algum pescador, um pai de família que vive do que sobra do rio, tirando com ela a “canoa” seu sustento.

Uma embarcação azul, linda como a água do referido rio, que agora está verde de baronesas, e toda sujeira que acomoda e trazem vida e morte nos rios e mares.

A tão sonhada revitalização do cachoeira, sempre foi um projeto mudo na multidão de políticos que engavetam o mesmo e que só retiram  nos períodos eleitorais para utilizarem no discurso do vamos fazer. :: LEIA MAIS »

Sorteio da Copa do Nordeste ocorre nesta terça (14): relembre os potes

O sorteio da fase de grupos da Copa do Nordeste está marcado para ocorrer nesta terça-feira (14), às 19h, no Hotel Grand Hyatt, no Rio de Janeiro. A data e o regulamento do sorteio foram divulgados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na quinta-feira passada. Evento distribuirá os 16 clubes em dois grupos na primeira fase.

A primeira fase da Copa do Nordeste vai ser disputada com dois grupos de oito equipes. Ao contrário das últimas edições, cada um dos grupos se enfrentam dentro da própria chave, com os quatro melhores avançando para as quartas de final. A dupla Ba-Vi não pode ficar no mesmo grupo, já que clubes melhores ranqueados dentro do mesmo estado automaticamente ficam em grupos separados.

O Bahia aparece no pote um, junto a Fortaleza, Ceará e Sport. Já o Vitória divide o segundo pote com CRB, CSA e Sampaio Corrêa. Terceira equipe baiana na competição, a Juazeirense está acompanhada por América-RN, Moto Clube e Sousa-PB no pote quatro. O posicionamento dos times baianos dentro de cada separação segue o Ranking Nacional de Clubes.

 

Mau tempo: Travessia Salvador-Mar Grande é suspensa.

A Astramab – Associação dos  Transportadores Marítimos da Bahia  informa que  a Travessia Salvador – Mar Grande foi suspensa às 16h deste domingo (12)   devido às condições   de navegação na Baía de Todos-os-Santos, que ficaram adversas hoje à tarde, com fortes ventos e mar agitado.

A suspensão das operações  ocorreu por conta especialmente das condições de atracação no Terminal Náutico da Bahia, que ficaram bastante desfavoráveis devido ao mar agitado e à ventania.

A travessia estava  operando normalmente desde às 5h, cumprindo  horários de saída a cada meia hora nos terminais. :: LEIA MAIS »

Resultados do Enem 2024 já estão disponíveis na Página do Participante

Agência Brasil

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foram divulgados na manhã desta segunda-feira (13) e podem ser acessados de forma individual por meio da Página do Participante. O usuário deve utilizar o login do Gov.br, com CPF e senha.

Após a divulgação das notas, o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, responsável pela realização do exame, apresenta instabilidade.

Ao todo, 4,3 milhões de pessoas se inscreveram para as provas, que foram aplicadas em 3 e 10 de novembro do ano passado.

Enem

:: LEIA MAIS »

URUÇUCA BA: Niltinho enfermeiro foi reeleito e reafirma compromisso com o povo uruçuquense

Nilton Ribeiro dos Santos do partido União Brasil – da cidade de Uruçuca – Ba, foi reeleito com 650 votos e promete manter o compromisso de lutar pelo povo de sua cidade.

Em conversa com o Correio, o Parlamentar disse que o trabalho continua e agora com mais entusiasmo para defender aqueles (as), que não têm a oportunidade de serem bem assistidos.

Niltinho destacou a importância de seu trabalho em atender as pessoas que são órfãs do bom atendimento na saúde e no social como um todo.

Para o vereador o povo tem que serem atingidos em suas demandas pessoais e que ele tem se preocupado muito em desenvolver politicas públicas que possam de fato chegar a todos de modo em geral.

Disse Niltinho “independente do executivo fazer ou não, minha parte vou continuar fazendo, desenvolvendo meu papel frente a todos que necessitarem”, continuarei na luta dentro daquilo que me cabe enquanto Edil. Disse Niltinho Vereador. :: LEIA MAIS »

REGIÃO do Cacau: Fortes chuvas encheram e aumentaram todos os níveis de capacitações de rios

Redação Correio

Barragem de Funil em Ubatã – foto.

 

Foi assim no Médio Rio de Contas em Ubaitaba onde o nível das aguas ultrapassaram sua marca normal e chamou atenção da população, trazendo preocupações.

Em algumas propriedades rurais as plantações foram atingidas acabando parte delas, pequenos produtores já falam em prejuízos.

Produtores das zonas rurais de Ubaitaba lamentam e falam em perdas em algumas as áreas de criações de animais.

O nível da água subiu também na região de Ubatã afetando a barragem de Funil que ficou com 90% da sua capacidade anormal.

Quem ganhou e sempre ganha volumes esperados é o rio cachoeira, com isso as regiões ribeirinhas de Ilhéus são bem afetadas.

Salobrinho Ilhéus – foto.

Povoado a exemplo do salobrinho fica em situação de alerta pois o local não têm zona de escoamento e saneamento que possa logar uma boa infraestrutura, com isso é bastante preocupante nestas épocas.

Outro ambiente que sofre muito são as praias da cidade de Ilhéus, as mesmas passam a terem um Shok grande com as decidas das conhecidas baronesas, gerando um impacto enorme na vida marinha e poluindo o ambiente.

Praia do Cristo Ilhéus – foto.

 

O Inmet, Serviços Nacional de Meteorologia alerta para o mal tempo no inicio da semana.

Veja a previsão do tempo para Ilhéus. :: LEIA MAIS »

Órgãos estaduais estão em alerta devido às fortes chuvas na Bahia

Correio

Devido às chuvas que atingem a capital baiana e diversos municípios do interior, inclusive Ipiaú, neste final de semana, o Governo do Estado está com equipes e órgãos de prontidão para atender possíveis ocorrências de urgência e emergência, dando suporte à população afetada.

De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), até as 18h deste sábado, 11, houve registro de ocorrências em 37 cidades baianas, sendo a maioria com alagamentos. Em Jaguaquara, as chuvas deixaram pessoas desalojadas e desabrigadas, com um ferido. A previsão é que as chuvas continuem até domingo, 12.

Os municípios afetados, até o momento, são: Campo Formoso, Luís Eduardo Magalhães, Macururé, Catu, Inhambupe, Ruy Barbosa, Barreiras, Alagoinhas, Boa Vista do Tupim, Valença, Jaguarari, Itaquara, Jiquiriçá, Pojuca, Jaguaquara, Rio Real, Salvador, Castro Alves, Santo Amaro, Camaçari, Ubatã, Itajuipe, Conde, Maragogipe, Itabuna, Ipiaú, Maiquinique, Teixeira de Freitas, Itatim, Guaratinga, Pindobaçu, Morro do Chapéu, Jacobina, Cansanção, Caém, Andorinha, Itiúba.

O superintendente da Defesa Civil do Estado da Bahia, Heber Santana, destacou o trabalho do órgão diante da situação. “Sob a orientação do governador Jerônimo Rodrigues, temos atuado de forma constante e estratégica no atendimento aos municípios impactados pelas chuvas.

Já mandamos lonas para as cidades de Camaçari e Ilhéus. As equipes do órgão estão de plantão, em contato direto com os coordenadores de Defesa Civil Municipal, secretários de Assistência Social, prefeitos e demais autoridades locais, fortalecendo, desta forma, as ações de resposta”, declarou.

A Tarde

Fim do foro privilegiado está parado há 7 anos

A proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com o “foro especial por prerrogativa de função”, conhecido como foro privilegiado, está há 7 anos sem tramitar, nem mesmo muda de gaveta. Já aprovado no Senado, o texto acabou esquecido na Câmara dos Deputados, onde nada acontece com o projeto desde 26/06/2017. A data de apresentação da proposta é ainda mais antiga, 2013, mas há projetos apensados, que tramitam juntos ao texto principal, que vão completar 20 anos em 2025.

Manobra

A proposta de 2005 foi apresentada por um petista, em pleno Escândalo do Mensalão, uma manobra para tirar a tramitação do processo do STF.

Corta pra geral

Enquanto a proposta petista mirou apenas deputados e senadores, a proposta de 2017, de Álvaro Dias, extingue o foro especial para todos.

Ignorados

Desde que estacionou na Câmara, deputados já apresentaram 53 requerimentos para que o texto seja votado, todos em vão.

Mordomia nos ares: ministros de Lula fizeram 1.684 viagens de jatinho em 2024 Camilo Santana (Educação) levantou voo ao menos 73 vezes, entre viagens nacionais e internacionais, ao custo de R$307,1 mil.

Não é só o presidente Lula que adora desfrutar das mordomias que o cargo confere. Assessores do petista com cadeira na Esplanada seguem o exemplo do chefe e esbanjam em viagens, tudo bancado pelo pagador de impostos. Ao todo, os ministros de Lula fizeram ao menos 1.684 viagens, registra o Portal da Transparência. O pernambucano Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) aparece no topo do ranking, soma 99 decolagens em 2024, ao custo de R$305,5 mil em passagens e diárias.

Gasta mesmo

Camilo Santana (Educação) levantou voo ao menos 73 vezes, entre viagens nacionais e internacionais, ao custo de R$307,1 mil.

Sem piedade

Nísia Trindade (Saúde) e Waldez Goés (Integração) registram 65 viagens cada. Só o tour de Nísia por Washington (EUA) custou R$156,1 mil.

Chanceler de enfeite

Quem mais custou ao pagador de impostos foi Mauro Vieira (Relações Exteriores), as 30 viagens do ministro custaram R$788,9 mil.

Deu tempo

Antes de sentar-se na cadeira de ministro do STF, Flávio Dino passou um mês como ministro da Justiça em 2024. Foi duas vezes a São Luís (MA).

Colo-Colo empata com Atlético de Alagoinhas em estreia emocionante no Baianão 2025


O Colo-Colo começou sua trajetória no Campeonato Baiano 2025 com um empate por 2
a 2 contra o Atlético de Alagoinhas, no sábado (11), no Estádio Carneirão. A partida, que
marcou o retorno do Tigrão à elite do futebol baiano após nove anos, teve como grande
destaque o atacante Wesley, de 22 anos, uma das maiores promessas do clube.
Wesley foi o primeiro a balançar as redes, aos oito minutos do segundo tempo,
aproveitando um lançamento preciso de Harã. O gol foi o primeiro do Campeonato
Baiano 2025 e coroou uma atuação impecável do jovem jogador, que demonstrou
habilidade, velocidade e precisão na finalização. Ele recebeu o prêmio de melhor jogador
em campo, concedido pela transmissão da TVE Bahia, além de um troféu entregue pela
Federação Baiana de Futebol.
Após a partida, Wesley celebrou o resultado e destacou o trabalho da equipe:
“Nós não podíamos sair desse jogo sem o empate. Vivemos momentos difíceis, mas
esse resultado é ótimo. Quem trabalha, Deus ajuda, e o time está trabalhando para
entregar o melhor.”
Outro momento marcante foi o gol de pênalti de Matheus Goiano, que entrou no segundo
tempo e deixou sua marca em sua estreia no Baianão. O jogador comentou a
importância do gol:
“É muito bom fazer um gol na minha primeira vez jogando no Campeonato Baiano.
Vamos seguir firmes para conseguir bons resultados.”
Torcida e união de forças
Mesmo sem a presença da torcida no estádio, os apaixonados pelo Tigrão tiveram um
papel fundamental na união de forças para viabilizar a estreia do Colo-Colo no
Campeonato Baiano 2025. Após quase uma década fora da elite, o apoio dos torcedores
foi crucial para o retorno do time à primeira divisão do futebol baiano.
Próximo desafio
O Colo-Colo volta a campo nesta terça-feira (14) contra o Porto, no Estádio Valdomiro
Borges, em Jequié. A partida será transmitida ao vivo pelo canal da TVE no YouTube,

Assessoria de comunicação clube



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia