WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura de ilheus prefeitura de ilheus


(73)
99144-9295

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Geral’

PP-PE quer enquadrar governadora Raquel Lyra

Governadora Raquel Lyra e o presidente do PP, Eduardo da Fonte/Foto: Reprodução/Diário do Poder

Para tentar alavancar a pré-candidatura da deputada Clarissa Tércio (PP-PE) à prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, o presidente estadual do partido, deputado Eduardo da Fonte, planeja emparedar a governadora Raquel Lyra (PSDB), pressionando-a a apoiar a candidatura de Clarissa. Caso contrário, o PP, que integra o governo, lançaria candidatura própria à prefeitura do Recife contra Daniel Coelho (PSD), ex-secretário de Turismo que espera apoio oficial da governadora.

Alerta

Pesquisa Conecta (registro PE 03155/2024) disparou o botão de pânico no Progressistas (PP): a deputada Clarissa aparece em terceiro lugar. A ambição de Dudu da Fonte é conquistar a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, o segundo maior município de Pernambuco. Raquel não declarou apoio oficialmente, mas se dá bem com o prefeito de Jaboatão, o bolsonarista Mano Medeiros (PL), líder na pesquisa.

Feira das Mulheres Negras movimenta o Rio Vermelho promovendo o artesanato do Recôncavo baiano

Artesãs de diversos municípios do Recôncavo Baiano aportaram em Salvador nesta quarta-feira (3) e até o dia 7, das 10hs às 21hs, expõem peças originais de sua produção no entorno do palco Toca Raul, localizado na Rua Guedes Cabral, no Rio Vermelho. Além de artesanato, a feira vai comercializar produtos da economia solidária, reunindo cerca de 40 expositores.

A Feira das Mulheres Negras é uma instituição (ponto cultural) criada em 2016 com o intuito de divulgar e comercializar o artesanato produzido em cidades como Cachoeira, São Felix, Muritiba, Maragogipe, Santo Amaro e Salvador. São produtos e artigos confeccionados em palha, cipó, barro, sementes, búzios e cordões de algodão, resultando em cestarias, indumentárias afro-baianas, bijouteriais, utensílios domésticos, bordados tradicionais, entre outros.

São João da Bahia atraiu 3,9 milhões de baianos e turistas. Polícia diz que número de ocorrências foi baixo.

Foto: Marcia Santana/Ascom/ SSP-BA

Durante as festas juninas (Pré-São João, São João e São Pedro), 3,9 milhões de baianos e turistas curtiram na Bahia. Ao todo, foram 3.944.249 pessoas contabilizadas pelo Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria de Segurança Pública.

A tecnologia foi instalada nos Portais de Abordagem dos espaços com festas em Salvador e mais 16 cidades. Repetições foram descartadas.

Na capital baiana (Pelourinho e Parque de Exposições), 675.642 mil forrozeiros aproveitaram as atrações. No último dia do Parque de Exposições, na terça-feira (2), mais de 33 mil pessoas se despediram do festival.

A cidade de Ipiaú, no Sudoeste baiano, contabilizou o maior público entre as cidades do interior (610.791), seguida por Irecê, no Norte do estado, com 402.027.

:: LEIA MAIS »

Maconha: STF ignorou advertências de especialista

O Supremo Tribunal Federal (STF) ignorou o oferecimento de um dos maiores especialistas do mundo em questões relativas a drogas, o médico Ronaldo Laranjeiras, que se colocou à disposição dos ministros para esclarecer os riscos da liberação do porte de maconha “para consumo próprio”, afinal limitado a 40g. Ele lamentou no Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes/TV BandNews, que a decisão tenha sido adotada em votos “muito frágeis sob os pontos de vista intelectual e científico”.

Primor técnico

Ele chamou de “primor técnico” o texto do relator Efraim Morais (União-PB), aprovado no Senado, que criminaliza todo porte de drogas. :: LEIA MAIS »

Palmeiras bate o Corinthians e volta à vice-liderança do Brasileirão

O Palmeiras levou a melhor sobre o Corinthians e venceu o maior rival por 2 a 0, nesta segunda-feira (01/07), no Allianz Parque. Com o resultado, o Palmeiras volta a assumir a vice-liderança do Campeonato Brasileiro, no duelo que marcou o encerramento da 13ª rodada. Raphael Veiga, com um gol, uma assistência e a expulsão, foi o destaque do clássico.

A vitória deixou o Palmeiras com 26 pontos, um a menos que o Flamengo, que lidera com 27. Já o Corinthians é o 19º, na vice-lanterna, com apenas nove pontos.

O clássico começou com o Palmeiras fazendo uma pressão inicial. Com mais posse de bola, os donos da casa apostavam na velocidade de Estevão e em chutes de longa distância de seus meias, mas nada que incomodasse o goleiro Matheus Donelli. :: LEIA MAIS »

Leo Santana é atingido em partes íntimas durante show; veja vídeo

O cantor baiano Leo Santana viveu um momento doloroso, na noite deste sábado, 29, durante sua apresentação na cidade de Gravatá, no agreste de Pernambuco. Enquanto cantava o hit “Perna Bamba”, ele foi atingido por um celular justamente em suas partes íntimas.

No vídeo que registrou o momento é possível ver que, imediatamente, Leo Santana parou de dançar a música, agachou e levou a mão à região atingida pelo celular. O próprio cantor comentou a situação nas redes sociais.

“Eu fui derrubado por um celular. Gente, isso é sério, não vale rir”, publicou Leo Santana, em tom de brincadeira. “Prejudicado por uma tentativa de selfie”, acrescentou o cantor.

 

Cidades do Sul registram temperaturas negativas neste domingo

Em Urupema, na Serra Catarinense, termômetros marcaram -7,2ºC/Foto: Ricardo Wolffenbuttel Secom/SC

Agência Brasil

Cidades do sul do paíecs registraram temperaturas baixas e geada no início da manhã deste domingo (30). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma forte e ampla massa de ar polar derrubou a temperatura no Paraná, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Em Urupema, na região da Serra Catarinense, a temperatura negativa chegou a -7,2 graus Celsius (°C), a mais baixa do ano no estado.

As cidades de São Joaquim (-6,7°C), Urubici (-5,7°C), Painel (-4°C) e Bocaina do Sul (-3,2°C) também registraram temperatura negativa.

Em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, os termômetros registraram -4°C. Em Gramado, cidade turística da Serra Gaúcha, a temperatura foi de 0°. Em Porto Alegre, os termômetros registraram 5°C. :: LEIA MAIS »

X, de Elon Musk, se nega a remover usuário que expôs dados da família de Moraes

A plataforma argumentou que o conteúdo publicado não era ilícito, já que as informações eram de domínio público e não configuravam exposição indevida

A rede social X (antigo Twitter), sob a direção de Elon Musk, se recusou a bloquear a conta @dukeofsalvador, que divulgou dados pessoais da família do ministro Alexandre de Moraes. Em abril, a conta postou informações sobre os filhos, o irmão e a esposa de Moraes, chamando-o de “ditador da toga”, informa a revista Veja. Moraes ordenou o bloqueio da conta e o fornecimento dos dados do usuário, alegando que o conteúdo incentivava violência.

Apesar da determinação judicial e da multa inicial de 100 mil reais, a plataforma não cumpriu a ordem. Moraes aumentou a multa para 200 mil reais por dia e ameaçou enquadrar a empresa em crimes de desobediência e obstrução de justiça. O X forneceu dados como e-mail e telefone do usuário, mas manteve a conta ativa.

A plataforma argumentou que o conteúdo publicado não era ilícito, já que as informações eram de domínio público e não configuravam exposição indevida. Alegou ainda que a remoção total da

conta seria censura prévia.

A recusa do X em cumprir totalmente a decisão judicial levanta questões sobre a responsabilidade das redes sociais e a proteção de indivíduos contra a exposição indevida e a violência, especialmente sob a gestão de Musk, que tem criticado Moraes e suas ações contra fake news.

Bolsonaro rifa Tarcísio e escolhe Flávio como plano B para 2026

Jair Bolsonaro já definiu quem será o candidato da extrema direita a presidente caso sua inelegibilidade seja mantida: Flávio Bolsonaro. É o que noticia a coluna Radar, da revista Veja, neste sábado. O anúncio ocorre em meio a especulações de que a extrema direita seria representada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Romeu Zema, de Minas Gerais, também é apontado como possível candidato.

Bolsonaro, no entanto, pressiona para que o Congresso Nacional aprove um projeto de anistia aos bolsonaristas condenados pelo Judiciário, seja pelos atos de 8 de janeiro ou seja por punição na Justiça Eleitoral, caso dele, em razão do uso da estrutura pública para tentar a reeleição.

Em 2022, Bolsonaro convocou embaixadores estrangeiros para caluniar ministros do STF e do TSE. Ele disse que as urnas não eram confiáveis e acusou magistrados de terem interesse na vitória de Lula. Com sua inelegibilidade, surgiram rumores de que Tarcísio de Freitas seria o candidato a presidente em 2026. O empresário Silas Malafaia, que lidera uma igreja evangélica, disse que o governador de São Paulo não quer anistia a Bolsonaro para ser ele mesmo o candidato.

“Um pastor me descascou outro dia porque disse que quero substituir o Bolsonaro. O cara não me conhece”, afirmou Tarcísio, sem citar Malafaia.”

Ex-CEO das Americanas, Miguel Gutierrez é solto em Madri

O ex-CEO do Grupo Americanas Miguel Gutierrez foi solto neste sábado (29) em Madri, na Espanha, após prestar depoimento às autoridades espanholas. Ele havia sido preso ontem (28) pela polícia espanhola.

Segundo a defesa de Gutierrez, ele jamais participou ou teve conhecimento de qualquer fraude. “Vem colaborando com as autoridades, prestando os esclarecimentos devidos nos foros próprios, manifestando uma vez mais sua absoluta confiança nas autoridades brasileiras e internacionais”, diz a nota da defesa.

A defesa argumenta ainda que ele está em sua residência em Madri, no mesmo endereço comunicado desde 2023 às autoridades espanholas e brasileiras, “onde sempre esteve à disposição dos diversos órgãos interessados nas investigações em curso”.

Prisão

O executivo foi preso por meio de cooperação policial internacional, através da Polícia Federal. Ele era o principal alvo foragido da Operação Disclosure, deflagrada nesta quinta-feira (27). :: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia