WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura de ilheus prefeitura de ilheus



(73)
99144-9295

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


SUL DA BAHIA DEVE ENFRENTAR CHUVA VOLUMOSA NO FINAL DE SEMANA

 
Previsão é de chuva volumosa no final de semana em Itabuna e região 

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Cada milímetro corresponde a um litro de água por metro quadrado.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

RISCO REDUZIDO . Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco.

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado (23), podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

 

Centenário de Lomanto Júnior, ex-governador da Bahia, será celebrado com homenagens em Salvador. Confira a programação.

Uma série de homenagens está programada para celebrar o centenário de nascimento de Antonio Lomanto Junior, ex-governador da Bahia e uma das personalidades mais influentes do estado, cuja trajetória política foi marcada por grandes realizações. Após a sessão especial realizada ontem (21/11) na Câmara de Vereadores de Jequié, que contou com a presença de diversas autoridades e admiradores de sua história, outros eventos estão programados para acontecer na capital baiana, na próxima semana.

Em Salvador, o centenário será celebrado na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), também durante uma sessão especial, no dia 28, às 15h. No dia 29, data do aniversário de Lomanto, haverá três celebrações. A primeira homenagem será na sede da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), às 10h, instituição que foi fundada em 1964, quando Lomanto era governador. À tarde, a homenagem será no Instituto Histórico e Geográfico da Bahia (IGHB), às 16h, e, à noite, uma missa será celebrada na Igreja de Santo Antonio da Barra, às 19h. No dia 06 de dezembro, está programada uma sessão especial na Câmara de Vereadores de Juazeiro.

História

Desde cedo, Lomanto Junior demonstrou sua obstinação em servir ao povo. Formado em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), revelou sua vocação para a vida pública, destacando-se como o vereador mais jovem de Jequié, aos 22 anos, e como prefeito que impulsionou a defesa do municipalismo e a reforma constitucional. Lomanto Junior assumiu o governo da Bahia em 1963, após uma campanha marcada pelo uso pioneiro da propaganda sonora e pelo icônico jingle “Lomanto, Esperança do Povo”. Esse slogan ressoou por todo o estado, levando uma mensagem de renovação e de inclusão do interior baiano no processo de desenvolvimento, conquistando o coração dos eleitores.

Governo de transformações  

:: LEIA MAIS »

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

A partir das 10h desta sexta-feira (22), cerca de 220 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências com o Fisco saberão se vão receber restituição. Nesse horário, a Receita Federal libera a consulta ao lote da malha fina de novembro, com a inclusão de cerca de 8,6 mil contribuintes do Rio Grande do Sul com direito a receber. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.

Ao todo, 221.597 contribuintes receberão R$ 558,8 milhões. Desse total, R$ 306,9 milhões irão para contribuintes com prioridade no reembolso. Por causa das enchentes no Rio Grande do Sul neste ano, os contribuintes gaúchos foram incluídos na lista de prioridades.

Em relação à lista de prioridades, a maior parte, 88.246 contribuintes, informaram a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usaram a declaração pré-preenchida. Desde o ano passado, a informação da chave Pix dá prioridade no recebimento.

Em segundo, há 34.287 contribuintes entre 60 e 79 anos. Em terceiro, vêm 8.898 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Em quarto, estão 8.643 contribuintes residentes no Rio Grande do Sul. O restante dos contribuintes prioritários é formado por 4.802 idosos acima de 80 anos e 3.570 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave. :: LEIA MAIS »

Influenciadora pede desculpas por chamar baianos de ‘sujos e preguiçosos’

O vídeo repercutiu nas redes e a influencie decidiu apagar a publicação em que fazia os comentários preconceituosos.

A influenciadora digital paraense Monique Gomes decidiu se pronunciar sobre um vídeo viralizado nas redes sociais em que ela chamava os baianos de “sujos e preguiçosos”, após visitar Salvador. A situação aconteceu nesta quarta-feira (20) e gerou muitas críticas dos seguidores, que apontaram as falas como preconceituosas.

No registro que repercutiu, Monique conversa com sua mãe sobre uma experiência com um motorista de Uber de Salvador, criticando o sotaque e o comportamento dos baianos.

:: LEIA MAIS »

A anêmica articulação política de Lula vai ter trabalho para sufocar o calhamaço de ações contra a vexatória conduta da primeira-dama Janja durante o G-20. A realização do Janjapalooza, regado a dinheiro público, e os insultos da mulher de Lula renderam 31 ações de deputados. Tem de tudo: moção de repúdio, cobrança de explicações, convocação de ministros em comissões e até dois processos sobre o uso de dinheiro público no evento de Janja, para ser devolvido com juros e correção.

Malddad na mira  Enrolando na definição do corte de gastos, o ministro Fernando Haddad (Fazenda) vai ter que explicar o desperdício de banco público na festa.  Dinheiro no lixo  Outro na mira é o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia), que teria feito Petrobras e Itaipu jogar dinheiro fora patrocinando o Janjapalooza.   Custou caro Somente Margareth Menezes (Cultura) acumula nove ações pelo desperdício de dinheiro público no evento. O TCU também investiga.   Ofensiva Mauro Vieira (Relações Exteriores), Rui Costa (Casa Civil), Esther Dweck (Planejamento) e Wellington Dias (Desenv. Social) fecham a lista.

 

PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e mais 35 por tentativa de golpe de Estado

Agência Brasil e Redação do JM

O inquérito da Polícia Federal (PF) que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 acusados por golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito será enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR) nos próximos dias.

Esse o primeiro passo que o inquérito vai seguir após chegar ao gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator da investigação.

Caberá ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, no prazo de 15 dias, decidir se Bolsonaro e os demais 36 indiciados   serão denunciados ao Supremo pelas acusações. As defesas dos investigados também deverão se manifestar.

Devido ao recesso de fim de ano na Corte, que começa no dia 19 de dezembro e termina em 1° de fevereiro de 2025, a expectativa é a de que o julgamento da eventual denúncia da procuradoria ocorra somente no ano que vem.

Confira a lista dos indiciados pela Polícia Federal

:: LEIA MAIS »

URGENTE: Centro de Saúde Renal de Ilhéus poderá fechar

Repassem ao máximo esta matéria. O centro Renal do Malhado não pode fechar. Ali salva muitas vidas.

ILHÉUS: Prefeitura não repassa os valores e a clinica ameaça fechar nos próximos dias

Foi o que disse a instituição em carta aberta a este veiculo CORREIO. De acordo com a carta que segue abaixo, se a prefeitura municipal não fizer o repasse que já está na casa de um milhão de reais, enviado pelo Ministério da Saúde e que cabe a prefeitura o envio da verba, se não acontecer o pagamento em tempo hábil, mediante a demora, o centro vai fechar nos próximos dias. A decisão é da Diretoria que lamenta o fato. Só para lembrar o centro serve a Ilhéus e região salvando vidas há 32 anos e agora se vê no risco de fechamento. Leia carta abaixo.

Só para lembrar o centro serve a Ilhéus e região salvando vidas há 32 anos e agora se vê no risco de fechamento. Leia carta abaixo.

Itabuna: Médico Luiz Leite apareceu morto em sua residência

De acordo com informações passadas, o referido médico Dr. Luís  que trabalhava na Maternidade da mãe pobre, e foi demitido tão logo o escândalo envolvendo seu nome como racista,  foi encontrado morto em sua residência na manhã desta quinta-feira (21) – em Itabuna.

O  SAMU da cidade esteve no local, que de pronto atestou a morte.  Dr. Luís, foi condenado a 4 anos e dois meses em regiem fechado,  por injuria racial a uma colega de trabalho que gravou o episódio e o denunciou a policia, culminando com o processo e todo imbróglio em sua vida.

Tudo isso pode ter relação com a morte de forma repentina, já que o mesmo antes do fato levava uma vida tranquila e era diretor médico da Instituição, Maternidade Otaciana Pinto  – Casa da Mãe Pobre de Itabuna e região.

Informações dão conta de o mesmo estava desacordado em casa, quando foi visto, porém uma fonte próxima informou que as causas foram causas anormais, o que pode pegar mal por conta da decisão do Judiciário, decisão esta que o impediu que mesmo tivesse direito do contraditório na segunda instancia. Um homem de 80 anos médico com residência própria não poderia ser preso em sua própria casa e ficar enjaulado por mais de uma semana, isso é base de fala de alguns profissionais do direito, que lamenta os moldes de como o processo aconteceu.

O médico recentemente, contratou o Advogado Dr. Cosme Araújo,e Dr João Victor que conseguiu um abescorpio de soltura, para aguardar o recurso em liberdade, posto isso ele aguardava em casa onde morreu nesta manhã de quinta feira, 21 de Novembro. De acordo com informações chegadas dão conta de que a defesa do mesmo pretende investigar o fato.

 

Ilhéus: Dr. Jacson Cumpertino se reelegeu para presidente da OAB Ilhéus

Reeleito com 470 votos o Jovem Jacson Cupertino passará mais três anos no cargo, juntamente com A vice Presidente da chapa Drª Flávia Malthez.

Na tarde desta quinta feira, Jacson concedeu entrevista ao Radialista Luke Rei e falou da eleição que aconteceu na terça feira na sede da OAB Ilhéus.

Sobre o pleito, Cupertino disse que transcorreu no mais alto grau de tranquilidade e normalidade, e que assim será durante os outros três anos que vem pela frente.

Perguntado sobre sua relação com o novo governo da cidade e como a OAB irá se comportar este disse que até o momento não teve tempo de conversar com o novo prefeito, pois, ambos estavam em processo eleitoral, Valderico na Transição, e ele em busca de votos para sua eleição, mas que têm conversado muito com a vice prefeita eleita, pessoa com quem ele tem laços estreitos de muito tempo e que ainda é a vice da chapa atual.

Perguntado sobre as questões da OAB para finalizar Jacson não mediu esforços para dizer que continuará em busca de fazer o que já vem fazendo desde o primeiro mandato   na Presidência da OAB.

A entrevista durou cerca de 25 minutos, O presidente reeleito agradeceu as pessoas que votaram , aos que trabalharam em busca do voto, as pessoas que estiveram a frente, destacando um parceiro que está desenvolvendo um trabalho a altura no seu lado, o Advogado Rhian Nascimento.

Jacson disse que Rhian tem sido peça fundamental a frente da chapa na posição que exerce e que esteve lado a lado na busca do novo pleito e que a vitória foi de todos.

 

ILHÉUS: Centro da cidade está com acumulo de lixo

Há muito tempo não se observava o centro da cidade com lixo acumulado nas caixas coletoras, agora isso já é possível novamente, graças ao que parece ser o absoluto abandono da cidade, algo que está visível.

O governo silencia e fica na retaguarda dos fatos recorrentes no dia a dia. No centro financeiro e nervoso da cidade, mas precisamente quase enfrente a delegacia de policia está lá uma caixa entupida de lixo e outra parte no chão.

O fato exposto mostra de forma clara que há muitos dias o carro não faz a retirada da referida caçamba coletora. Isso mostra um paisagismo diferente, expõe às pessoas a doença, entre outras coisas absurdas.

Outro fato absurdo que está acontecendo são as grandes quantidades de cachorros que estão soltos pelas ruas do centro. O episódio recorrente demonstra um governo que não está cuidando dessa parte com certo cuidado.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia