Prefeitura de Ilhéus realiza mutirão de limpeza nesta quinta-feira (02)

Menos de 24 horas após a posse do novo governo, a Prefeitura de Ilhéus iniciou uma série de ações para revitalizar e reorganizar a cidade. Nesta quinta-feira (02), o prefeito Valderico Junior, em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos, comandada por Cacá Colchões, e a Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil, coordenada por Gabriel Cerqueira, realizam um mutirão de limpeza urbana.
A força-tarefa começou logo ao amanhecer, contemplando atividades como coleta de lixo e limpeza de bueiros e canais, incluindo o canal do Malhado. Com o apoio de equipamentos como escavadeira hidráulica e caçambas, foi feita uma desobstrução de toda a extensão aberta do canal. O mutirão também realiza serviços de roçagem em diferentes pontos da cidade, poda de árvores, remoção de entulhos, especialmente nas praias, e uma grande lavagem interna e externa da Central de Abastecimento. Além disso, estão previstas pintura de meio-fio e limpeza do Coqueiral, na Avenida Lomanto Júnior, no bairro Pontal.
Vem ai no dia 19 o maior passei o de escuna que o povo conhece

O seu inicio de ano será bem melhor se você aproveitar o passeio para as Ilhas de barra grande, Maraú, entre outros locais, que a embarcação vai passar. O passeio terá musica ao vivo, bebida livre, isso mesmo, tudo free. Cerveja somente Heineken, entre outras bebidas, translado até Maraú tudo incluso no pacote. O carro sairá ás cinco da manhã. Portanto aproveite se adiante e faça logo sua reserva, pois, vai ter limites de pessoas, e para melhor conforto o número será menor. Ah! a musica será ao vivo e fica por conta de benner show. está esperando o quê? vamos lembrar a data dia 19 de janeiro domingo
Ligue hoje mesmo para Hipólito e faça sua reserva.
ILHÉUS: Fogo no Condomínio Sol e Mar quase destrói Igreja
No inicio da tarde desta sexta feira (03), um fogo de maneira criminosa quase destrói a capela de Santa Dulce dos Pobres. A referida igreja está localizada na quadra (B) do referido condomínio e foi construída recentemente. 
O fogo foi colocado por alguém quem não teve o nome revelado, porém é de conhecimento de alguns moradores que havia uma pessoa ateando e fazendo uma roça no local, o que possibilitou a presença das chamas e quase traz uma catástrofe grande.
A referida Igreja está situada no mesmo local onde as chamas estavam e o fogo ameaçava a todo instante, porém populares começaram a tentar conter as chamas.
O corpo de bombeiros foi chamado e de mediato a ocorrência foi atendida, e só a partir dai as chamas foram contidas.
Vale lembrar que a igreja foi feita a partir da inciativa da população religiosa local, com muitos esforços e ainda está com alguns pontos inconclusivos, isso dá uma noção das dificuldades para a edificação da mesma.
O episódio se novamente acontecer pode jogar por terra a única igreja construída e com sede no local.
Bebê e adolescente morrem e outras cinco pessoas são internadas por suspeita de envenenamento

A morte de uma criança, de apenas um ano, e um adolescente, de 17 anos, foram registradas nesta quinta (2) e quarta-feira (1º) respectivamente. Os dois pertencem à mesma família e morreram após consumirem peixes doados junto a uma cesta básica, segundo suspeitas da polícia. Outras cinco pessoas estão internadas em estado grave.
A família é residente de Parnaíba, no litoral do Piauí. Igno Davi, de 1 ano, e Manoel Leandro da Silva, de 17 anos, são apenas duas das nove pessoas da família que foram socorridas. Outras cinco estão internadas, das quais duas estão em estado grave, e mais duas tiveram alta.
Igno é irmão dos dois jovens mortos em agosto do ano passado na mesma cidade. Ulisses Gabriel, de 8 anos, e João Miguel, de 7, morreram após consumir cajus envenenados. A suspeita de cometer o crime, Lucélia Maria da Conceição Silva, de 52 anos, foi indiciada por homicídio qualificado contra os irmãos em outubro. Ainda não se sabe se há qualquer relação entre os dois casos.
ILHÉUS: acidente grave tira a vida de um Tenente da Policia Militar

O início do ano já registra a primeira morte por acidente de veiculo na cidade de Ilhéus, mas precisamente em um dos trechos que liga os vilarejos a sede da cidade.
O acidente grave aconteceu na Rodovia 001 – Ilhéus / Maraú, com vitima fatal. uma colisão entre dois carros ocorreu no trecho da Vila Juerana próximo do São Domingos, perto da curva do rio, na tarde desta quarta-feira 01 de Janeiro.
Um dos envolvidos no acidente teve óbito confirmado no local. O tenente José Florentino de Almeida Neto, policial militar muito conhecido em Itabuna BA, principalmente no bairro São Caetano.
Neto estava em um dos carros e não resistiu ao impacto da colisão. Imagem forte, :: LEIA MAIS »
Argentino Pol Fernández é o novo reforço do Fortaleza

O meio-campista argentino Pol Fernández é o novo reforço do Fortaleza. O anúncio foi realizado nesta quarta-feira (1). O vínculo entre o jogador, que defendia o Boca Juniors (Argentina), e o Leão do Pici vai até o dia 31 de dezembro de 2026.
“É uma contratação de muito impacto. Pol foi capitão do Boca Juniors por muitos anos, participando de muitas conquistas e toda a dificuldade, o aprendizado e a evolução que é em ser o capitão e líder de um time como o Boca. Ele optou por vir para o Fortaleza, aceitou o nosso projeto, que é ambicioso e que tem intenção de ganhar títulos. Um volante moderno que tem a capacidade de marcar, jogar e ter a intensidade como uma das suas virtudes”, declarou o CEO do Fortaleza EC SAF, Marcelo Paz.
Prefeito Valderico Junior inicia mandato com assinatura de 27 decretos

Empossado nesta quarta-feira (1º), o prefeito de Ilhéus, Valderico Junior, teve um primeiro dia de trabalho bastante movimentado. Entre as primeiras ações, o novo gestor assinou 27 decretos que visam reorganizar a gestão municipal e melhorar a qualidade de vida da população.
Os decretos têm como foco principal a contenção de despesas e a otimização do orçamento público, medidas consideradas urgentes pelo novo gestor devido ao estado crítico em que encontrou a prefeitura:
“Quem tem nos acompanhado desde o início da transição sabe que encontramos a cidade numa situação ainda pior do que imaginávamos. Vai ser preciso muita paciência e trabalho duro para recuperar Ilhéus. Vamos cicatrizar as feridas para depois avançar”, afirmou. :: LEIA MAIS »
Caminhão com 25 mil litros de combustível capota e pega fogo na BR-330 entre Jequié e Pé de Serra

Um caminhão-tanque carregado com cerca de 25 mil litros de combustível capotou na tarde de segunda-feira (30), na BR-330, no trecho entre Jequié e Pé de Serra (Maracás). O acidente ocorreu por volta das 14h e resultou em um incêndio que consumiu toda a carga.
O motorista do veículo foi resgatado com ferimentos de média gravidade e encaminhado ao Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), onde passa por exames. O Corpo de Bombeiros foi acionado e trabalhou para conter as chamas, evitando que o fogo se alastrasse para áreas próximas.
As causas do acidente estão sendo investigadas pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Apesar do impacto, não há registro de vítimas fatais.
Informações PRE Créditos Jequié noticias. acesse www.jequiénticias.com.br
BAHIA: Sem luz cidades turísticas baianas sofrem com interrupção do fornecimento de energia no Verão
Quedas de energia são queixas de moradores do Litoral Norte à Chapada Diamantina
- Millena MarquesLarissa Almeida

As cidades turísticas da Bahia são destinos certos para baianos e turistas no período do Verão. Mas, junto com o aumento dos visitantes, cresce também o número de interrupções no fornecimento de energia elétrica. O problema se intensifica a partir do final do ano e segue pelos meses ensolarados. Como acontece na Ilha de Boipeba, localizada no município de Cairu. Por lá, revela Bernardo Bramont, líder comunitário na praia de Moreré, a precariedade com o fornecimento da energia elétrica é antiga.
“O turismo aqui na ilha cresceu muito, e não está suprindo a demanda que está muito grande, a cada ano que passa”, dispara. A energia na velha Boipeba chegou em 1991, e no ano seguinte, em 1992, chegou até Moreré. E de lá pra cá, os postes nunca foram trocados, conta Bramont.
“Em 2016 e 2017, protocolei na Seinfra [Secretaria de Infraestrutura da Bahia] e na Coelba essas solicitações para mudanças de rede aqui, e de lá pra cá é só enrolação”, diz. Segundo ele, a secretaria estadual e a Neoenergia afirmam que tem um novo projeto, mas isso nunca sai do papel. Sobre o prejuízo, Bernardo conta que já perdeu as contas de quantos eletrodomésticos perdeu por conta das quedas de luz. “Toda hora freezer quebra, tem que chamar um técnico e, como moramos em uma ilha, pra ele se locomover pra cá cobra uma taxa de deslocamento, é tudo muito caro pra gente”, explica.
Ao ser procurada pela reportagem, a Seinfra informou que a equipe técnica do órgão irá encaminhar a demanda para Coelba a fim de que a mesma faça a fiscalização e manutenção da rede de energia elétrica na região da Praia de Moreré, na Ilha de Boipeba.
Os problemas com o fornecimento de energia também são recorrentes nos verões do Litoral Norte. Em Porto de Sauípe, distrito turístico de Mata do São João, a população recorreu às velas no último final de semana. Caso da jornalista Yasmim Oliveira, 22 anos. “Estamos sem luz desde ontem (28 de novembro). A Coelba disse que só vai voltar 6h30 de amanhã, mas estamos o dia todo sem luz”, relata.
Uma moradora do Capão, na região da Chapada Diamantina, que preferiu não se identificar, conta que o que costuma acontecer na cidade é a queda de fase energética, que faz com que uma mesma residência tenha luz energia em alguns pontos e em outro não. Quando chove ou quando o tempo dá indícios de chuva, no entanto, as quedas de energia são consequências garantidas.
“Aqui em casa já solicitamos poda para a Coelba. Tem mais de três meses e eles ainda não vieram fazer, então qualquer ventania que [dá] e as árvores tocam os fios, cai a energia”, relata a moradora.
Ela ainda conta que o problema com energia na cidade é de longa data. “Ficamos um pouco mais de um ano vivendo só de energia solar, desligando geladeira 17h, desligando todo o sistema às 23h. Às vezes, quando a gente estendia o expediente até 0h, eu ficava só com o modem na tomada porque era o que restava na bateria da energia solar. E banho frio, todo esse tempo. Só esse ano, em setembro, conseguimos a instalação e tivemos acesso a rede de energia elétrica. Depois de muita reclamação na Aneel, Reclame Aqui, Inema e Visitas mensais a Coelba em Seabra”, detalha.
Procurada, a Neoenergia Coelba informou que, no extremo Sul do estado, “a Subestação Coroa Vermelha teve a sua potência duplicada, beneficiando os comerciantes e turistas de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália”. E nas ilhas do baixo Sul, “foram construídos novos circuitos em regiões de alta demanda turística e reforço nas subestações com transformadores de força para atender o aumento de carga deste período”. Sobre Moreré, a empresa relatou que “boa parte dos problemas na rede é proveniente de ligações clandestinas, que causam sobrecarga e prejudicam os clientes regulares. Existe um plano de melhorias na rede local, cujas ações estão em tramitação das licenças ambientais junto aos órgãos competentes por se tratar de área com restrições ambientais”.
Já quanto a região da Chapada Diamantina, a distribuidora revelou que “uma nova subestação foi construída em Mulungu do Morro, aumentando a capacidade e energética da região”. E sobre o Litoral Norte, a empresa apontou que “investiu mais de R$ 30 milhões para substituir cerca de 200 transformadores e atender a demanda das cargas que não foram declaradas pelos condomínios”.
Brasil bate recorde de entrada de turistas internacionais
O Brasil bateu o recorde de turistas internacionais visitando o país, segundo o Ministério do Turismo. Ao todo, foram mais de 6,621 milhões de viajantes que escolheram destinos brasileiros para viagens de lazer ou de negócios. O número supera o ano de 2018, que era o melhor valor na série histórica, iniciada em 1970, com a visita de 6.621.376 estrangeiros.
O Plano Nacional de Turismo (PNT) prevê atingir 8,1 milhões de turistas internacionais nos próximos três anos.
“Temos investido na melhoria da infraestrutura turística do Brasil, com obras que vão de Norte a Sul, também temos apoiado o setor com liberação de recursos, por meio do Fungetur [Fundo Geral do Turismo], que ajudam a estruturar toda cadeia, que fica mais preparada para receber esses turistas. Além, é claro, de fazer promoção dos nossos destinos em grandes eventos internacionais, mostrando ao mundo o que o Brasil tem de melhor”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino, conforme divulgou a pasta.
O ministério destaca que o resultado supera anos importantes na recepção de turistas, como em 2014, quando o país foi sede da Copa do Mundo FIFA e em 2016, ano dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Juntos, os dois anos somam 12,9 milhões de desembarques no país. :: LEIA MAIS »















