Itacaré: Pré candidato afirma que a velha politica pode atrasar o desenvolvimento da cidade
Itacaré: Pré candidato afirma que a velha politica pode atrasar o desenvolvimento da cidade
Na tarde desta sexta feira (19), o Jovem morador do município, líder social que desenvolve um trabalho de assistência, desenvolvimento e crescimento de Itacaré, pontuou como ele avalia a cidade.
Guilherme Tacine, ou da (Vila baiana-passagem) como é conhecido, foi o entrevistado da Rádio Santa Cruz de Ilhéus, no programa de Luke Rei, o programa é ouvido por toda cidade, alguns municípios da região do entorno também estão na audiência.
O pré candidato disse em seu movimento de olhar por Itacaré que a cidade está atrasada nos últimos anos! Guilherme deu como exemplo o turismo, segundo ele aquilo que já foi uma grande potência, hoje está se encolhendo.
O turismo tem caído vertiginosamente disse Guilherme! As pessoas não têm ido à cidade com a mesma frequência por conta da falta de eventos que não são mais pontuais. Ele destacou alguns calendários que foram apagados e não aconteceram durante o longo da administração existente hoje.
O pré-candidato disse que a cidade enfrenta vários problemas, o maior deles é na infraestrutura, a entrada da cidade é um abandono total, quando chove é um Deus nos acuda, não tem escoamento de água, não há por parte do poder público uma preocupação em resolver o citado problema de drenagem.
Outro fator mencionado por Guilherme foi a educação, a cidade tem uma educação de péssima qualidade, saúde, entre outras queixas dos moradores disse ele.
Para onde a pessoa vai é problema segundo Guilherme “Taboquinha é mais um exemplo de descaso. Tantos os gestores que passaram assim como a atual gestão não tem como prioridade de ordem o distrito de Taboquinha, o local é rico em sua biodiversidade, eco sistemas para exploração de diversas formas na Fauna e Flora, com atrativos de espécies raras de aves e animais. Outro ponto de destaque é o esporte, mas não há um olhar de nenhum prefeito em potencializar o local e assim segue a coisa como está”.
Guilherme mencionou também a entrada da cidade pela BR-101, Taboquinha, para ele se um prefeito arrumasse o acesso, a cidade de Itacaré ganharia muito, pois, facilitaria a chegada diminuindo a distância, aumentando o fluxo de visitantes, todos ganhariam. De acordo com o pré candidato Guilherme, uma conversa foi feita com um amigo engenheiro, que mostrou um calculo de valor por kilômetro de asfalto e faria o serviço dando mais qualidade a estrada e resolvendo o problema.
Guilherme da passagem, disse que estas pautas não são importantes para alguns políticos de Itacaré, eles preferem praticar a velha política, isso proporciona para os mesmos a condição de se elegerem sempre.
Perguntado o que era a velha política, e como funcionaria, ele disse que é o assistencialismo do emprego aos familiares de modo em geral, e citou como acontece na cidade:
“Emprega os parentes de algumas pessoas e garante a permancencia no poder através de um projeto que pode ser visto como a coleira do voto”. Disse ele, “precisamos acabar com isso, estamos propondo uma politica de olhar o povo e a cidade como um todo, com seriedade, acreditando no novo, na prática da boa gestão, inclusão de jovens no mercado de trabalho, nas escolas técnicas, nas escolas profissionalizantes, qualificando a educação, atraindo a gestão de negócios para Itacaré é assim que pensamos a cidade”.
A entrevista durou apenas 20 minutos, uma nova está marcada para a próxima quarta-feira no horário dás 12h. Por conta do tempo que foi pouco, o locutor pediu uma nova entrevista que foi de pronto aceita pelo entrevistado.